FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Viveiro
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Viana



Registrado: 24/02/06
Mensagens: 2
Localização: Auriflama

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2006 1:09 am    Assunto: Viveiro Responder com citação

Olá amigos, estou fazendo um viveiro para bonsai e comprei um a tela "propria" pra plantas, na qual o sol passa 50%, ela tem os furos meio grande, quanto ao sol estou tranquilo, creio que 50% é uma boa coisa (estou certo?), mas esto com medo da chuva...
Essa tela é diferente daquelas telas de "mosqueteiro preto" é mais "mole", delicada.
Será que ha algum problema uasr ela para bonsai???
Obrigado,
Rodrigo Viana

Ps: Se este topico ja existe, me perdoem, eu pesquisei mas não encontrei....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sex Fev 24, 2006 7:29 am    Assunto: Responder com citação

Viana,

para muitas plantas 50% está bom, mas outras preferem e precisam de sol direto. Se a tela é mais delicada como disse a única coisa que irá mudar é o tempo que terá de renová-la, pois se rasgar com maior facilidade será necessário substituição.

T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Viana



Registrado: 24/02/06
Mensagens: 2
Localização: Auriflama

MensagemEnviada: Sáb Fev 25, 2006 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela ajuda Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
brunodb



Registrado: 13/07/05
Mensagens: 81
Localização: Paulinia - SP

MensagemEnviada: Qua Mar 01, 2006 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Ola amigos,

Aproveitando o tópico do Viana, gostria de compartihar com os amigos algumas idéias de viveiros que encontrei em um site de orquideas, mas que também pode servir para Bonsai e pode ajudar aos que forem construir seus viveiros.

Fonte: http://www.socan.com.br/htm/dicas/viveiro.htm

Como Construir um Ripado ou Telado

Planta de um Pequeno Orquidário, Ripado ou Estufa


Após adquirir os conhecimentos básicos da orquidofilia o principiante poderá ir aumentando o tamanho do seu ripado



Pode ser um muro corrido ou um canto de muro ou cerca




Viveiros de tela de nylon têm a vantagem de melhor distribuição de luz e calor, além de seu custo ser menor que ripados


Detalhes contra o Vento Sul




Este fechamento virado para o lado sul, serve de proteção dos ventos frios, o espaço entre as ripas, também pode ser maior, neste caso coloca-se nos espaços maiores plástico em rolo que é mais barato do que o custo da madeira

Construção de viveiro num ângulo de quintal




Bancada e Detalhes


Antes do levantamento do viveiro a madeira deverá receber um tratamento de impermeabilização, tintas a óleo ou mesmo óleo queimado são de uso comum. Após a aplicação o madeiramento deverá descansar no mínimo seis dias antes de ser trabalhado.


O tamanho pode variar segundo a medida do espaço do ripado. Embaixo da bancada dá-se preferência que seja de terra com alguma vegetação para manter a umidade no ambiente. Se o quintal for cimentado coloque vasos com plantas que o resultado será o mesmo.


Viveiro de Tela - Nylon com bancadas laterais

Os vasos pendurados devem ficar na mesma altura e no mesmo alinhamento para melhor distribuição de luz nas plantas da bancada.
_________________
Bruno

"Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
[Provérbio Chinês]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
solano



Registrado: 03/10/12
Mensagens: 10
Localização: Serra-ES

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2012 7:34 pm    Assunto: Viveiro sem gastar muito Responder com citação

Caros, saudações!

Eu precisava de um lugar para as plantas tomarem sol, mas o único disponível era uma parede onde o sol incide no horário entre 10 e 12h, sendo que para algumas o sol estaria muito forte, principalmente quando recém trabalhadas.

Cheguei à essa solução sem gastar muito.. foram algumas cantoneiras, tela e arame..

A parte da frente pode ser levantada para mexer nas plantas.

por enquanto tem dado certo..

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcio Garcia
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/12/04
Idade: 44
Mensagens: 346
Localização: Sao gotardo/MG

MensagemEnviada: Seg Nov 19, 2012 5:11 pm    Assunto: Re: Viveiro sem gastar muito Responder com citação

solano escreveu:
Caros, saudações!

Eu precisava de um lugar para as plantas tomarem sol, mas o único disponível era uma parede onde o sol incide no horário entre 10 e 12h, sendo que para algumas o sol estaria muito forte, principalmente quando recém trabalhadas.

Cheguei à essa solução sem gastar muito.. foram algumas cantoneiras, tela e arame..

A parte da frente pode ser levantada para mexer nas plantas.

por enquanto tem dado certo..



Posso até estar errado mas , se neste local suas plantas ja recebem sol apenas 2 horas dia, não vejo a necessidade da tela!
_________________
Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil