FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Misho
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Zeitona



Registrado: 13/10/12
Idade: 34
Mensagens: 21
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Qui Nov 15, 2012 5:58 pm    Assunto: Misho Responder com citação

Boa Tarde Galerinha do mal Surprised
Venho aqui pedir uma ajuda para vocês, como já devem ter visto no meu tópico anterior, plantei algumas sementes de Pau Brasil, agora estão brotando, gostaria de algumas dicas sobre oque fazer para transformar em um bonsai.
Devo podar a raiz pivotante?
Se sim, Quando?
Elas estão em copinhos de 250 ml, quando devo transplantar ?
Qual substrato usar neste transplante ?
Quando devo começar o trabalho de aramação e podas na copa ?
Pretendo fazer um bosque com as mudas, devo cuidar separadamente até quando delas ?
Quando juntar elas em um único recipiente?

Bom, por hora é isso, se surgir novas duvidas complemento aqui neste tópico Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Zeitona



Registrado: 13/10/12
Idade: 34
Mensagens: 21
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 3:31 pm    Assunto: Responder com citação

NINGUEM ??
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 8:13 pm    Assunto: Responder com citação

Bom Zeitona primeiro nós somos ou pretendemos ser a galerinha do bem rs, mas se puder postar uma foto pra gente ver sua planta, creio que será mais facil, até mesmo pra qualquer intervençao, e até uma nova ideia, se sao mudas o indicado é deixar crescer, e pôr no escorredor com mamadeira, quanto ao solo, mantenha o solo que ela esta pois se voce plantou e pegou entao é um bom solo, deixe desenvolver, no mais é isso Abraços irmão!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Blz Zeitona! Acho que vç deveria plantá-las em recipientes maiores e individuais...que tamanho estão?
As raízes são tabulares(laterais)não pivotante, não requer cortá-las tão pequenas, deixe-as crescerem livre por um tempo. Cultive-as em ambiente meia sombra para sombra, não no sol...pelo menos na fase inicial. É uma planta que leva anos pra alcançar o sol na natureza e quando alcança já não é mais uma muda.
Nunca vi bosque com esta espécie, mas certo que melhor será cultivá-las separadamente, aplicando algumas técnicas para que algumas fiquem mais altas que outras, grossas e finas, pra poder compor o cenário com triangulação e profundidade.
Cuidado pra não cultivar muito perto de formigas cortadeiras! Shocked
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Opa! postamos quase juntos!!!
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2012 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Rs é verdade, e quase a mesma coisa, se ele postar algumas fotos fica mais fácil, mas creio que seja isto mesmo que você falou, é deixar crescer primeiro depois as intervenções, Abraços irmao!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Zeitona



Registrado: 13/10/12
Idade: 34
Mensagens: 21
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2012 11:10 am    Assunto: Fotos Responder com citação

As Fotos que voces pediram ... fazem uns 10 minutos mais ou menso que foram tiradas ...

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2012 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

Entao Zeitona pelo visto vai ter de que ter paciencia, estao novinhas ainda, daqui a algumas semanas quando essa casca da semente secar e a planta estiver maior passe para um vaso maior, pode ser o escorredor mas costumo passar para um vaso intermediario pois o escorredor é muito grande e a planta ainda esta muito pequena mas enfim vai de cada um, enfim é como eu disse paciencia, e logo logo terá uma bela planta. Abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Zeitona



Registrado: 13/10/12
Idade: 34
Mensagens: 21
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2012 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

ok, vou aguardar algumas semanas... enquanto isso vou cuidando dos meus outros exemplares, e talves adquirindo outros ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Zeitona



Registrado: 13/10/12
Idade: 34
Mensagens: 21
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2012 11:02 am    Assunto: Substrato Responder com citação

Bom Dia wellingtonfonsecan e MarcoBonsaiPoa, assim que cair essa casca eu vou plantar em um vaso intermediario de 14 de profundidade e 11 de diametro, gostaria da saber qual substrato usar ?

Obrigado pelo conhecimento compartilhado =]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Zeitona



Registrado: 13/10/12
Idade: 34
Mensagens: 21
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2012 2:53 pm    Assunto: Transplante Responder com citação

Galera, não sei se era a hora, mas como eles pararam de crescer eu transplantei para os vasos intermediarios, com um substrato 1 parte de tijolo moido de 2 a 3 mm, 1 parte pedrinha de rio do mesmo tamanho e 1 parte de terra vegetal, as raizes deles já estão com mais ou menos 15 cm, impressionante....

Boa Tarde.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2012 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

É isso ai Zeitona, agora é continuar o tratamento e deixar crescer, vou dividir uma experiencia que pode ser que use o escorredor+ mamadeira, eu usei essa tecnica para engrossar a minha acerola, porem e aqui vai a dica eu usei uma mamadeira pequena em relaçao ao escorredor e o que aconteceu o crescimento estacionou pois as raizes crescem muito rapido e se o espaço for pequeno dependendo do solo elas saem do escorredor e ficam meio que estaticas com pouco espaço na mamadeira algumas vao enrolando mas quando tem um solo bem drenante, e aqui entendemos a importancia do solo drenante, nao só facilita a passagem da agua como tambem o crescimento das raizes, olha que eu usei bastante areia lavada porem ela se compactou com a terra preta em um espaço pequeno e a arvore parou literalmente de crescer...

Como descobri isso????? bom resolvi transplanta-la para um vaso maior pois estava notando que em relaçao a outra acerola que estava no chao, a aparencia estava diferente e nao saia novos brotos, enfim para minha surpresa estava tudo duro e as raizes impedidas de crescerem, só foi eu mudar a mamadeira e o substrato, bingo a arvore voltou a se desenvolver...

É isso fica a dica, sucesso Irmão, Abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/04/09
Idade: 48
Mensagens: 1056
Localização: BELÉM-PA

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2012 11:12 am    Assunto: É Responder com citação

ESSA ESPÉCIE É LENTA,MAS DÁ PRA ACELERAR UM POUCO O CRESCIMENTO COM A TÉCNICA DA MAMADEIRA,,,ESPERE UNS 6 MESES,,E JÁ PODE FAZER.
_________________
O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Zeitona



Registrado: 13/10/12
Idade: 34
Mensagens: 21
Localização: Araraquara-SP

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2012 11:19 am    Assunto: Responder com citação

Boa Tarde Rogerio, é isso mesmo que farei ... já estou com os escorredores e as mamadeiras em mãos para tal procedimento ... logo logo fou tirar uma foto deles para postar aqui.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil