FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SULFATO DE CÁLCIO
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gabriel Vanzella



Registrado: 09/01/05
Mensagens: 30
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Jan 09, 2005 9:12 pm    Assunto: SULFATO DE CÁLCIO Responder com citação

Iniciei o cultivo de Bonsai com uma amoreira (Morus ssp), que na verdade é um “pré-bonsai”, e estou preservando dois galhos mortos com sulfato de cálcio, o qual eu mesmo produzi, para obter o efeito de madeira envelhecida e esbranquiçada pelo sol. Só que a fina camada de cálcio que se deposita é quase toda “lavada” quando rego a planta. Isso é normal? Essa cal ou até mesmo o sulfato de cálcio que acaba indo para o solo devido a rega são tóxicos para a planta?
Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2005 8:13 pm    Assunto: Re: SULFATO DE CÁLCIO Responder com citação

Oi Gabriel...

Os galhos mortos foram descascados, certo?
Este preparado pode alterar o ph do solo, portanto, é interessante evitar que ele caia no substrato.
É importante dizer que a principal função deste preparado é mesmo a estética, uma vez que ele não evita o apodrecimento da madeira morta. Para isso, eu uso vaslina liquida, em torno de 2 ou 3 vezes ao ano. Não deixa a madeira branquinha, mas protege.
Eu já usei alguns diferentes preparados como o seu e o resultado varia de um para outro, sendo que o calcio ser lavado pelas regas não é raro acontecer.
Já li inclusive sobre o uso no Japão de uma pequena diluição de tinta tipo PVC/latex nesta solução, garantindo uma maior fixação, bem como, a dosagem desejada da tonalidade de branco.
Nunca usei esta solução, mas está na minha pauta...

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gabriel Vanzella



Registrado: 09/01/05
Mensagens: 30
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2005 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Charles!

Muito obrigado pelas informações, eu realmente estava utilizando o sulfato de cálcio principalmente para evitar o apodrecimento do tronco (que está descascado), como li no livro de David Prescott, Manual do Bonsai.
Pretendo, portanto, adicionar no sulfato de cálcio um pouco de sulfato de cobre (CuSO4), pois esse eu sei que é realmente um fungicida. A respeito da tinta PVC/látex, acredito que preciso de mais um pouco de experiência para arriscar tanto (rs).
A minha preocupação em relação aos fungos é que quando apanhei essa muda de amoreira, o tronco central (pois da mesma base saem três galhos) já estava morto e um pouco “fungado”, tive que limpá-lo e esculpi-lo e ficou muito bonito, muito interressante e por isso não gostaria de perdê-lo.
Mais uma vez muito obrigado.

Abraço
Gabriel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil