FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mudas de acerola e romã com folhas enroladas
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bruno nakabashi



Registrado: 16/11/12
Mensagens: 24
Localização: Lorena-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 12:18 am    Assunto: Mudas de acerola e romã com folhas enroladas Responder com citação

Boa noite pessoal!

De alguns meses pra cá, as folhas das minhas mudas de acerola e romã estao nascendo com as folhas enroladas:











oque poderia ser? a unica coisa que fiz de diferente foi ter mudado estas mudas para um vaso um pouco maior onde coloquei como substrato tratado (com alguns nutrientes). Um excesso de nutrientes (qual por exemplo?) poderia causar isso? ou algum inseto como por exemplo ácaros ou pulgões?
Detalhe é que não são todas as folhas que estão assim e elas não desenrolam conforme o tempo vai passando, pelo contrário ficam assim até secar.

Muito obrigado gente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lapate



Registrado: 11/05/12
Idade: 45
Mensagens: 36
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo,

Não sou expert no assunto, mas a alguns dias atras postei aqui mesmo uma dúvida de praga que está ocorrendo comigo, as minha folhas também enrolam e ficam até murchar.

Na minha consegui descobrir um bichinho preto, veja na minha dúvida aqui mesmo no forum tem fotos também, nesta area de pragas, e estou indo agora comprar o remédio que achei aqui na Leroy Merlin, acredito que vá acabar com a minha praga que pode ser a mesma que a sua.

Tente observar para ver se acha alguma praga dentro dessas folhas enroladas, pelo que pesquisei elas enrolam pra proteger as pragas mesmo.

O que consegui achar pela internet é que se chama TRIPS, mas tem que ver direito a sua.

Vale ressaltar que postei minha dúvida aqui também, mas não tive resposta ainda, então resolvi pesquisar mais e mais, e cheguei a essa conclusão, não sei se é a certa mas vou arriscar.

Espero ter ajudado.

abraços
_________________
- Lapate -
Aprendendo essa arte milenar japonesa.
Desde já agradeço a todos a ajuda para aprender.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bruno nakabashi



Registrado: 16/11/12
Mensagens: 24
Localização: Lorena-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 6:03 pm    Assunto: Lapate Responder com citação

Boa noite!
Realmente vi o seu tópico. Como você mesmo disse, eu procurei essa tal praga mas não tem absolutamente nada. Percebi q apenas as folhas novas nascem assim.
Qual é o nome do remédio que irá comprar? Suas plantas estão melhores ou continuam a nascer assim?
Eu ainda não tive tempo de pesquisar sobre isso, estou em época de muita prova na facudade, mais se eu souber de algo posto aqui, pois é uma judiação vê-las desta forma.
Comecei ontem com calda sulfocalcica. vou passar de dez em dez dias.
Cortei todas as folhas enroladas da acerolas, vamos ver se as novas vão nascer enroladas ainda.....
Vamos postando aqui o rumo que elas vão tomando

abraços e muito obrigado pela ajuda
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lapate



Registrado: 11/05/12
Idade: 45
Mensagens: 36
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 6:24 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Bruno,

o Produto que comprei é esse aqui:

DIMY PRONTO

Inseticida de largo espectro, combate inúmeras pragas que atacam as plantas ornamentais, hortaliças e frutíferas.

Já vem diluído, não sendo necessário sua manipulação, o que garante maior segurança. Seu jato pulverizador age por contato exterminando com eficiência pragas como cochonilhas, pulgões, moscas, lagartas, percevejos e outros insetos que danificam as plantas. É o inseticida ideal para quem quer segurança e beleza para as plantas.



VOu aplicar amanhã e reaplicar depois de 15 dias como diz nas instruções.

Vou falando aqui como está o andamento.

abraços e boa sorte para você também.
_________________
- Lapate -
Aprendendo essa arte milenar japonesa.
Desde já agradeço a todos a ajuda para aprender.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bruno nakabashi



Registrado: 16/11/12
Mensagens: 24
Localização: Lorena-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

eu tenho este oleo aqui em casa tambem! vou usar a calda primeiro e depois aguardar, posto os resultados e vc também, tomara que um de nós consiga alguma coisa pq combater um problema as cegas assim eh tentativa e erro!

Mas vamos achar


abraços brother
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lili Nagao
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 25/01/12
Mensagens: 126
Localização: SAO PAULO-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 10, 2013 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

oi, Bruno. As folhas podem nascem enroladas por vários motivos, entre eles pragas como ácaros, ou falta de nutrientes como o cobre, etc.
Experimente pulverizar Forth cobre por algumas semanas.
_________________
Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bruno nakabashi



Registrado: 16/11/12
Mensagens: 24
Localização: Lorena-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 11, 2013 12:26 am    Assunto: Responder com citação

Que ótima dica! Amanhã mesmo ja vou procurar!
Vou acabar de utilizar a calda pra depois fazer este teste.
Muito obrigado pois toda ajuda é muito bem vinda!

Obs: add vc no face, vi muitas fotos no seus albuns de pinheiros negros e gostaria de saber se vc trabalha com vendas de sementes, mudas, pre bonsais, bonsais, etc.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bruno nakabashi



Registrado: 16/11/12
Mensagens: 24
Localização: Lorena-SP

MensagemEnviada: Sex Jul 26, 2013 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Lapate, a Lili Nagao matou a charada (no meu caso ao menos), utilizei o forth cobre que fora indicado depois de ter retirado as folhas enroladas e agora esta nascendo normalmente!!! tem que ser aplicado uma vez ao mês.

vlw gente, obrigado mesmo e depois eu posto as fotos das mudas com folhas normais, vou esperar crescer mais um pouco

abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
maket31
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/12
Mensagens: 176
Localização: Itabuna-BA

MensagemEnviada: Qui Ago 15, 2013 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde pessoal,

eu estava com o mesmo problema... os remédios que usei foram os seguintes:

1) fumo em infusão: deixar o fumo em infusão na água por 48h, depois pulverizar nas folhas e galhos.. até agora todas as pragas tenho combatido dessa forma.

2) canela em pó: coloco um pouquinho de canela em pó(daquelas usadas na culinária) próximo ao tronco (lembrando que não é junto... e sim próximo).


Tenho obtido ótimos resultados e rápido.. não lembro onde vi essa fórmula, mas foi em algum tópico aqui no fórum e também não sei qual o processo, mas vi a fórmula e apliquei, tendo resultado.. espero ter ajudado...

Sucesso!!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Máikal



Registrado: 30/01/11
Mensagens: 40
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Nov 30, 2013 1:22 pm    Assunto: problema com muda de acerola. Responder com citação

Olá pessoal, duas semanas atrás eu tive problema com ácaros, utilizei o Dimy pronto por alguns dias e resolveu a infestação. Porém agora as folhas estão enroladas e coma cor amarelada. Será que isso é resultado da infestação ou já é outro problema?


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil