FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda: Shimpaku
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
tercio007



Registrado: 22/05/12
Idade: 38
Mensagens: 7
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 9:07 am    Assunto: Ajuda: Shimpaku Responder com citação

Pessoal, meu shimpaku está com as folhas secando. Não é simplesmente secando, é como se tivesse uma praga nascendo do galhos mais antigos (embaixo, px ao tronco) e cobrindo os galhos verdes.

Cmo pode ser visto, as pontas estão secas:


Por baixo da copa, ela está criando esses "caroços" que vai cobrindo as folhas verdes:


De modo que os "caroços" já estão chegando na parte de cima da planta, aparentando que ela está ficando seca:


Por gentileza, me ajudem. Gosto muito desta planta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2012 4:40 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Vç não podou a planta com tesoura? As pontas queimadas nas folhas pode ser do corte com tesouro...os caroços não sei, nunca ví!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
tercio007



Registrado: 22/05/12
Idade: 38
Mensagens: 7
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2012 6:40 am    Assunto: Responder com citação

Então Marco, a planta não foi podada recentemente. As pontas que estão secas é devido a esses pequenos caroços que começam na base dos galhos e vão subindo até o final da ponta da folha. Conforme ele sobe, afina e fica da espessura dos da própria folha....não sei oq é. Tb não sei se isso é normal, é cmo se fosse devido a plante ser velha....mas essa plantinha só tem uns 4 anos...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2012 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

tercio007,

Fez o teste para ver se não é Ácaro, pegue uma folha branca e bata a área das acículas (folhas) sobre o papel, se ver pequeninos pontos pretos se mexendo é Ácaro, mais popularmente conhecido como aranhiço.
Para tratar aplicar calda sulfocálcica dissolvida a 15ml por litro de água, uma vez por semana por 3 semanas consecutivas.


Abraço
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
tercio007



Registrado: 22/05/12
Idade: 38
Mensagens: 7
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2012 9:16 am    Assunto: Responder com citação

Legal o teste Luiz, não conhecia. Infelizmente não é ácaro.

Tem duas coisas interessantes, primeiro, é que o tronco tem algumas manchinhas brancas, isso é normal? Marquei duas delas, não fica muito visível na foto.




Segundo, é que resolvi tirar uma foto da acícula (não sabia que se chamava assim...hehe) bem de perto, para vcs terem uma ideia do que acontece. Reparem como a parte seca sobe tomando a parte verde da acícula....



Obrigado e desculpem a pertubação....sou marinheiro de primeira viagem...rsrs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2012 11:45 pm    Assunto: Shimpanku Responder com citação

Bom seu Bonsai está forte e verde no tronco?
Eu tive um problema semelhante, caroços no caule e tinham pontos brancos com pó na ponta dele, os vi na lupa e eram pequeninas conchonilhas, resolvi com inseticida para mosquitos(piretróide), achei que tinha matado o Bonsai, mas depois de 1 mês ele está soltando brotos.
Mas eu passei o veneno deixei 10 minutos e o lavei muito bem.
No mercado há inseticidas naturais, como o Óleo de Neem que é um produto 100% natural, se informe e prefira passar esse.
Na época estava em falta na minha cidade e passei a Piretrina.
Mas pergunte aos bonsaistas mais velhos por gentileza se for usar inseticida quimíco!
Tem como vc postar as fotos novamente?
Um abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
tercio007



Registrado: 22/05/12
Idade: 38
Mensagens: 7
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qua Nov 14, 2012 7:10 am    Assunto: Re: Shimpanku Responder com citação

ro.kamla escreveu:
Bom seu Bonsai está forte e verde no tronco?
Eu tive um problema semelhante, caroços no caule e tinham pontos brancos com pó na ponta dele, os vi na lupa e eram pequeninas conchonilhas, resolvi com inseticida para mosquitos(piretróide), achei que tinha matado o Bonsai, mas depois de 1 mês ele está soltando brotos.
Mas eu passei o veneno deixei 10 minutos e o lavei muito bem.
No mercado há inseticidas naturais, como o Óleo de Neem que é um produto 100% natural, se informe e prefira passar esse.
Na época estava em falta na minha cidade e passei a Piretrina.
Mas pergunte aos bonsaistas mais velhos por gentileza se for usar inseticida quimíco!
Tem como vc postar as fotos novamente?
Um abraço!


ro.kamila,

Obrigado por sua resposta,

Realmente eram cochonilas, muito pequenos, infelizmente, ainda perdi uma planta.

Segui sua recomendação e passei oleo de neem, estão quase curadas, mais eram muitas cochonilas, já tem mais de 1 mês que estou usando e ainda não estou curadas. Teve uma que perdeu todas as folhas, mas já está cheia de folhinhas novas.

Eu acredito que ainda aja outro problema além das cochonilas, pois elas estão com algo parecido um pó branco na superficie do substrato. Será que é sequela das cochonilas?

De qualquer forma, muito obrigado. Sua resposta foi de grande ajuda.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ro.kamla



Registrado: 24/11/10
Idade: 45
Mensagens: 84
Localização: Jaboticabal-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 14, 2012 12:13 pm    Assunto: Pó Branco Responder com citação

O Pó Branco pode ser micorrizas.
Micorrizas são importamtissímas para troca de nitrogênio das raízes com o ar.
Quanto as conchonilhas: lupa, cotonete e alcool, catar igual se cata piolho, 2 x por semana...
Lave seu bonsai depois de fazer a limpeza com alcool.
Esse shimpaku é valente, não mexa nas raízes, não as lave de forma alguma, nunca.
Estamos em novembro, coloque torta de mamona em copinhos de café, com furos, não sei o tamanho do seu bonsai, quatro copinhos nos cantos do vaso com meia colher de chá de torta de mamona em cada um.
Abraços.
_________________
"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez." Obs: Com muita paciência, hi!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil