FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de goiabeira - Duvidas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Eder Imme



Registrado: 29/09/10
Mensagens: 31
Localização: Itajai-SC

MensagemEnviada: Ter Abr 30, 2013 8:44 am    Assunto: Yamadori de goiabeira - Duvidas Responder com citação

Ola a todos os amigos do forum. Tem uma goiabeira em um terreno vazio perto de casa e logo logo vai ser retirado pelo dono, mas eu gostaria de retira-lo e por em uma bacia.Minha dúvida é:

Tem algum problema se eu retirar nesta epoca?

Ansioso pelas respostas dos amigos.
_________________
Itajaí - Santa e bela Catarina
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dalbianco
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/12
Idade: 43
Mensagens: 129
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Abr 30, 2013 12:33 pm    Assunto: Responder com citação

Se não há outra opção, retire, claro. Mas se pode esperar, acredito que deva fazer no início da primavera.
De um modo ou de outro, retire o torrão com o máximo de raízes capilares possível (finas) e elimine as grossas. Isso é difícil na goiabeira, pq as raízes são muito profundas, ou seja, têm raízes grossas enormes até chegar às capilares. Eu já retirei dois yamadoris de goiaba e morreram por isso. Ficaram poucas raízes finas. Mas eu não tinha material bom. O ideal seria cavar bem fundo até conseguir o máximo de capilares possível e plantar em uma bacia larga e razoavelmente raza. E depois de um ano, vc tenta uma poda das raízes grossas, pois deverá ter "soltado" capilares mais próximas ao tronco.
Qdo retirei, fiz uma desfolha completa, plantei em substrato bem drenável e deixei à sombra por 30 dias, com superthrive a cada 10 dias, 5 a 10 gotas por litro. Mas como eu disse, morreram.
Boa sorte! Wink
_________________
-----
Dal´Bianco

Faço parte da natureza e sou diariamente transformado por ela.
-----
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/02/11
Idade: 34
Mensagens: 409
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Qua Maio 01, 2013 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

Eder,

Quando for retirar, não corte as raizes grossas, pois mesmo que o tronco venha a secar, as raizes costumam brotar novamente (estaca de raiz), gerando novos troncos. Como as raizes são maduras, o desenvolvimento desses novos troncos costuma ser muito rápido.

Portanto, retire com o máximo possivel de capilares, mas mantenha também as raizes grossas. Retire-as somente no transplante seguinte, se a planta estiver totalmente recuperada.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Eder Imme



Registrado: 29/09/10
Mensagens: 31
Localização: Itajai-SC

MensagemEnviada: Qui Maio 02, 2013 10:01 am    Assunto: Yamadori de goiabeira - Duvidas Responder com citação

Dalbianc, sinto muito pelas suas perdas e muito obrigado pelas dicas, que vão de encontro da resposta do nosso colega Thiago.

Thiago, valeu pela resposta, já estou providenciando uma bacia bem grande para não perder esta menina.Abraços.
_________________
Itajaí - Santa e bela Catarina
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil