FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda em Acer Palmatum
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2012 12:43 pm    Assunto: Ajuda em Acer Palmatum Responder com citação

Pessoal, esse acer comprei a um mês, da para fazer uns 3 alporques, mas como é o primeiro estou meio receioso...podem ajudar por favor...


_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rescarolli60
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/06/12
Idade: 35
Mensagens: 191
Localização: Botuverá-SC

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2012 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

faça apenas um logo acima dos 2 primeiros galhos, e pode unmas estaquias e faça estaquinhas para muda...
_________________
BONSAI: A PACIENCIA É O INICIO DA PERFEIÇÃO... DEIXE A PLANTA TRABALHAR COM VC, E NÃO VC COM ELA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2012 3:54 pm    Assunto: Responder com citação



vc quer dizer assim??


_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wlsjurai
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/01/12
Idade: 37
Mensagens: 240
Localização: Alvorada-RS

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2012 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Nunca consegui fazer mudas de acer por estacas.
É difícil memso ou estou fazendo algo errado?
_________________
"Não deixem de conhecer o site http://www.meubonsai.com.br
Controle online de seus bonsai desenvolvido por um colega aqui do Fórum."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2012 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

Executei a alporquia....


_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 10:24 am    Assunto: Responder com citação

Acompanhando.
Qual o procedimento que vc fez?
Abraço
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 12:14 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Wlsjurai, é difícil mesmo...até hoje só consegui reprodução por alporque. Já fiz estacas do acer em várias bitolas, épocas e substratos diferentes...inclusive em micro estufa e nada! O alporque em galhos finos é muito fácil e rápido, uso bem pouca vermiculita ou asfagno...o tamanho do alporque pra se ter uma ideia tem um volume inferior a 20ml e em três meses, quando feito no fim do inverno, já se pode tirar sem raízes longas ou trançadas na embalagem, ou seja, apenas uns 0,5mm criadas o que já faz com que elas ao serem colocadas no substrato já respondam imediatamente com brotação vigorosa. O corte na casca dos galhos finos pode ser moderado, evitando que ventos, pássaros quebrem com facilidade. Costumo usar um plástico transparente e outro de cor sólido por cima, as regas somente de seringa e um hormônio sempre ajuda tb.
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 12:26 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Rildo, como estás...numa boa?
Vç fez o alporque exatamente onde eu faria se a planta fosse minha...aproveitando bem aquele movimento do tronco!
Como seu alporque já é de um diâmetro já considerável, aconselho separar somente em agosto de 2013, sem erros, sem arriscar.
Vç ainda vai poder aproveitar bastante galhos deste mesmo alporque... Eu nunca fiz alporque dentro de alporque mais já li que é viável com algumas espécies!
Qual substrato vç ultilizou no alporque?
Abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco, Seph, eu fiz o anel completo no tronco com uma altura +/- de 25mm, fiz uma misturada de substrato...rsrsrsrs, coloquei asfagno, caco de telha, terra e cascalho, usei um copo plástico, fiquei meio receioso em usar o saco plastico amarrado e já consegui em um calistemon assim...dessa forma consigo umedece-lo com vitamina B1. O problema maior que eu acho que vou passar é o calor......aqui já está um forno e começamos a primavera agora...


_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2012 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Rildo quanto tempo tem esse acer, alem desse mês que esta com voce é claro, estou perguntando, pois a 4 dias comecei um processo de estratificaçao e as vezes acho que até chegar a esse estado vai demorar um pouco, sei que o cutivo é um grande aprimoramento de nossa paciencia, mas as vezes a ansiedade nos leva a busca de um caminho mais rapido, que até pode ser alcançado, com alporquia exemplo, as vezes penso tambem em buscar umas mudas ja com certa idade, enfim se tiver essa informaçao da idade desse acer para termos uma noçao, e nos servir de experiencia, acho que será valido... abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/08/04
Idade: 61
Mensagens: 185
Localização: Indaiatuba - SP

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2012 8:45 am    Assunto: Responder com citação

wellington, no anúncio estava 2,5 anos ( comprei pela internet), mas acho que é alporquia ....como é o primeiro acer que tenho, não tirei o torrão dele para colocar na mamadeira, comprei também uma piracanta , e quando fui replantar tem musgo de asfagno na raiz, significando alporquia. Obter árvores com sementes é ótimo para aprimoramento, testes e orgulho, rsrsrs (fui eu que plantei), mas para bonsai tem que ter muita paciência..
_________________
Abraços

Rildo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2012 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa, é isto que estou começando a aprender, vejo que a maioria que tem bonsais ja definidos, ou pré bonsais com certa desenvoltura, seguiram o caminho da alporquia ou do yamadori, enquanto nós(iniciantes), seguimos por uma linha diferente, com o romantismo das sementes ou mudinhas, é o que tenho notado, mas penso que no fim aprendemos de qualquer forma nao só o cultivo, como tambem a propria paciencia em ver o desenvolvimento da arvore, chego até a refletir sobre o seguinte...

Se os mais experientes, experimentam um bonsai de forma mais rapida, o iniciantes experimentam uma outra parte da vida de uma arvore que é seu nascimento e sua juventude o que nao é menos prazeroso, pelo contrario o que nos leva a ter mais experiencia ainda quando ela chega a idade adulta...

Bom, mas valeu pelas informaçoes Rildo e espero que dê tudo certo com seu alporque, sucesso ai! Abraços
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil