FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Piteco de semente
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Sex Nov 29, 2013 6:59 pm    Assunto: Piteco de semente Responder com citação

Olá pessoal. Aqui mostrarei um piteco [Chloroleucon tortum; tataré; jurema]
que obtive ao coletar sementes de uma árvore adulta aqui numa praça de Campinas... Semeei-as e uma das que nasceram é essa árvore do tópico.

Ele tem aproximadamente um ano de idade,e, embora eu tenha feito algumas intervenções, ainda não o transplantei... Creio que seu nebari terá que ser muito trabalhado ainda.

Vamos à sua evolução, com fotos:

11/11/2012 - ele depois de germinado, provavelmente tinha um ou dois meses... Sinceramente, não lembro se foi transplantado para esse vaso ou se foi diretamente semeado nele. Acho que foi diretamente semeado.



05/12/2012 - ele já um pouquinho maior.



22/12/2012 - Um colega da escola veio em casa, e nós estávamos tirando fotos, então numa dessas fotos eu estou sentado ao lado do piteco:



03/01/2013 - Aqui depois de podado o ápice, e as brotações que surgiram:




26/02/2013 - Ao tirar uma foto do quintal, [depois de uma estilização nele], o piteco apareceu de relance apenas Sad




23/04/2013 - Ele crescendo, com a estilização feita:



30/05/2013 - Podado e aramado



07/06/2013 - Brotos rebentando.



01/07/2013 - Já com brotações.



Dessa data em diante, devido a um acidente meu, não possuo mais fotos dele, ele cresceu livremente até hoje, 29/11/2013, em que realizei uma desfolha completa, poda e aramação... Tirei fotos e postarei-as depois.

Porfavor, digam o que acham, pois sou inexperiente, e iniciante na arte, queria opiniões e críticas!

Obrigado!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 22/11/06
Idade: 40
Mensagens: 205
Localização: Belo Horizonte-MG

MensagemEnviada: Sáb Nov 30, 2013 12:22 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, primeiramente parabéns pela iniciativa de praticar bonsai pois é uma arte que modifica não apenas uma planta mais a nós também e tenha certeza que nada mais árduo e ao mesmo tempo gratificante começar um bonsai com uma semente.
Em relação ao Piteco ele precisa dar uma engorda assim você pode deixa-lo crescer por um tempo sem se preocupar com a estrutura aérea considerando que no futuro o primeiro galho será a continuação da planta(você deve arama-lo de forma que ele seja a continuação do tronco) e no restante superior poderá fazer uma alporquia. Acho que vale a pena deixar engordar, aguarde opiniões dos mais experientes para ver o que eles acham.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/09
Idade: 28
Mensagens: 261
Localização: Campinas-SP

MensagemEnviada: Sáb Nov 30, 2013 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,obrigado pelo elogio e pela resposta!
Realmente ele precisa de uma engordada, mais eu achei que está bom para um ano, não? Assim que eu transplantá-lo, vou colocá-lo na mamadeira Very Happy
Entendi a proposta, porém sairia fora da forma que procuro para essa árvore, um estilo flat-top... Essa forma não foi bem representada nas fotos do início do tópico, mas estas fotos recentes mostram melhor!:

Vista aérea:



Possível frente, e os lados e trás:









Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 48
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2014 8:08 pm    Assunto: sugestão Responder com citação

Se fosse meu eu cortaria eu aproveitaria somente o primeiro calho.
Ele esta muito reto sem movimento,
Cortaria acima desse primeiro galho de baixo e replantava inclinado formando novo ápice com o galho de baixo. Esso iria dar um movimento melhor ao tronco.
Se você plantar no chão ou mamadeira do jeito que ela se encontra, ela ira ficar ainda mais caneluda do que está.
A não ser que você engorde ela e depois aproveite a parte de paixo (primeiro galho) como novo ápce e faça madeira morta da parte de cima, que tambem ficará bom
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Mar 26, 2014 10:08 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, Guardião, para cada proposta terá um caminho diferente. Eu também talvez iria pelo caminho que o amigo propõe. Mas a ideia do Victor é compor uma árvore no estilo flat top. Neste caso está no caminho certo. Conforme a direção que se olha a planta tem um bom movimento, não é drástico, mas é bom. E para o estilo proposto também isso não é relevante. Creio que para engordar a planta deveria preservar o que tem pronto de estrutura de galhos e deixar um galho de sacrifício para puxar seiva.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
O Guardião
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/08/08
Idade: 48
Mensagens: 313
Localização: São paulo SP

MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2014 10:20 pm    Assunto: Justificando Responder com citação

Elio Luis Secchi escreveu:
Bom, Guardião, para cada proposta terá um caminho diferente. Eu também talvez iria pelo caminho que o amigo propõe. Mas a ideia do Victor é compor uma árvore no estilo flat top. Neste caso está no caminho certo. Conforme a direção que se olha a planta tem um bom movimento, não é drástico, mas é bom. E para o estilo proposto também isso não é relevante. Creio que para engordar a planta deveria preservar o que tem pronto de estrutura de galhos e deixar um galho de sacrifício para puxar seiva.
Abraço

Fala meu amigo Elio.
Concordo plenamente com você quando diz que para cada proposta tem-se um caminho diferente, minha sugestão refere-se exatamente a isto.
Este seria o caminho que eu escolheria, caso a planta fosse minha. Mas, é uma questão de gosto, e gosto não se discute. Certo?
Um grande Abraço.
_________________
A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 31, 2014 2:11 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, como desenvolve rápido!! Até hoje de todas as plantas que trabalhei a media de tempo em vaso antes de intervir é de 5 anos podendo variar pra mais... Estou atras de um piteco mas não encontro!

Bela evolução, estou curioso pra ver novas fotos
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil