FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JABU MUITO PROMISSORA - AJUDA
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/01/11
Idade: 38
Mensagens: 153
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 11:20 am    Assunto: JABU MUITO PROMISSORA - AJUDA Responder com citação

Pessoal, bom dia.

Alguém teve experiência com transplante de jabuticaba esta época do ano?

Estou com um pré bem promissor, que postei na page do Atelier no facebook, mas que esta com o vaso completamente tomado por raízes a ponto de a água sair direto pelo buracos de drenagem. Apesar disso está saúdavel.

Gostaria da opinião dos colegas. Recebi a dica do Forista Filipe Henrique para efetuar um falso transplante, mas minha duvida é se isso vai resolver o problemas com as raízes.

depois vou postar a árvore aqui, pois estou sem as fotos no momento,
ABS
_________________
ROBERTO FÁVARO

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/01/11
Idade: 38
Mensagens: 153
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 11:44 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, infelizmente o que às vezes serve para facilitar nossa vida acaba complicando. Meu tablet não deixa eu publicar as fotos no fórum, sistema iOS.

Se tiverem a bondade e a paciência, deixo aqui o link para as fotos desta jabu:

http://robertofavaro.blogspot.com.br/2013/03/jabu-090313.html

Obrigado, desde já.
ABS
_________________
ROBERTO FÁVARO

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 02/09/11
Idade: 42
Mensagens: 652
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 12:03 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Roberto otimo pré tens ai, minha sugestão é que faça o transplante na hora certa.

Ja vamos entrar no outono e as plantas entrão em dormencia e desenvolve muito pouco especialmente a jabu que tem o crescimento lento.

Sugiro então que aguarde o final e inicio da primavera onde podera trocar todo o substrato lavando as raizes e colocando substrato novo bem como ver como anda o nebari da planta...

Tenho uma pitangueira na mesma situação que a sua jabu e estou esperando a hora certa para não correr o risco de perda de material...

Essa é minha opinião...

abraços...
_________________
" A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/01/11
Idade: 38
Mensagens: 153
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 3:11 pm    Assunto: Responder com citação

Márcio, obrigado por sua opinião. Vou dar uma ajeitada nela e esperar o fim do inverno, então. Fico apenas preocupado, com medo de perder o material se não fizesse nada, mas acredito que dá para aguardar.

ABS
_________________
ROBERTO FÁVARO

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/03/09
Idade: 58
Mensagens: 2257
Localização: TEODORO SAMPAIO-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Roberto !

Caso queria melhorar a alimentação e dar mais "conforto" a sua jabuticabeira faça um falso transplante de imediato, sem risco algum para a planta, que vai somente agradecer com novas e intensas brotações ...

Uma bacia maior que o vaso atual, bem furada no fundo e laterais, com substrato 40% pedrisco ou areia grossa de rio e 60% organicos ...
Coloque uma camada deste substrato no fundo da bacia, retire o torrão cortando as bordas do vaso plastico na vertical, como cascar uma banana,
Deposite o torrão intacto na bacia e complete as laterais com o substrato restante. Agua e sol pleno .

Esse procedimento não põe em risco nenhuma planta pois não interfere no metabolismo das raizes, que alias não vai perceber o ocorrido , apenas sentirá a melhor oxigenação e alimentação, respondendo com brotos e vigor.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/01/11
Idade: 38
Mensagens: 153
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio, obrigado pela opinião! estou convencido e vou fazer isso. Dei uma estilizada nela, assim que possível vou postar as fotos.

ABS
_________________
ROBERTO FÁVARO

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
acacio vargas



Registrado: 09/09/12
Mensagens: 46
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Mar 11, 2013 10:25 am    Assunto: Responder com citação

so pra ajudar



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 21/10/10
Idade: 41
Mensagens: 668
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Seg Mar 11, 2013 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

É uma bela planta, mas ao meu ver ela é muito alta, pelas sicatrizes ela ja sofreu duas podas drasticas e esta sicatrizando bem, mas eu aguardaria o inicio da primavera e podaria na altura um pouco asima da segunda sicatriz e com todo o respeito ao colega Bomsergio pela esperiencia e anos de arte, mas eu intensificaria a rega e mecheria no final da primavera mesmo, sei que não a risco de perda material no falso transplante da jabu, mas considero que tendo em vista que a planta entra em dormencia muito em breve, não aproveitando o beneficio do novo envase!!!!!
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil