FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu pinheiro negro - sugestões?!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 7:58 am    Assunto: Meu pinheiro negro - sugestões?! Responder com citação

Pessoal, esse é o meu primeiro pinheiro negro e nunca tive a opinião de outras pessoas sobre ele.

Ocorre que já fiz algumas intervenções, mas não tirei fotos para fazer o comparativo..

Gostaria das opiniões dos amigos quanto ao estilo, adubação e afins.

Ele ainda está meio feinho, mas é meu xodó! hahaha


[img]http://imageshack.us/photo/my-images/17/imagem001ftv.jpg/[/img]

[img]http://imageshack.us/photo/my-images/856/imagem003mk.jpg/[/img]

[img]http://imageshack.us/photo/my-images/94/imagem003ke.jpg/[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Luadesa, seu link tá quebrado, tente hospedar novamente as fotos, no facebook, orkut, que é melhor, o imageshake as vezes prega umas pecinhas nas pessoas...abç
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 9:01 am    Assunto: Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
Luadesa, seu link tá quebrado, tente hospedar novamente as fotos, no facebook, orkut, que é melhor, o imageshake as vezes prega umas pecinhas nas pessoas...abç


ué, aqui tá dando certo..

Só copiar e colar o link no navegador, não?! Não sei postar as fotos para aparecerem sem clicar no link =/ Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rennan Rezende



Registrado: 20/06/12
Idade: 40
Mensagens: 82
Localização: Cuiabá-MT

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ajuda com as fotos:






Muito bonita sua planta... mas eu não faria grandes intervenções agora. Talvez a técnica da mamadeira seja uma boa para deixá-la mais robusta.
Ah! Você postou duas fotos iguais viu?! rs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Legal Renato! Tentei dar está ajuda mas não deu.
Luadesa, estou de acordo com o Renato, não é legal mexer agora, ainda mais em sua região que o cultivo não vai bem. Siga adubando, escolha um galho pra fazer de broto líder, e deixe-o crescer para puxar o diâmetro da base. Pesquise aqui no fórum o ciclo de atividades do PN...
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

Pô legal! Acho que fiz uma pequena intervenção errada porque ele tinha um galho de sacrifício bem grande que eu podei nessa última intervenção que fiz, além de ter podado, também, suas raízes.

Amigos, pergunto se essa tabela com o ciclo do pinheiro funciona aqui também, haja vista que aqui nós só temos duas estações bem definidas: verão e verão! Razz

Outra coisa que fico com certo receio é quanto a aramação. Muito se fala que deve se aramar o PN ainda pequeno para não perder a árvore toda, será que não já deveria aramar?!

abraço e agradeço as respostas dos amigos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 4:09 pm    Assunto: Responder com citação

Renato Rennan Rezende escreveu:


Muito bonita sua planta... mas eu não faria grandes intervenções agora. Talvez a técnica da mamadeira seja uma boa para deixá-la mais robusta.
Ah! Você postou duas fotos iguais viu?! rs


Amigo, obrigado pela ajuda com a postagem das fotos! Sempre tenho dificuldade com elas.. nunca consigo coloca-las de maneira correta.

Quanto à planta, tenho muito medo de aduba-la pois só tenho o NPK, no momento estou fazendo testes em outras plantas para ver se consigo usar sem mata-las..

Se eu matar esse PN toda minha motivação vai para o ralo, as pessoas sempre diziam que um PN nunca iria viver aqui onde eu moro.. taí a prova! Very Happy

mais uma vez obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 4:21 pm    Assunto: Responder com citação

Apesar de vç não ter inverno, deve ter uma época do ano em que a temperatura é mais amena, terá que observar e conhecer sua planta através do seu clima!
Quanto ao galho de sacrifício é assim mesmo, as vezes podemos cortá-los e continuar o tronco com outro, deixando-o crescer livre novamente.
Aramação, quanto mais jovem melhor, mas alerto...se vç já podou um galho grosso e poda de raízes há pouco tempo, não aconselho aramar agora. Deixe pra quando pinçar as agulhas ae vç já aproveita e arama. Aqui no sul o fim do outono é uma boa época e fica por uns 8 meses na planta! Qualquer coisa prende o grito! Até mais!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2012 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Luadesa,

Você pode fazer intervenções no inverno do calendário mesmo. A pesar de não ser muito grande a diferença entre o inverno e o verão, mais para o norte, os dias são um pouco mais curtos naquela estação do que nesta.

Para ajudar, você pode deixá-la sob o sol a pino durante a primavera e o verão, passando-a gradualmente para uma área semissombreada do outono para o inverno. Assim, estimula a planta a produzir menos seiva e entrar em dormência.

Bom, falo isso com base em outras espécies de plantas. Não sei se o pinheiro reage da mesma forma, mas essa técnica é uma das utilizadas para ter colheita de uvas vinículas no inverno aqui no centro-oeste, onde o inverno é mais quente e seco do que o verão (as uvas costumam amadurecer na época mais fria, e não se dão bem com a chuva).

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 10:18 am    Assunto: Responder com citação

Alguém tem mais alguma sugestões?!
Normalmente pedem para para os que tem dúvidas com PN procurar o Élio, mas não sei como acha-lo! hehehe

Ainda estou em busca de dicas e sugestões sobre este pinheiro. Seja no estilo, seja na questão da aramagem!

Abraço a todos! Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

amigo se fosse meu colocaria em um escorredor e depois em uma bacia maior toda furada pra ele crescer e engrossar para depois vc fazer alguma intervenção .
um abraço
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Seg Nov 19, 2012 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Luadesa, como vc transplantou e podou o ápice recentemente, sugiro não mexer mais até julho/agosto do próximo ano. Embora o PN seja uma espécie resistente, não aguenta intervenções muito próximas uma das outras.
Para o próximo ano o primeiro passo e podar esse galhos longos (falta de pinçagem) ficando só com os curtos, que, com as devidas pinçagens nas épocas certas irá promover novos brotos e um melhor adensamento.
Vaso/ substrato, deixe assim, por ora.
Qual o NPK que vc tem e estado (líquido, farelado)

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil