FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Osmocote.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/02/10
Idade: 44
Mensagens: 306
Localização: Juiz de Fora-MG

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2012 10:12 am    Assunto: Responder com citação

valeu Elio,
mais uma vez obrigado.
_________________
Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 8:51 am    Assunto: Responder com citação

Vleu meu irmao Elio, pelo que entendi entao o osmocote é um adubo completo, que vai dar a planta condiçoes ideais de se desenvolver com saúde sem que necessariamente tenha que introduzir outro tipo de adubo, me corrija se estiver errado...

Sendo que mudando a formulaçao feijao com arroz que seria (10-10-10) voce complementa a alimentaçao da planta com micronutrientes, seria uma formulaçao com complemento alimentar para que a planta alem do seu desenvolvimento natural tenha uma força extra, em outras palavras uma pessoa normal sobrevive com feijao com arroz algumas carnes e frutas, mas para um atleta teria um componete extra devido ao seus exercicios e esta formulaçao seria a que voce usa 15-9-12...

Entao vamos nos aprofundar no assunto e vou lhe dar o prazer de falar mais rs...

Como chegou a esta formulaçao???

Há outras formulaçoes, penso que sim, mas quais seriam????

E ainda pensando em sua experiencia, quem sabe poderia fazer uma lista de suas plantas que responderam bem a esta formulaçao, se nao for pedir muito rs, enfim sua experiencia conta muito agora ja que as plantas que começamos a cultivar o irmao ja cultiva a anos e o caminho que estamos trilhando o irmao ja fez e faz durante anos e sempre colhendo bons frutos haja visto a maravilhosa safra de bonsais que o irmao expoe por aqui, enfim um Abraço meu irmao,Vleu!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
dalbianco
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/12
Idade: 43
Mensagens: 129
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

Eu já mudei para o BASACOTE, que é a mesma coisa, mas contém muito mais micronotrientes além dos NPK.
Troque a cada 4 meses NO MÁXIMO e não utilize no inverno, somente.
Para controle, existem saquinhos de chimarrão, ou pode fazer trouxinhas com telas.
Abços
Ps: Não utilize adubo orgânico de nenhuma espécie! (SUGESTÃO)
_________________
-----
Dal´Bianco

Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
-----
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2012 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

wellingtonfonsecan escreveu:
Vleu meu irmao Elio, pelo que entendi entao o osmocote é um adubo completo, que vai dar a planta condiçoes ideais de se desenvolver com saúde sem que necessariamente tenha que introduzir outro tipo de adubo, me corrija se estiver errado...

R: Correto, meu irmão!

Sendo que mudando a formulaçao feijao com arroz que seria (10-10-10) voce complementa a alimentaçao da planta com micronutrientes, seria uma formulaçao com complemento alimentar para que a planta alem do seu desenvolvimento natural tenha uma força extra, em outras palavras uma pessoa normal sobrevive com feijao com arroz algumas carnes e frutas, mas para um atleta teria um componete extra devido ao seus exercicios e esta formulaçao seria a que voce usa 15-9-12...

R: A formulação que uso de Osmocote 19-9-12, não é exatamente a ideal, pois para mim, tem muito nitrogênio. Mas, é a única formulação que tem micronutrientes.

Entao vamos nos aprofundar no assunto e vou lhe dar o prazer de falar mais rs...

Como chegou a esta formulaçao???

Há outras formulaçoes, penso que sim, mas quais seriam????

R: Em osmocote existe sim, outras formulações. Por ex.: 14.14.14. Mas nenhuma tem micronutrientes.
Claro existem outras formulações de outros tipos de adubos 8-8-8, 9-9-9, 6-6-6, 14-14-8, etc, etc.
Mas para mim considero o Osmocote o ideal pelos seguintes motivos:
1. Não tem cheiro
2. É de lenta liberação (muito importante)
3. Fácil aplicação
4. Tem micronutrientes
5. Custo benefício (sai mais barato)


E ainda pensando em sua experiencia, quem sabe poderia fazer uma lista de suas plantas que responderam bem a esta formulaçao, se nao for pedir muito rs, enfim sua experiencia conta muito agora ja que as plantas que começamos a cultivar o irmao ja cultiva a anos e o caminho que estamos trilhando o irmao ja fez e faz durante anos e sempre colhendo bons frutos haja visto a maravilhosa safra de bonsais que o irmao expoe por aqui, enfim um Abraço meu irmao,Vleu!

R: Uso em todas as espécies, exceto em azaléia, que não responde bem a esse adubo. Tenho aproximadamente 40 espécies diferentes, entre as quais: Shimpaku, 8 espécies de Calliandra, Lantana, Duranta, Sakura, Ficus, Kinzu, Kinkan, Jabuticabeira, Romã, Buxus, Bougainvíllea, Pinheiro Negro, Nana, Ginkgo biloba, Pessegueiro, Cotoneaster, Azaleia, Chaenomeles, Goiabeira, Ipe, Acer palmatum, Acer Kaede, Mirabela, Ligustrum, Murta, Gardênia jasminoide, etc.

Grande abraço, Wellington!


_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Out 20, 2012 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

Élio, onde voce compra o osmocote que voce utiliza??

Até mais!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Out 20, 2012 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Bandeira, o Osmocote é um adubo químico de lenta liberação.
Eu uso o 15-9-12 (único que tem micronutrientes) com tempo de liberação 8/9 meses.
Como a liberação está relacionada à temperatura e, na minha cidade não faz tanto calor, esse adubo chega a durar até 15 meses nas minhas plantas.


abraço

Elio, bateu a dúvida e resolvi perguntar também... Onde você compra seu osmocote?
Eu pretendo comprar pra minha acerola que daqui a uns dois meses precisa começar a ser adubada.
Obrigado! Smile
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Out 20, 2012 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Victor e Gil!

Se for pouca quantidade, sugiro comprar na: www.obonsai.com.br

Eu compro no Ceasa, mas lá só tem saco de 22,600 Kg.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 20/06/12
Idade: 37
Mensagens: 685
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Out 21, 2012 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Élio, muito obrigado pelo esclarecimento.
Dias atrás comprei dos quilos pela loja Ideal Bonsai, estou esperando chegar , vai demorar alguns dias a mais para chegar.

Sempre que possível vou ao Ceagesp aqui em Sorocaba, nunca pensei em pesquisar sobre o preço do produto por lá.

Até mais Élio!
_________________
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Out 22, 2012 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Elio!
Desculpa por te perturbar denovo, mas...
Pra uma bacia de uns 5 litros, quanto de osmocote eu deveria usar?
+- 1 colher de sopa?
Obrigado!
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Out 22, 2012 6:08 pm    Assunto: Responder com citação

Victor Néto escreveu:
Obrigado Elio!
Desculpa por te perturbar denovo, mas...
Pra uma bacia de uns 5 litros, quanto de osmocote eu deveria usar?
+- 1 colher de sopa?
Obrigado!


Victor, depende do tempo de liberação do Osmocote que vc comprar. Se for de 3 meses, 01 colher de sopa, um pouquinho mais, é suficiente.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Victor Néto
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 04/08/12
Idade: 25
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Elio!
É o osmocote do site que você indicou!
_________________
"A arte de descansar é parte da arte de trabalhar"-John Steinbeck
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sandro Scaliante



Registrado: 29/05/12
Idade: 59
Mensagens: 28
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 3:38 pm    Assunto: Responder com citação

Élio quando você disse:

" Uso em todas as espécies, exceto em azaléia, que não responde bem a esse adubo."

Gostaria de saber o que você está usando nas azaléas, saberia dizer porque elas não respondem bem ao osmocote.

Estou usando em duas que tenho, não sei estava notando algo estranho mesmo.

E a respeito do basacote, você já usou. Será que é mesma coisa que o osmocote?

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Sandro Scaliante escreveu:
Élio quando você disse:

" Uso em todas as espécies, exceto em azaléia, que não responde bem a esse adubo."

Gostaria de saber o que você está usando nas azaléas, saberia dizer porque elas não respondem bem ao osmocote.

Estou usando em duas que tenho, não sei estava notando algo estranho mesmo.

E a respeito do basacote, você já usou. Será que é mesma coisa que o osmocote?

Abraços


Olá Sandro!
Então, nas azaléias uso Biofert Plus e Biobokashi (líquido). Vou alternando.
Na realidade eu não sei porque ela não responde bem ao Osmocote. Amigos meus tiveram a mesma experiência negativa.

O basacote nunca usei mas, pelo que sei, tem o mesmo princípio, apenas não contém zinco.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Meu irmao Elio gostei do site que voce indicou, voce ja comprou neste site, é confiavel, bom espero que sua resposta seja positiva, pois depois de suas dicas sobre osmocote estou pensando em usar apenas este tipo de adubo, inclusive a formulaçao que vi é a mesma que voce indicou ,bom é isso...Abraço Irmao!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2012 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

wellingtonfonsecan escreveu:
Meu irmao Elio gostei do site que voce indicou, voce ja comprou neste site, é confiavel, bom espero que sua resposta seja positiva, pois depois de suas dicas sobre osmocote estou pensando em usar apenas este tipo de adubo, inclusive a formulaçao que vi é a mesma que voce indicou ,bom é isso...Abraço Irmao!


Wellington, a loja O Bonsai é confiável, sim. Conheço os proprietários há longos anos. Mantenho até conta Corrente lá........rsrsrsrsrs!

abração irmão!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil