Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
claudionor anacleto 2.o PASSO
Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 8:22 pm Assunto: buxinho |
|
|
Este buxinho foi tirado da casa de um amigo meu, segundo ele esta planta foi plantada pela sua avó em meados de 1975,quando a casa finalmente foi construida e assim como são de descendentes de alemães as cercas eram feitas de buxinho [cerca viva] foi plandada com outras demais para complemento do jardim, e agora aqui está,estou com muitas dúvidas com relação ao estilo a seguir,opiniões serão bem vindas.
BRAÇOS. _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
|
Sergio Batalini PARTICIPANTE
Registrado: 16/03/09 Idade: 58 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 8:30 pm Assunto: |
|
|
Ola Claudionor, sinto informar mas as fotos não apareceram... |
|
|
|
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 8:32 pm Assunto: |
|
|
[img]orkut.com.br/Main#Album?uid=7081473045753430374&aid=1360599911[/img] _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
|
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 8:34 pm Assunto: |
|
|
as imagens estao no final _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."
Editado pela última vez por claudionor anacleto em Ter Fev 12, 2013 9:04 am; num total de 1 vez |
|
|
|
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 8:54 pm Assunto: |
|
|
_________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
|
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 8:55 pm Assunto: |
|
|
_________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
|
Jamerson Pereira
Registrado: 11/06/12 Idade: 36 Mensagens: 94 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 10:17 pm Assunto: |
|
|
Caramba, vou mandar meu CEP para vc enviar esse buxinho para mim, kkkkkkk
Achei muito legal o nebari e a conicidade do tronco. Acredito que se vc rotacionar a ultima foto 90 graus sentido horário, vc resolve o problema da "tortura" do tronco. Acompanhando.... _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias) |
|
|
|
|
Enviada: Ter Fev 12, 2013 9:03 am Assunto: |
|
|
a simagensseguem abaixo desta mensagem _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
|
|
Enviada: Ter Fev 12, 2013 9:03 am Assunto: |
|
|
as
imagensseguem abaixo desta mensagem _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
|
Jamerson Pereira
Registrado: 11/06/12 Idade: 36 Mensagens: 94 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Ter Fev 12, 2013 12:24 pm Assunto: |
|
|
Claudionor,
Quando me referi ao giro de 90 graus, eu estava falando de girar a planta 90 graus sentido horário para que a nova frente da planta não revelasse o galho atrás, assim vvc conseguiria mais harmonia no tronco. Olhe a foto:
Outra ideia seria formar uma nova copa a partir da saída do primeiro galho, como na foto:
Ao meu ver, e ainda sugestão de iniciante, daria um hokidashi muito lindo. Não estou afirmando nada sobre corte de galhos. Aliás, se vc tentasse algo como na foto a seguir, não precisaria cortar esse primeiro galho da esquerda, pelo contrário, ele só cresceria mais e ramificaria melhor:
Bom... sucesso na condução e espere sugestão dos experientes.
Abraços e acompanhando! _________________ "O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias) |
|
|
|
|
Enviada: Ter Fev 12, 2013 4:11 pm Assunto: |
|
|
infelismente pelo que conheço deste tipo de planta este tipo de poda drastica ela nao suporta, eo risco dela morrer e evidente,mas nao descarto a sua dica,pois creio que daria sim fazer este estio cortando mais acima uns20 cmacima do sugerido
abraços _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
|
Djalmo 4.o PASSO
Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 1:57 pm Assunto: |
|
|
Claudio, tem que ter coutela com o buxo, vc precisa podar aos poucos e baixar a copa em etapas 1/3 por vez acho que ela siportaria bem e forçaria brotações mais baichas, e paciencia nunca é de mais.
Abraço |
|
|
|
Paulo R B de Medeiros 2.o PASSO
Registrado: 15/05/12 Idade: 30 Mensagens: 225 Localização: Manaus-AM
|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 4:09 pm Assunto: |
|
|
essa espécie não tolera podas drásticas, se vc podar e nao deixar nenhuma folha a planta morre, voce tem que podando aos poucos, sempre deixando várias folhas e esperando novas brotações, trabalhar com buxinho é complicado... tem que ter paciencia |
|
|
|
Djalmo 4.o PASSO
Registrado: 21/10/10 Idade: 42 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 11:56 am Assunto: |
|
|
Paulo, vc esta correto quanto a poda, mas ainda vai alem, pois galhos sem folhas secam muito rapido e na maioria das vezes!!!!!
Abraço |
|
|
|
Sergio Batalini PARTICIPANTE
Registrado: 16/03/09 Idade: 58 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 3:50 pm Assunto: |
|
|
Ola Claudionor, boa tarde!
Agora, visualizando seu buxinho, te parabenizo pelo bom material , que deve ser trabalhado com cuidado e paciência.
Vc não menciona a data da coleta, mas de qualquer forma acredito que no momento não deva fazer nada alem de cuidar para que se recupere e para isso será necessario muito sol, agua e adubação regular e apropriada.
Não corte nenhum galho por enquanto, apenas analise e faça desenhos , leia , estude e veja muitas fotos de plantas que eram como a sua e hoje são obras de arte.
Veja que se tentar conduzir seu buxus como na foto da zelcova serrata que vc postou não logrará exito , posto que não haverá proporcionabilidade entre os tocos dos galhos e as ramificações. Esta harmonia é necessaria para criar a continuidade natural do galho , ou seja , terá tocos grossos e ramos fininhos ... ficará muito artificial, e para que se igualem, se isso acontecer, terá que esperar muitos .. muitos anos...
Minha opinião seria para que depois da recuperação total da planta e da emissão de muito brotos, a copa seja formada com 2 ou 3 ramos novos bem posicionados, maleaveis e de possivel condução. Alguns deles já estão presentes na junção dos galhos primarios com o tronco .
Alguns galhos atuais deverão ser convertidos em jin e outros , mal posicionados, deverão ser eliminados para a composição do shari ..
Este buxus pede madeira morta na forma de jin e shari , para que se consiga assim a redução na altura total do projeto e uma planta compacta , parruda e muito bonita. Com a dramaticidade que a especie possibilita.
Esta é minha opinião , apenas . |
|
|
|
|