FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sistema de irrigação por gravidade e gotejamento
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

BLZ ROMEU!!!??? Dá certo com PET sim, porém terá que enchê-las manualmente. O problema de espetar a câmara gotejadora ou mesmo o lado gotejador normal no solo, é que, pode entupir o bico com terra e interromper o gotejamento que não terá força para expulsar a terra do bico. Eu costumo às vezes deitar um pouquinho a ponta do gotejador no solo ou então prendo ele por baixo ou próximo a alguma raiz, mas nada impede de você bolar alguma forma melhor de fixá-lo.
Mas é tudo teoria... Faça da forma que você disse e teste o resultado. Se der certo não esqueça de postar.

Abraço!!!


Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7


Editado pela última vez por Átila em Seg Abr 09, 2012 1:57 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
samuel_scarponi



Registrado: 22/03/12
Idade: 36
Mensagens: 16
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Seg Abr 09, 2012 12:46 am    Assunto: Responder com citação

Cabuloso de mais
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcelo de Freitas Bitenc



Registrado: 05/08/12
Idade: 44
Mensagens: 42
Localização: Queimados-RJ

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 4:27 pm    Assunto: Re: Sistema de irrigação por gravidade e gotejamento Responder com citação

kRA MUITO BOM BEM ENGENHOSO PARABENS PODIA ATE PATENTEAR A IDEIA, MELHOR DO QUE IR TODO DIA REGAR A PLANTA, PARABENS
_________________
A toda minha Família Bonsai Sempre
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2013 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

então gostei muito do sistema, eu tenho uma dúvidas e uma nova ideia,
Dúvida: Quantos dias demora para os bicos entupirem??? o que masi da manutenção e de quanto em quanto tempo?
Ideia: Nos dias que chove não é legal continuar o cotejamento pois ficará muito encharcado então vc poderia fazer um sistema de boia ao lado desse com um coletor menor até, esse coletor que terá uma bóia dentro quando estiver vazio não faz nada mas quando tiver "cheio" ele aciona a boia que fecha a vazão do garrafão que leva a aguá a mangueira de rega ou seja quando chover a bóia desse segundo reservatório impede a rega, quando essa água secar o sitsema de rega volta a funcionar, o que acha?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2013 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Ideia muito engenhosa a sua. Os bicos não entopem. O que pode acontecer é que às vezes com equipos de má qualidade, a mangueira pode "amassar" por causa da pressão exercida pelo regulador de vazão, interrompendo a rega; isso depois de algum tempo de uso. O que se resolve desapertando o regulador e desamassando a mangueira ou mudando o regulador de posição na mangueira. Uma questão de qualidade do material mesmo. Faça sempre inspeções semanais nos equipos e veja se estão com a vazão pretendida, senão realize o procedimento acima. Quando chove vários dias direto costumo fechar a rega nos equipos individualmente dependendo das características de cada planta; higrófita ou xerófita. Se forem higrófitas como a maioria das mirtáceas, o pau mulato, entre outras, aí nem fecho a água destas, apenas deixo o reservatório esvaziar sozinho, fechando o registro mestre. Fora isso não dá praticamente trabalho pra manter. O que acho que vai acontecer em breve é o galão trincar por causa do sol e chuva direto sobre ele, por isso tou pensando em algum outro material pra substituir. Acho que o ideal seria a fibra.

Abraço e obrigado pela sugestão!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luiz Andriani
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/01/13
Idade: 41
Mensagens: 251
Localização: Navegantes-SC

MensagemEnviada: Dom Fev 03, 2013 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Como está o sistema hoje?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/03/12
Mensagens: 168
Localização: Caxias do sul-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2013 12:21 am    Assunto: Responder com citação

Eu fiz vários com garrafas PET 2 litros para meus vasos e funcionaram até que relativamente bem, eu regulei aproximadamente 3 pingos por min, considerando, segundo as pesquisas que fiz que 1L de água contém aproximadamente cerca de 20.000 gotas, então temos:

- 2L de água vêzes 20.000 gotas por litros = 40.000 gotas dentro da garrafa PET

- 40.000 gotas dividido por 3 gotas por minuto = 13.333,33 minutos

- 13.333,33 minutos dividido po 60minutos por hora = 222,22 horas

- 222,22 horas dividido po 24 horas por dia = 9 dias e 6 horas, é o tempo que teoricamente demoraria para esvaziar a garrafa.

Na prática porém, encontrei um problema com o equipo, acontece ele foi projetado para atuar em ambiente controlado como um hospital, temperatura sempre estável. no ambiente externo, a borracha da mangueira se aquece ao sol ou em altas temperatura (verão) e se resfria durante a noite ou em baixas temperatura (inverno), e fica mais mole e dilatada ao aquecer e mais dura e contraida ao resfriar, fazendo com que a regulagem de estrangulamento do equipo sofra grandes variações na passagem das gotas, às vezes pingava muito, até chegava a escorrer um fino fio de água e as vezes bem menos, chegando até a parar por completo. Resultado, tinha mais trabalho em conferir diariamente essa regulagem que regar as plantas manualmente que por fim desisti e arranquei tudo. Mas se conseguir algo mais interessante, mantenha-nos informados. Boa sorte
_________________
QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luiz Andriani
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/01/13
Idade: 41
Mensagens: 251
Localização: Navegantes-SC

MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2013 8:51 am    Assunto: Responder com citação

Muito interessante essa questão da dilatação da borracha, estou construindo o viveiro e terminando ele quero tentar um sistema, se conseguisse um por gravidade seria o ideal, porém se não der certo vou tentar um similar com bomba hidráulica e mangueiras com dispersores de regulagem... Vou continuar pesquisando, um amigo tem um grande horquidário, vou visitar e ver como é a irrigação dele, mantenho vc informado se achar algo útil..

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/03/12
Mensagens: 168
Localização: Caxias do sul-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2013 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Correto, vi um sistema que achei interessante com um timer eletrônico e uma válvula solenóide de máquina de lavar roupa, aquela que aciona o descarregamento de água da máquina de lavar, é bem baratinha, mas o timer, disseram que tem que ser o eletrônico pq o mecãnico que é mais barato não programa acionamentos abaixo de 15 minutos...Então vc liga esse sistema na mangueira com os aspersores.

\segue link de um timer no mercado livre,
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434868503-timer-temporizador-digital-8-progdia-liga-e-desl-aparelhos-_JM

Abaixo, outro link onde ele explica sobre a montagem do sistema,
http://www.trolljects.blogspot.com.br/
_________________
QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 05, 2013 10:10 pm    Assunto: Legal Responder com citação

Legal...parabens pelo engenho...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Dom Fev 24, 2013 1:25 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio Soares II escreveu:
Correto, vi um sistema que achei interessante com um timer eletrônico e uma válvula solenóide de máquina de lavar roupa, aquela que aciona o descarregamento de água da máquina de lavar, é bem baratinha, mas o timer, disseram que tem que ser o eletrônico pq o mecãnico que é mais barato não programa acionamentos abaixo de 15 minutos...Então vc liga esse sistema na mangueira com os aspersores.

\segue link de um timer no mercado livre,
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434868503-timer-temporizador-digital-8-progdia-liga-e-desl-aparelhos-_JM

Abaixo, outro link onde ele explica sobre a montagem do sistema,
http://www.trolljects.blogspot.com.br/


Conheço o sistema em questão e já usei quando tinha uma horta, porém em pouco tempo a válvula deu problema e acabei desistindo do sistema. Tudo tem seus prós e contras, e não disse que era uma sistema perfeito, porém pra pequenas coleções como a minha tem funcionado bem. Minha ideia com o gotejador era baratear ao máximo o sistema e economizar água. Hoje funciona satisfatoriamente bem e já me salvou muitas vezes, principalmente durante esse verão esturricante. Posso sair e deixar a planta ao sol sem me preocupar muito, mas claro bonsai é dedicação e isso não isenta de uma espeção diária nas plantas, o que faço com prazer.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Soares II
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/03/12
Mensagens: 168
Localização: Caxias do sul-RS

MensagemEnviada: Sáb Maio 25, 2013 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Bem pessoal, finalmente retomando esse tópico, com a devida permissão do nosso amigo Atila que o criou. Montei meu sistema de irrigação hoje, aquele com a solenoide, ainda não coloquei em todos os vasos pq não deu tempo e amanhã eu terminarei, paguei nos gotejadores R$ 0,60 cada, comprei 30 peças, mais os conectores que sai da mangueira principal com 4 saídas cada, mais 35m de microtubo e 12m de mangueira comum que fiz a rede principal...tudo isso eu gastei R$65,00...Mais R$63,00 do timer digital e a solenoide eu fui comprar em uma oficina de máquina de lavar e o cara acabou me dando de graça. Como a ansiedade é grande, tive que fazer um teste e me surgiu uma dúvida. Coloquei 1 gotejador em cada vaso que tem uma vasão de 1L hora...o cara que me vendeu que me disse que não importa a pressão da água...ele sempre manterá essa vazão. Mas o que notei é que ele molha somente localizado...não espalha por todo o substrato...por ser bem drenante, após um tempo, começou sair água pelo furo do vaso e só umedeceu em volta do gotejador....aí me preocupei... Alguma sugestão???
_________________
QUEM NÃO TEM A CAPACIDADE DE MOLDAR A SI PRÓPRIO, COMO ENTÃO QUERER MOLDAR UMA PLANTA?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil