FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ALPORQUIA EM JABUTICABA COM USO DE TIAMINA COMO ENRAIZADOR
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/12/06
Idade: 40
Mensagens: 1846
Localização: vitória ES

MensagemEnviada: Sex Set 13, 2013 12:14 pm    Assunto: Responder com citação

ah... um conselho, ao realizar um alporque, seja ousado, pegue um galho de maior calibre, com mais movimento, eu pegaria essa bem na frente dessa fota fazendo o alporque perto do seu braço direito na foto:

a maior vantagem do alporque é o tempo que economizamos pra engrossar a planta.
_________________
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Sex Set 13, 2013 12:19 pm    Assunto: Responder com citação

Esse alporque não foi feito com o intuito de ter um bonsai mas sim uma nova jabuticabeira pra produção de frutos. Mas se farei para bonsai levarei em conta seu conselho, obrigado.
T + abraço!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Sex Set 20, 2013 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Amanhã postarei novas fotos do alporque segundo informações ela esta querendo florescer novamente.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Set 22, 2013 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Joicimar, todas as colocações dos amigos acima são pertinentes quanto a dificuldade de enraizamento da jabuticaba por alporquia. Eu faço alporques há mais de 30 anos e já perdi as contas das centenas de alporques que já fiz. Mesmo antes de fazer bonsai fazia alporques com o intuito de fazer mudas especialmente frutíferas. Além dos relatos de inúmeras pessoas, também tentei ( e consegui) comprovar que é possível enraizar alporque de jabu. Porque até então todos os relatos diziam como impossível. Porém o único que obtive sucesso, dos muitos que tentei, demorou 18 meses para enraizar e ainda assim foi um enraizamento de uma raiz só. Bom, mas já fiquei satisfeito pois a idéia era provar que enraizava. Agora, o sucesso que o amigo teve aí é algo raro sim. Tem que levar isso em conta. Diante das centenas de pessoas que tentaram sem sucesso, não podemos de forma nenhuma afirmar que ela enraiza fácil. Toda técnica tem percentuais de sucesso, umas mais outras menos. Toda a espécie responde a um percentual de sucesso, umas mais outros menos. Talvez o amigo faça mais 10 alporques em jabu e nenhum enraize (talvez!!!). Só me resta parabenizar o amigo pelo sucesso alcançado e que leve em conta ter conseguido algo que muita gente persegue e não consegue há anos. Tivemos neste ano no Bonsai 2013 lá no Atelier do Bonsai em Ribeirão uma mesa redonda sobre mirtáceas e eu participei dela, bem como outras 10-12 pessoas, muitas delas muito especializadas em mirtáceas. A opinião foi unânime: é possível, mas muito difícil o enraizamento da maioria delas por alporquia.
Cambuin e guabiju, já deixei alporques por mais de 2 anos e não enraizou... é por aí! Abraço, meu amigo e mais uma vez meus cumprimentos.
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Seg Set 23, 2013 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente Elio Luis Secchi posso dizer que fácil não é, mas é possível tanto que como podem ver no post fiz dois alporques e apenas um vingou mas vou tentar novamente se der o farei semana que vem mais cedo que ano passado vamos ver os resultado. Creio que deu certo pois minha sogra nos primeiros dias após a alporquia regou com uma solução com tiamina e depois durante os periodos mais secos apenas com água isso deve ter ajudado.
Outra coisa Elio Luis Secchi o que vc me diz a respeito de reprodução por estacas desta espécie pois as pontas dos galho que retirei do alporque aproveitei para fazer estacas vamos ver no que vai dar.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Seg Set 23, 2013 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente Elio Luis Secchi posso dizer que fácil não é, mas é possível tanto que como podem ver no post fiz dois alporques e apenas um vingou mas vou tentar novamente se der o farei semana que vem mais cedo que ano passado vamos ver os resultado. Creio que deu certo pois minha sogra nos primeiros dias após a alporquia regou com uma solução com tiamina e depois durante os periodos mais secos apenas com água isso deve ter ajudado.
Outra coisa Elio Luis Secchi o que vc me diz a respeito de reprodução por estacas desta espécie pois as pontas dos galho que retirei do alporque aproveitei para fazer estacas vamos ver no que vai dar.
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Set 23, 2013 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

A reprodução por estacas é outra coisa difícil nesta espécie. Já tentei inúmeras vezes e através de diversas técnicas que estão dissiminadas por aí, algumas dizendo sem "infalíveis"... O normal é ela emitir brotação, mas o enraizamento não acontece. O primeiro experimento que fiz com uma destas técnicas mirabolantes foi em 1988, após fazer a estaca foi "embrocado" em cima dela uma garrafa de vidro, que chegava a encostar no solo (Vale informar aos menos avisados que na época não existia a garrafa PET). Depois de algum tempo(não lembro quanto) a estaca emitiu brotos que cresceram até um tamanho de cerca de 5 cm. Com minha inexperiência eu já cantava vitória. Foi quando os brotos murcharam e secaram. Ao retirar a estaca do solo é que fui ver que não havia nem sinal de raízes. Depois desta técnica tentei outras também sem sucesso. Sei de gente que já conseguiu, mas novamente quero frisar, dizer que se consegue é uma coisa, dizer que é fácil é muito diferente. Com certeza uma em cem ou uma em mil não é um bom índice e vale a pena cada um avaliar se está disposto a investir este tempo e correr o risco. Sigo fazendo experiências, mas sempre que quero um resultado e não um experimento, vou por caminhos mais seguros.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Ter Set 24, 2013 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

joicimar, meus parabens amigo... se os amigos bonsaistas estao dizendo q é dificil, eu acredito, mas essa experinecia do joicimar nos deixa cheio de esperança. tenho algumas estacas aqui q fiz um coisa meio louca. adcionei raizes de jabuticabeira hibrida na estaca... pode ser maluquice? pode! mas é uma tentativa. nunca me disseram q poderia dar certo, mas tbm nunca foi provado que poderia dar errado...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Set 25, 2013 8:53 am    Assunto: Responder com citação

Concordo plenamente com o Elio Luis Secchi, já vi fazerem alporquia de jabuticaba antes, mas dizer que é fácil, ou dizer que vale a pena, é outra história. Eu nem tento, é como dizem "dar murro em ponta da faca", muito esforço com baixa taxa de sucesso. Portanto, dou os parabéns para o JOICIMAR MAGGIONI, porque eu não teria paciência para este projeto.

É senso comum que as mirtáceas não se prestam para alporquia, menos ainda para estaquia. Mas tem gente que faz, já vi até enxerto em pitanga, é um caminho difícil e que não é para todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/06/11
Idade: 36
Mensagens: 229
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Set 26, 2013 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

O único lance da jabu, é ter paciência mesmo..hehehe! Mas já tinha visto dar certo, aqui na casa de um coroa! Agora você já tem um ótimo material para começar. Caule grossão! Very Happy Eu tô com uma jabu aqui, tô querendo fazer um trabalho meio madeira morta para corrigir um erro bizonho que ela tem no caule...ainda estou pensando como...

Abraço!
_________________
Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
DR.GORI
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 23/07/13
Mensagens: 108
Localização: RIO DE JANEIRO-RJ

MensagemEnviada: Seg Set 30, 2013 10:25 pm    Assunto: Responder com citação

fiz um yamadori esse dias de jabuticaba sabara. coletei algumas raizes para estaca. o amigo elio me disse q funciona estaca de raizes, agora é esperar.


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Qua Out 02, 2013 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal como comentei no post anterior o alporque esta colocando nova florada, quando removi ela estava repleta de flores eu removi todas e ela esta teimando em florescer, não sei se devo deixar as flores e posteriormente os frutos, ou removo todas novamente para evitar o stress da planta.
Para quem quer ver o processo todo visite o blog BONSAIFÁCILRS segue o link:
https://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/09/alporquia-em-jabuticaba-com-uso-de.html
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts


Editado pela última vez por JOICIMAR MAGGIONI em Qui Out 03, 2013 6:28 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qui Out 03, 2013 3:39 pm    Assunto: Responder com citação

Continua removendo as flores. Não deixa frutificar. é mais seguro.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Qui Out 03, 2013 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica Elio Luis Secchi.
T + abraços.[/b]
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil