FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvidas!!!!!!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Liana Dolniak



Registrado: 29/09/04
Mensagens: 25
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2005 9:20 am    Assunto: Dúvidas!!!!!! Responder com citação

Bom dia! Um feliz 2005 a todos!
Tive alguns probleminhas com meu computador, mas agora que está tudo resolvido, voltei para fazer algumas perguntinhas!
Em dezembro adquiri 3 bonsais: um Ligustro (02 anos), um Acer (09 anos) e um Liquidambar (12 anos).
A pessoa que me atendeu disse-me que era melhor não colocar humus de minhoca em nenhum bonsai, pois ele altera muito o ph do solo e que a mistura de torta de mamona com farinha de osso (colocando 1 vez por mês como venho fazendo e na quantidade correta para o tamanho do vaso) pode queimar as raízes!
E agora? O que faço?
Estou regando todos, pelo menos 3 x por semana com a solução de Benerva e todos os meus bonsais estão indo muito bem!
Agora, o Acer está com vários brotinhos, mas alguns começam a brotar e logo secam. Somente alguns seguem em frente e as folhas novas que nascem não estão com o mesmo tom de vermelho que outras folhas novas tinham quando o comprei. Já coloquei adubo líquido 10-10-10. O que posso fazer?
E o Liquidambar, que adubo devo usar? É que na hora em que fui buscá-lo, a pessoa que me entregou não soube me dar essa informação.
Até parece um tratado, né! Mas, depois de tanto tempo, as dúvidas vão se acumulando....
Fico aguardando por uma resposta, tá!
Obrigada,
Liana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2005 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Liana Dolniak,

Na minha opinião, existe alguns pontos que não consegui perceber,
refere que comprou 3 Bonsai e que a pessoa que os vendeu disse para não colocar "Humus" para quê?? transplante!!
Se foi transplante não se deve adubar de seguida, seja com torta de mamona ou outro, e devem ficar na sombra durante mais ou menos um mês, quando se observar que já se encontra restablecida e então deve-se começar a adubar aos poucos.

Utilizou os dois tipos de adubo no mesmo periodo?

Deve ter em atenção, que se deve aguardar algum tempo entre uma dose de nutrição e a outra, seja esta de nutrição ou fitossanidade

Quanto ao adubo liquido, tambem na minha opinião, está com valores muito elevados "10-10-10".
Será mais prudente utilizar um mais baixo e sempre em quantidade menor do que a referida na embalagem, eu tenho alguns "Aceres" os meus adubos têm niveis de "NPK" 6/3/6 (Liquido) e 3,5/6,5/5,5 Sólido, que utilizo em simultaneo com doses reduzidos a metade cada.

Nas horas de maior calor, têm que ficar protegidos com uma Rede de protecção, se possivel sempre com recipientes cheios de água por perto.

As melhoras dos bonsai,

Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Liana Dolniak



Registrado: 29/09/04
Mensagens: 25
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2005 8:05 pm    Assunto: Acer Responder com citação

Oi Alecs!
Acabei de ligar para o vendedor e ele me disse que é "Acer Tripholiatum Purpureo". Que muda de cor conforme as estações do ano.
Ele fica junto com os outros em uma sacada que pega sol à tarde, mas como aqui em Porto Alegre está fazendo muito calor, com um sol de rachar, deixo ele sob uma espécie de rede que não deixa o sol passar totalmente.
Somente o coloco para cima após às 17h e pega sol até às 18h30min. Infelizmente não há um outro local no apto. para que ele tome sol pela manhã.
Apesar do calor, apenas a terra próxima a borda do vaso fica mais seca, mas não muito úmida junto ao tronco. Aí vem outra dúvida: devo regar todo dia ou não?
Obrigada e um abraço,
Liana

Alecs escreveu:
oi Liana, feliz 2005 pra vc tb

sempre usei farinha de osso + torta de mamona e nunca tive problemas com minhas plantas, ta certo que exagerar na dose pode prejudicar a planta, mas deixando a torta de mamona ficar bem curtida, não terá problemas e é claro continuar com as dosagens corretas, como vc vem fazendo.
pode usar para o liquidambar tb
quanto ao acer, que tipo de acer é? pois alguns não gostam de sol muito forte, acabam queimando os brotos e as pontas das folhas...
aconteceu isso com um acer trident meu, rresolvi deixando ele no sol somente na parte da manhã

abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Liana Dolniak



Registrado: 29/09/04
Mensagens: 25
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2005 8:27 pm    Assunto: Dúvidas!!!!! Responder com citação

Olá Antonio! Obrigada por me responder!
Bem vamos por partes!
Como principiante, tenho pesquisado tudo que posso sobre Bonsai.
Compro todas as revistas que aparecem, comprei o livro "Guia Prático do Bonsai", o CD-Book "Arte do Bonsai - Guia Essencial" e é claro, li as dicas que existem no site Atelier de Bonsai.
Em alguns li que o humus de minhoca é um excelente adubo. Comprei, mas não usei por insegurança. Não se trata de transplante, pois até agora não fiz nenhum! É para usar como adubo!
Não utilizei os dois adubos no mesmo período. E, com relação ao adubo 10-10-10, segui a instrução que está na revista "Bonsai" da Ed. Casa Dois - Edição Especial.
Ali também diz p/ usar adubo 4-14-8 para o Ligustro e p/ a Serissa e 10-10-10 p/ o Junípero, que são os que eu tenho, além de um Pingo de Ouro e um "Goshiki".
Poderia me dizer onde vc adquire os adubos que me falou?
Ainda não achei aqui em Porto Alegre nenhum deles.
Espero ter conseguido me explicar melhor!
Um abraço,
Liana


Antonio Castro escreveu:
Olá Liana Dolniak,

Na minha opinião, existe alguns pontos que não consegui perceber,
refere que comprou 3 Bonsai e que a pessoa que os vendeu disse para não colocar "Humus" para quê?? transplante!!
Se foi transplante não se deve adubar de seguida, seja com torta de mamona ou outro, e devem ficar na sombra durante mais ou menos um mês, quando se observar que já se encontra restablecida e então deve-se começar a adubar aos poucos.

Utilizou os dois tipos de adubo no mesmo periodo?

Deve ter em atenção, que se deve aguardar algum tempo entre uma dose de nutrição e a outra, seja esta de nutrição ou fitossanidade

Quanto ao adubo liquido, tambem na minha opinião, está com valores muito elevados "10-10-10".
Será mais prudente utilizar um mais baixo e sempre em quantidade menor do que a referida na embalagem, eu tenho alguns "Aceres" os meus adubos têm niveis de "NPK" 6/3/6 (Liquido) e 3,5/6,5/5,5 Sólido, que utilizo em simultaneo com doses reduzidos a metade cada.

Nas horas de maior calor, têm que ficar protegidos com uma Rede de protecção, se possivel sempre com recipientes cheios de água por perto.

As melhoras dos bonsai,

Cptos,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Jan 06, 2005 11:46 pm    Assunto: Liana Responder com citação

A vantagem do uso dos adubos orgânicos como torta-de-mamona e farinha de osso é que mesmo colocando uma quantidade acima do que seria recomendável não trará nenhum problema para sua planta. É necessário um certo tempo para que estes produtos se transformem em alimento para sua planta ao contrário dos fertilizantes químicos que são os elementos puros seja em Nitrogênio, Fósforo ou Potássio e demais micro nutrientes que possam conter em sua formulação. Estes sim, em dose errada, prejudicam sua árvore e podem mesmo matá-la.
Quanto ao húmus de minhoca, portanto um adubo natural, orgânico, não trará mal nenhum as suas plantas. Não creio que uma quantidade pequena de húmus possa manter a alteração de pH
Com relação a formulação de NPK bastante baixa informada pelo Antonio Castro é que ele é de Portugal e, por lá é mais fácil encontrar tantas variações de formulação.
Com relação a molhar mantenha o substrato úmido. Estando úmido, não precisa molhar.
Com relação ao ácer, você está dizendo que o sol está de rachar. Coloque o ácer sobre um recepiente com água para que ele receba a evaporação. Não deixe o vaso em contato com a água. Coloque algum suporte para apoiar o vaso. Usei este processo e estou mantendo as folhas de um pequeno ácre a mais de 4 meses. Isto não acontecia antes deste procedimento.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Liana Dolniak



Registrado: 29/09/04
Mensagens: 25
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 1:23 am    Assunto: Liana Responder com citação

Oi Sr. Mário! :D
Que prazer em receber uma mensagem sua! Feliz 2005! :D
Como considero o Sr. um Doutor em Bonsai, lhe pergunto: Posso por o humus em todos os meus bonsais? Uma Serissa, um Junipero, 1 Pingo de Ouro, 1 Ligustro, 1 Liquidambar, 1 Acer, 1 Osmanthus e, por incrível que pareça, minha experiência com o Gengibre, por enquanto, está indo tri bem. Daqui há pouco lhe envio uma foto, para ver se aprova ou não!
Devo continuar com as regas com a solução de Benerva em todos eles?
De quanto em quanto tempo devo adubar com humus de minhoca, mistura de farinha de osso e torta de mamona e o adubo líquido?
Desculpe-me pelas perguntas, é que não pensei que iria me apaixonar tanto pelo Bonsai e estou ansiosa em adquirir outros, que nem sei se terei lugar para tantos! :D
Mas, minha casa é como "coração de mãe"! :D
Um abraço,
Liana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 11:24 pm    Assunto: Re: Liana Responder com citação

Liana, para você também um 2005 cheio de Alegria. Gostaria de ser um Dr em bonsai mas sou, apenas, um velho aprendiz.
Quanto ao húmus pode usar sim! O ideal seria na mistura da terra.
Estou aguardando para ver o resultado do gengibre.
Você usando o húmus na mistura da terrá não é precisa ficar colocando todo o tempo. Aí você usa a Farinha de osso e torta de mamona a cada 30 dias menos no Inverno. O adubo líquido pode ser a cada 30 dias alternando com a torta e a farinha de osso. Suas plantas vão comer bem!

Liana Dolniak escreveu:
Oi Sr. Mário! Very Happy
Que prazer em receber uma mensagem sua! Feliz 2005! Very Happy
Como considero o Sr. um Doutor em Bonsai, lhe pergunto: Posso por o humus em todos os meus bonsais? Uma Serissa, um Junipero, 1 Pingo de Ouro, 1 Ligustro, 1 Liquidambar, 1 Acer, 1 Osmanthus e, por incrível que pareça, minha experiência com o Gengibre, por enquanto, está indo tri bem. Daqui há pouco lhe envio uma foto, para ver se aprova ou não!
Devo continuar com as regas com a solução de Benerva em todos eles?
De quanto em quanto tempo devo adubar com humus de minhoca, mistura de farinha de osso e torta de mamona e o adubo líquido?
Desculpe-me pelas perguntas, é que não pensei que iria me apaixonar tanto pelo Bonsai e estou ansiosa em adquirir outros, que nem sei se terei lugar para tantos! Very Happy
Mas, minha casa é como "coração de mãe"! Very Happy
Um abraço,
Liana

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Liana Dolniak



Registrado: 29/09/04
Mensagens: 25
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sáb Jan 08, 2005 2:42 am    Assunto: Liana Responder com citação

Olá Sr. Mario! É sempre uma alegria receber uma msg sua!
Há um ditado que diz que "O homem que tem consciência de sua humildade é o que tem o espírito mais evoluído" . Acredito que é por isso que o Sr. tem tanto a nos ensinar!
Obrigada pelos conselhos!
Pode ter certeza de que terá aqui uma aluna muito aplicada!
Um grande abraço,

Liana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marileda



Registrado: 11/08/04
Mensagens: 27
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2005 7:53 am    Assunto: Responder com citação

Pelo que entendi vc e os Bonsai moram num apartamento, né? Com mais alguém??? Tenho que avisar que essa tal de farinha de osso + torta de mamona (essa nem tanto) FEEEEEEEDE pra caramba!!!!! Se vc tem cachorro... cuidado... eles não resistem ao "cheirinho delicioso de osso (UGH Confused ). Minha cachorra quase morreu!!! Ela comeu um monte dos vasos...
Aqui na minha casa quase deu divórcio... aí cheguei num acordo, quando adubo eu deixo lá fora por uns 15 dias, mas memso assim... Confused
Ó... nem se estresse tanto! O principal é água... essa não pode faltar de forma alguma!!!! Adubação... vc pode até dar uma atrapalhada tipo passar mais de 1 mês... 2...3... agora H2O JAMAIS!!!!!
Mas tb não pode "ensopar"... JAMAIS ponha aquele pratinho em baixo da o vaso!!!! Aí eu vou te dizer uma coisa, o Humus ele retém bastante água, precisa ser equilibrado com areia pra poder drenar... eu prefiro Humus pra associar ao substrato e não adubar... eu adubo com esta mistura que o pessoal falou... a fedida! Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Liana Dolniak



Registrado: 29/09/04
Mensagens: 25
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2005 3:24 pm    Assunto: Olá! Responder com citação

Olá Marileda! Very Happy
Prazer em conhecê-la! Very Happy
Moro em um apartamento com uma pequena família: meu marido, minha cachorrinha -uma Sharpei que se chama Mafalda e meus Bonsai (que não são muitos - apenas 8, por enquanto). Eles (os Bonsai, é claro!) ficam numa sacada e pegam sol a partir das 15h. Nunca tive problemas com relação ao adubo, porque eles ficam numa bancada alta e a Mafalda é tão dorminhoca que nem se preocupa quando estou lidando com eles! Ainda bem!
Com relação a água, nunca deixo pratos embaixo dos vasos. Faço a rega normalmente e, quando o tempo está muito quente, como agora que aqui em POA está fazendo um calor de aproximadamente 40º e sol direto, ao entardecer faço também uma rega rápida das folhas.
Realmente me preocupo com a adubação porque quando adquiri alguns dos Bonsai numa exposição que realizou-se aqui em POA, as informações sobre como proceder foram bem diferentes umas das outras e também do que tenho lido em livro, nas revistas que comprei e na internet. Mas, a gente vai aprendendo,
né!
E você, quais são as espécies que possui? É uma paixão recente?
Bem, deu para perceber que é curiosidade de principiante!
Muito obrigada pelas dicas! Very Happy
Um abraço,
Liana
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil