FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calçada dos Musgos
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ronan P



Registrado: 23/06/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Jan 24, 2014 7:52 pm    Assunto: Calçada dos Musgos Responder com citação

Olá pessoal, preciso me acostumar a estar postando sempre aqui no fórum, Já sou usuário à uns 2 anos e publiquei muito pouco, logo que me cadastrei, sou iniciante e tento ler máximo possível para absorver conhecimento, mas não tenho o habito de postar...

Para mudar isso, hoje estou aqui para mostrar uma coisa que sempre vi e achava que era uma praga, hoje uma mina de ouro ( ou mina de musgo ) engraçado como uma coisa totalmente sem valor pra alguns pode ser importante pra outros ...

Trata-se de uma calçada ao redor da casa do sitio da família em Santa Izabel - SP com musgo suficiente para muitos trabalhos, seguem as fotos ...












Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/11/06
Idade: 50
Mensagens: 250
Localização: Porto Velho/RO

MensagemEnviada: Dom Jan 26, 2014 12:07 pm    Assunto: Responder com citação

É musgo para não acabar mais!
_________________
GIULLIANO CARNEIRO COSTA
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 44
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Dom Jan 26, 2014 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Ronan, a extração um dia sempre acaba (hehehe!), e é por isso que me lembrei que li a algum tempo atrás, aqui ou em outro site ou livro, um método para reprodução de musgo.

Eu nunca procedi.

Só lembro vagamente que incluía o uso de um liquidificador, para depurar o musgo, e na sequencia deste processo, utilizar uma chapa de isopor ou outra área plana para que a pasta de musgo pudesse ser espalhada.
Esta área deve ficar numa área de umidade total e nada de insolação.
Devem haver maiores cuidados mas realmente, não me lembro.

Vou ver se acho este material para postar aqui.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 7:40 am    Assunto: Responder com citação

Belo lembrete Renato!

Porém, não fique tão preocupado, Ronan. Os musgos se reproduzem sozinhos, entretanto a época em que isso acontece com maior incidência é o inverno, pois o sol "corre" o horizonte mais baixo, e é onde os dias são mais curtos, e também em geral há mais sombra do que sol disponível. Aqui em casa eles se reproduzem quando querem, pois os deixo em um local que não bate luz direta nenhuma época.

Quando você notar pequenas "anteninhas" com uma cápsula na ponta, que se erguem mais alto que o "tapetinho verde", são as hastes que anunciam o início do período reprodutivo. A cápsula soltará esporos que são as sementinhas a partir das quais cada novo filamento de musgo irá se desenvolver, caso encontre umidade e sombra.

Portanto, como tudo na natureza, se a extração não for predatória, vc terá musgo prá vida toda!


Aqui vai um explicativo com ilustrações da reprodução destas briófitas:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/briofitas.php


Abraço!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 44
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 9:05 am    Assunto: Responder com citação

Simba, será que dá pra extrair estas pequenas "hastes florais" e tentar a reprodução a partir delas?
A matéria não fala. Explica apenas como ocorre a reprodução na natureza.

Ó, achei no "pai" google, a receita pra esse bolo... hehehe!

http://bonsaigyn.com.br/?page_id=268

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Renato,

Talvez sim, meu amigo, mas ao extrair estas hastes é possível que os esporos ainda não estejam maduros, e assim não germinarão. O que eu costumo fazer lá em casa é encharcar o musgo com um borrifador, quando vejo que ele está prestes a liberar os esporos, pois a água pode levar estes esporos recém liberados para as partes do meu vaso onde ainda não tenha musgo. Assim é formado, pouco a pouco, o nosso mini gramado para os bonsai!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ronan P



Registrado: 23/06/12
Idade: 39
Mensagens: 9
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jan 27, 2014 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Boa noite a todos ...

Por enquanto, não corro o risco de acabar com essa reserva de musgo, as minha plantas são todas mudas plantadas desde sementes, ou plantas no escorredor e mamadeira que ainda precisam de muito tempo e trabalho para irem para um vaso de acomodação.

Pra ser sincero tenho apenas três plantas que pretendo investir em vasos no momento.

O que eu não posso esquecer, é de avisar o caseiro para não jogar acido e passar o escovão de aço, metódo eventualmente utilizado para limpar o limo e musgo, mas que seja feito somente na calçada frontal de entrada da casa, para evitar escorregões e tombos.

Ps. Essa receita da cerveja, liquidificador e do musgo eu já tinha visto, mas tem que ter espaço longe da casa porque a mistura deve ficar fedorenta.

Vou colocar umas fotos aleatórias das minhas plantas ...




Obs. quem for de SP e quiser umas mudinhas de pitanga me avisa, todos os meus vasos tem centenas de mudas germinadas das sementes caídas da ultima frutificação da arvore, que faz sombra as minhas plantas, além de outras centenas que estão nascendo no chão ...

Estou pensando da próxima vez colocar as sementes plantadas em saquinhos ... alguém sabe o processo correto (cuidados) a se realizar com a semente da pitanga, depois que o fruto cai no chão para planta-la ?





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Ter Jan 28, 2014 7:13 am    Assunto: Responder com citação

Ronan,

Pelo jeito tens um belo espaço aí hein!! Várias plantas também, muito bom!

A pitanga não tem segredo nenhum, a única coisa a fazer é despolpar a fruta, ou seja, tirar toda parte comestível e deixar a semente bem limpinha. Isso, no caso da pitanga, consegue-se simplesmente comendo o fruto, ou então, no caso de frutos no chão, tirando-se com a mão mesmo. Tenho aqui no meu espaço umas 7 pitangueiras, das quais apenas 1 eu comprei a muda, as outras todas plantei de semente. Plantei no vaso da muda maior (substrato orgânico), plantei na areia, plantei em mistura dos dois substratos, todas germinaram. Portanto, a pitanga, prá germinar, não tem frescura. Logicamente, quanto mais drenante for o substrato, melhor pro futuro das raízes, e consequentemente a planta se desenvolverá mais rápido.

Qualquer coisa que eu puder ajudar, estamos aí!

Abraço
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 44
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Ter Jan 28, 2014 10:47 am    Assunto: Responder com citação

Grande espaço, Ronan!
Belas árvores!

A mesa de pingue pongue virou bancada de trabalho!
hehehehehehehehehehe!!!

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil