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Como obter um bom nebari
30.12.2011

 
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Autor Mensagem
Gilson Reis
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MensagemEnviada: Sex Jun 21, 2013 8:32 pm    Assunto: Como obter um bom nebari Responder com citação

Olá amigos do fórum,

Segue tradução de uma matéria muito boa que li no blog espanhol BONSAI COMUNICACIÓN. Espero que possa ajudar a quem está começando a formação de nebari no momento ou no futuro. A matéria recomenda que seja feito em árvores caducas, mas tenho certeza que pode ser feito em outras espécies que enraizam bem e são resistentes a podas das raízes como o Ficus por exemplo.
Abaixo a matéria na integra de autoria de José Luis Pitarch:

Mais uma vez José Luis Pitarch nos surpreende com este grande trabalho sobre como conseguir ter uma boa distribuição e proporção de raízes. Parafraseando Peter Chan, aqui vão algumas palavras sobre a importância do nebari:

"Se o nebari tem um bom aspecto a árvore adquire uma aparência de estabilidade e firmeza e faz um bonsai parecer forte e resistente. Se um bonsai não tem um bom nebari vai parecer mais com um poste de telefone preso no chão ".

Em árvores de folha caduca é essencial ter um bom nebari para que o nosso bonsai seja realmente bonito, para conseguir um nebari com esta técnica, a primeira coisa é ter claro a ordem de prioridades, o nebari se forma junto com a formação do tronco, se já temos um bonsai formado para melhorar o nebari é necessário a utilização de outras técnicas.

Figueira (Ficus carica), este bonsai sempre foi conhecido pelo seu nebari, 30 cm. de diâmetro.



Ash (Fraxinus excelsior L.), mas um nebari um impressionante tronco cônico, este bonsai foi obtida a partir de estacas e passou sete anos parafusado na madeira e transplantado a cada ano,diâmetro do nebari 26 cm.


Ash (Fraxinus excelsior L.), este bonsai esteve plant hado por vários anos no solo, quando eu o comprei tinha um bonito tronco, mas o nebari teve que começar do zero, depois de seis anos de utilizando esta técnica da madeira dei por terminada a formação do nebari, 30 cm. de diâmetro


Acer buergerianum, cultivado a partir de estacas sempre em vaso, 11 anos de cultivo, 8 com madeira.


Portulacaria afra, devemos ter em mente que sua madeira é muito suave, cm 21. de nebari .


Pode-se iniciar de um material a partir de sementes ou de estacas, se nós compramos uma árvore com um tronco bonito podemos trabalhá-lo igual, mas a cada ano temos que sacrificar o ramo porque você tem que deixá-lo crescer tudo o que a árvore pode




Temos que utilizar caixas de cultivo ou vasos de um tamanho muito maior do que se usaria se já estivesse em um vaso de bonsai, o cultivo no solo não é uma boa escolha, pois embora a árvore cresça mais rápido vai ser mais difícil de controlar e ncom um o final acabaremos com um tronco cilíndrico e um nebari desequilibrada. A mescla de substrato que usamos rotineiramente para o cultivo de bonsai, desde que tenha uma boa drenagem, pode ser reutilizada por vários anos.


A técnica em si é muito simples, consiste em parafusar uma tábua de madeira na base do nebari, ela deve ser do tamanho adequado para o tamanho de cada bonsai e à medida que cresce terá de ser maior, o suficiente para que se apoie o nebari deste ano e do crescimento do próximo ano, a base deve ser de madeira natural, madeira compensada ou outra que aguente pelo menos um ano sem apodrecer (nunca usar aglomerado porque ele se deteriora muito rápido), azulejos de cerâmica ou plásticos rígidos têm o inconveniente de serem mais difíceis de trabalhar.


Mas pra que serve a madeira parafusada?

A madeira tem três objetivos:

-Ao estar colocando pressão sobre a base do nebari especialmente se estamos trabalhando a arvore desde estacas, a tendência é criar um calo para baixo para fechar a ferida, ao encontrar a madeira o calo crescerá para o lado engordando mais o nebari.

-O segundo objetivo é manter todas as raízes atuais e as novas crescendo planas, por isso é importante que a madeira cubra com sobra o nebari atual e o crescimento do próximo ano.

-Sua terceira missão é a de ser capaz de corrigir as raízes que não vão na direção certa, por isso é importante o uso de um material fácil de trabalhar, porque temos de fazer alguns pequenos furos na madeira para colocar algumas pequenas estacas para segurar a raiz na direção que precisamos, pregos de metal é melhor não usá-los porque eles deixam marcas e no ano seguinte precisam ser removidos, podemos deixar alguma raiz cruzada para que o nebari pareça mais natural.

(A madeira branca é para fazer contraste na foto).





A cada ano você tem que transplantar o bonsai durante a sua fase de formação do tronco e nebari, com isto podemos corrigir as raízes com crecimento acelerado demais ou que crescem na direção errada que normalmente é a que mais força ganha a cada ano, se não for transplantado um período de 1ano será muito difícil remover a madeira e, certamente, alguma raíz mal posicionada irá crescer mais forte do que as outras raízes.



Cada transplante deve deixar uma única fileira de raízes (remover todas que saim por baixo e acima do nebari) deixar sempre um pouco mais de raízes para que o nebari continue crescendo, ½ centimetro ou 1 centímetro, não mais do que isto, porque se cada ano deixamos raízes muito compridas a base do nebari não se soldará e teremos as anti-estéticas raízes em forma de roda de carroça.
É importante que durante os meses de crescimento a árvore esteja muito bem adubada e a menos que uma raíz esteja muito mal localizada para a futura formação de bonsai, estas não devem ser podadas e se deixa crescer tudo o que possam para que engrosse o máximo o nebari e o tronco.


Pequenos truques:

-Antes de apertar a madeira, fazer um buraco no meio para passar o parafuso, se apertar diretamente na madeira quando você chegar ao final tem que se esforçar para que fique muito apertado e é possível que a madeira gire arrastando todo o nebari junto.

-Se a madeira estiver em bom estado, pode ser usada por vários anos, mas o parafuso deve ser substituído a cada ano porque oxida e pode ser que no segundo ano não seja possível desapertar, utilizar sempre parafusos estrela porque são mais fáceis de apertar.

-Coloque uma ou mais arruelas na parte inferior do parafuso já que em espécies mais vigorosas a pressão do bonsai absorve o parafuso e a madeira fica solta.

-Os toquinhos que você usar para posicionar as raízes devem estar secos ou não ter brotos, não seria a primeira vez que brotam e que tenha que removê-los antes do tempo.

-Quando colocar terra sobre as raízes faça sempre a partir do tronco para fora com muito cuidado para pequenas raízes não se movam dos seu local.

-As raízes enterradas engrossam mais rápido do que as descobertas de modo que nos primeiros anos tem que estarem todas enterradas o ano todo, quando o nebari já está mais avançado e a árvore já estiver recuperada do transplante anual é melhor que as desenterre-mos cuidadosamente , para que a pele do início do nebari adquira a textura do tronco, sempre de dentro para fora.

-Sempre que replantamos um bonsai devemos eliminar as raízes que crescem para baixo e deixar perfeitamente limpa a base inferior do nebari, nos bonsai de folhas caducas podemos usar uma mangueira com água e pressão para limpar melhor e não ficar nenhuma raiz solta.

-Todas as raízes pequenas do perímetro do nebari aproveitando o transplante tem que “penteá-las” para fora com um palito de madeira ou uma escova para que fiquem retas e não se cruzem com as do lado.



José Luis Pitarch Avila.

Segue link da matéria original e do blog que tem outras matérias muito boas.
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Gilson Reis
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MensagemEnviada: Sex Jun 21, 2013 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Esqueci de colocar o link para acesso ao site da matéria original


http://www.bonsaicomunicacion.com/

Não sei porque, mas não consegui fazer com que o link abra ao clicar nele, é necessário copiar o endereço e colar na barra de navegação...

Abraço
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gil_fuka
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MensagemEnviada: Sex Jun 21, 2013 9:44 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gilson!

Muito legal o link e sim, dá pra ir dirweto ao site clicando no link.

É isso aí!
Até mais!
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http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
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Gilson Reis
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MensagemEnviada: Sáb Jun 22, 2013 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gil_Fuka!

Sempre que posto um link eu utilizo a função prever e já consigo ver se está funcionando. Neste caso eu fiz isto e não estava funcionado, mas depois que eu enviei vi que estava normal. O site é bem legal mesmo e tem muita informação de qualidade, mesmo sendo em espanhol vale a pena entrar para conferir as matérias!!!

Até mais, abraço.
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Luiz Andriani
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MensagemEnviada: Sáb Jun 22, 2013 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Otima matéria...
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josecarlosbarros
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MensagemEnviada: Dom Jun 23, 2013 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

nao sei trabalhar em madeira nem tenho as ferramentas, por isso pensei em fazer este esquema com material diferente que seria uma tampa plastica.
pensei em prender a planta em cima de uma tampa com arames e aramar depois cobrir com o substrato...
será que dá certo:
trata-se de uma caliandra.
att
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José Carlos
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Gilson Reis
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MensagemEnviada: Dom Jun 23, 2013 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

Oi José Carlos,

Quanto ao uso da tampa pode dar certo se for grossa o suficiente para não deformar quando as raízes crescerem, mas o ideal seria parafusar a planta na tampa porque na matéria fala que conforme as raízes crescem a força é tanta que acaba arrancando o parafuso da madeira se não tiver com arruelas por baixo... Então com certeza o arame não vai conseguir mantê-la firme e a intenção é justamente fazer com que as raízes fiquem planas e radiais.
Outro 2 pontos:

-se o local onde você amarrar o arame na árvore não estiver devidamente protegido irá deixar marcas indesejáveis na planta.
-corte somente raízes grossas direcionadas para baixo e deixe as capilares para ir formando o nebari aos poucos, cortar muitas raízes de uma só vez pode matar a planta.

PS:tenho duas caliandras mas estão em vasos bem maiores para engrossamento do tronco, nunca podei as raízes e portanto não sei dizer se resistem bem, as podas de galhos elas resistem bem e brotam muito. Quando chegar o momento de reduzir o tamanho das raízes delas vou pesquisar sobre o assunto.

Abraço
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Djalmo
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MensagemEnviada: Seg Jun 24, 2013 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Fantastica a materia, vou aplicar em um acer palmatum e ver no que dá.
Gilson Reis, parabéns pela postagem.
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Seph1903
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MensagemEnviada: Seg Jun 24, 2013 11:22 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bom...na real é a técnica Casco de Tartaruga, mostrada aqui mesmo no fórum pelo amigo Nickfury tempos atrás...
Mas a materia sempre é bom reavivar... eu estava pensando em fazer com liquidâmbar e um acer.
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Gilson Reis
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MensagemEnviada: Ter Jun 25, 2013 10:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Seph,

Tinha visto algo parecido aqui no fórum e em outro blog, mas em ambos os casos a técnica era fazer um furo ou vários na base da madeira com um diâmetro um pouco maior que o do tronco e a medida que as plantas cresciam a pressão forçava o aparecimento de um calo na base com emissão de novas raízes que iam sendo trabalhadas para se fundirem, o resultado é praticamente o mesmo, a diferença é que neste caso não é necessário podar a parte que está abaixo da madeira (no caso de fazer um furo) já que a planta já começa a ser formada com uma base plana.

Não cheguei a ver esta matéria do Nick. Acho que seria importante a criação de uma seção de TÉCNICAS DE CULTIVO PARA INICIANTES e outra de TÉCNICAS AVANÇADAS para quem já tem um pouco mais de tempo com o cultivo e conhecimento afim de reunir e facilitar a procura procura destas matérias com informações valiosas para nós que acabam se "perdendo" em meio a tantas outras. Sei que tem a seção iniciantes, mas a de TÉCNICAS DE CULTIVO PARA INICIANTES poderia ser só de dicas e matérias e deixar esta atual para as dúvidas que sempre surgem para quem está começando.
Sei também que é possível pesquisar por termos na "busca", mas quando pesquisamos vem muita informação que precisamos fazer um pente fino para encontrar o que realmente procuramos.

Nos blogs de outros países é desta forma e acredito que facilita muito, é uma sugestão!!!! Quem sabe os outros colegas tenham a mesma opinião!! Ou não Crying or Very sad

Abraço
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MensagemEnviada: Qua Jun 26, 2013 11:56 pm    Assunto: Responder com citação

Gilson, sem querer desmerecer, mas ampliar a possibilidade de conhecimento, eis o link que comentei:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17246

Abraço
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Gilson Reis
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MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

OI Seph,

Era este mesmo processo que tinha visto em outro blog e que por sinal é o mesmo autor a que o Nick se refere no seu post. Com poucas diferenças, mas o efeito prático é o mesmo conforme falei acima. Realmente não vi o post do NIck, caso contrário nem teria postado este já que é praticamente o mesmo. Por este motivo sugeri criar estas duas novas seções. Para que matérias como estas possam estar mais fáceis de se localizar,consultar e não ficarmos repetindo matérias com o passar do tempo. Porque apesar da intenção ser boa, é trabalhoso traduzir, copiar as imagens para um site de hospedagem e postar tudo!!

Só não entendi o "sem querer desmerecer".... a intenção é divulgar coisas interessantes e gosto muito quando fazem o mesmo para aumentar o conhecimento de todos.

Segue link do autor da matéria (Harry Harrington), tem muita coisa interessante para quem tiver a curiosidade ou o interesse de dar uma olhada.

http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATdevelopingclumpformbonsai.htm

Abraço
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MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Gilson

O "sem querer desmerecer" foi a criação de um tópico com boa matéria.
Apenas isso. O importante é que resgatamos bons tópicos, que chamamos de pá-de-ouro rsrsrs.

Abraço
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Gilson Reis
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MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Legal!!! Beleza!!! Sempre que encontrar algo bom e interessante vou procurar divulgar e realmente é sempre bom ter estas informações de profissionais de outro países e também do Brasil com muito mais bagagem disponíveis na internet!!!

PS:Não me incluo nem de longe nesta lista....kkkkkkk

Abraço
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