FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus Sempervirens (Big)
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/03/10
Idade: 43
Mensagens: 442
Localização: Descalvado-SP

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 7:52 pm    Assunto: Buxus Sempervirens (Big) Responder com citação

Olá Pessoal

Adquiri este buxinho enorme, nunca tinha visto um desse calibre, vou diminuir ele aos poucos, para deixar na altura de uns 60 cm, por enquanto vai ficar de repouso.










_________________
No fim você começa a pensar no começo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 8:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

60cm? Mas por que razão voce reduziria uma planta magnifica como essa a tão poucos centimetros? O bonsai japonês clássico pode chegar a ter 1,20 ou 1,30, sem nenhum problema. O bonsai chinês pode chegar a ter acima de 3 metros, sem nenhum problema. Creio que voce deveria rever seus conceitos, e trabalhar, TRABALHAR corretamente essa planta, para que ela possa ser melhor aproveitada como um bonsai de altura superior a essa que estipulou.

Se acha que não irá conseguir isso sozinho, busque auxilio. O importante é não descartar um material desse porte apenas por não ter a necessária técnica para formatar corretamente, respeitando a altura e constituição da planta. Aqui no DF eu e minha turma de amigos jamais deixaríamos uma planta dessas se perder em meros 60cm........ Twisted Evil
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Mar 29, 2013 8:48 pm    Assunto: Responder com citação

Anderson, concordo com o meu amigo Nicky! Veja, normalmente os Buxus têm muitos galhos entrelaçados o que faz com que tenhamos que tirar muitos galhos. Vejo nesse belo espécime uma ótima ramificação de galhos primários e secundários. Aproveitando isso deixaria esses galhos nus nas partes mais baixas e a parte verde mais na copa, para que se pudesse sempre visualizar essa boa ramificação.

Minha modesta opinião!

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antônio Novais Filho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/01/09
Idade: 33
Mensagens: 169
Localização: Aracaju-SE

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, pessoal, tudo certo por aí?

Muito interessante este exemplar, tens um baita material em mãos. Então, Anderson, concordo com você quanto a possível altura deste Buxus. Na verdade, poderia deixá-lo no máximo com uns 70... 80 cm de altura. Não vislumbro algo mais alto, haja vista que "o bonsai está lá embaixo", e, sendo mais alto que isso, tendo-se como parâmetro a espessura do caule, o bonsai ficaria muito pescoçudo, havendo uma disparidade muito grande no calibre do caule e galhos primários, secundários...enfim, acredito que ficaria desarmônico. Penso que sendo um bonsai mais baixo, este teria mais "força", maior presença, mais jeito de árvore, em suma.

Na minha modesta opinião... Aqui no fórum tem gente com muito mais experiência do que eu. A exemplo dos nobres colegas Nicky e o próprio Elio, aos quais recorro sempre que tenho dúvidas.

Por falar neles, Nicky e Elio, vocês poderiam desenhar algo para que pudéssemos entender o que vocês têm em mente quanto a este exemplar?

Agradeceria muito.

Forte abraço, Anderson, sucesso!
_________________
Atenciosamente;

Antônio Novais Filho - Bonsai Sergipe.

"A árvore atinge alturas com as tempestades".
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Endereço AIM
Mário Sérgio
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/05/09
Mensagens: 222
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 5:23 pm    Assunto: Responder com citação

Super planta. Sou Fã de plantas de médio a grande porte, apesar de não ter nenhuma...

Acompanhando!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 01/07/07
Idade: 56
Mensagens: 1270
Localização: Laguna - Santa Catarina

MensagemEnviada: Dom Mar 31, 2013 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Andersomn estás com um excelente material. Em nossa vida de bonsai , raras vezes encontraremos um material com uma definição visual tao bem estruturada como este teu buxus. Acredito também que a altura de 2x a altura do Tachiagari seria o ideal , Mas muito cuidado no formato da copa para nao deixa-lo daquela forma simétrica arredondada que conhecemos nos buxinhos de jardim (topiaria). Acredito que com o tempo e vendo modelos de buxus ja existente tu poderá fazer um bonsai de uma beleza inigualável, Como diz um amigo meu , talvez este seja o bonsai da tua vida.Abraços e boa sorte.
_________________
"Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Seg Abr 01, 2013 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, não sei qual é a opinião de vocês, mas eu não imaginei um hokixashi, mas sim um moyogi.

Observando a segunda foto, retiraria aquele tronco que sobe à direita, deixando o galho que está na horizontal.

No tronco à esquerda, eu o podaria rente aonde nascem dois galhos na mesma altura. Abaixaria o da direita e tentaria formar o restante da copa com o da esquerda.

O que acham?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Sex Abr 05, 2013 12:04 am    Assunto: Responder com citação

Anderson, como comentei no FB, esta planta tem um potencial maravilhoso.
Quanto a altura que ela deva ficar, baixa e robusta certamente ficará linda mas sou da mesma linha de pensamento do Elio e do Nicky de que a planta apresenta uma estrutura ramificada excepcional que não deveria ser descarta e sim valorizada.
Assim como eles, acredito que o resultado do trabalho seria muito mais rico e natural.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sex Abr 05, 2013 8:13 am    Assunto: Responder com citação

Nebari fantástico, formação de galhos incrívelmente natural.
Quando vejo algo assim, chamo de bonsai natural,
trabalhado como só a natureza sabe fazer...
Acompanhando...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 05, 2013 1:48 pm    Assunto: Responder com citação

Excelente material, consigo enxergar a altura que você esta imaginando e pra mim ficaria ótimo, no entanto ver bonsaistas como nicky e elio concordando com altura maior me deixa na dúvida, eu escutaria a voz da experiencia, uma joia como esta que você tem em mãos não aparece 2 vezes na vida rsrs

Quero acompanhar de perto esse projeto!!

Abraço.
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil