FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

[INICIANTE] Ajuda com Caliandra!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Seg Maio 12, 2014 7:43 pm    Assunto: [INICIANTE] Ajuda com Caliandra! Responder com citação

Olá pessoal! Estou começando agora a mexer com mudinhas com o intuito de transformá-las em bonsai! Pesquisei e vi que a caliandra é uma ótima espécie para iniciantes por aguentar bem erros e podas desnecessárias (nada extremo, claro).
Pois bem. Eis que procurei uma semente de caliandra e, há mais ou menos 1 ano, plantei e aqui está minha mudinha.
Ainda em pesquisa, vi que a técnica de aramação e podagem deve ser feita desde cedo para evitar que a planta quebre futuramente. Então, aqui está uma foto de como ela estava antes da minha aramação:



Bom, antes eu tinha feito alguns cortes porque ela estava crescendo desordenadamente. E, hoje, decidi fazer uma poda maior, bem como realizar a aramação afim de escolher os galhos e o estilo da planta. E aqui surgem os problemas... vejam:





Bom. Não sei se fiz besteira, como disse, sou apenas um iniciante e gostaria da opinião de vocês (por favor não digam que eu acabei com minha plantinha! Sad Shocked ). Vou dizer o que eu pretendo fazer num futuro próximo:

1º) fazer o transplante para um vaso bem grande (maior que uma bacia) afim de "engordar" a planta. Isso daqui há mais ou menos 20 dias (agora estou ocupado e por isso não fiz logo);

2º) estudando vi que o ideal seria uma adubação que estimulasse o surgimento de flores, então comprei um NPK 4-14-8 (da marca vitaplan), um saco de farinha de osso e torta de mamona (vitaplan), bem como um pouco de omoscote, fora o adubo natural que colocamos no substrato. Adubaria a planta (não com todos de uma vez) após 1 mês realizado o transplante...

E fim. Depois esperaria ela crescer.

Por fim, queria saber de vocês se, de alguma forma, existe um indício de estilo a ser seguido nessa plantinha.

Desculpa se foram muitas informações e perguntas.. kkkk espero que alguém possa me ajudar.

Desde já agradeço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
erico.bettoni
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/04/14
Idade: 45
Mensagens: 158
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Maio 12, 2014 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Quando for transplantar, faça um falso transplante, ou seja, não desmanche o torrão deste vasinho, coloque ele todo na bacia e complete o substrato, que tem que ser bem drenante.

Não usuaria o fertilizante 4-14-8 não. Pode por osmocote a cada 3 meses e jogar a Tm+fo uma vez por mês, menos no inverno. Neste período pode deixar só no osmocote.

Mas deixe o pessoal mais experiente se manifestar, posso estar falando um monte de besteiras... Hehe

E pode ficar tranquilo, não matou a planta não.
MUITO legal ela ter sido de semente.
_________________
Minhas Plantas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Victor
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 01/06/11
Idade: 36
Mensagens: 229
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 13, 2014 1:20 am    Assunto: Responder com citação

Opa Luadesa.

Esses galhos laterais já estão enrijecidos, correto? Se ainda desse para aramã-los e se fosse minha, eu deixaria só o primeiro galho da direita e dele faria um novo ápice e deixaria ela engordar depois disso. Apesar de que a planta não está com o desenho ruim. Talvez, um pouco alta. Mas tudo depende do que você quer fazer com ela. Quanto ao osmocote, eu não utilizo na minha. Já ouvi dizer que a caliandra não gosta, mas ainda não averiguei esta informação.

Abraço
_________________
Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 13, 2014 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Legal o material, eu faria o falso transplante como o erico disse, afinal agora não é época de mexer nas raizes.
Transplante e deixe crescer livre sem podar! Vá apenas conduzindo e eliminando galos que serão dispensados no futuro, visando engrossar o tronco e os galhos "bons".

Quanto à adubação eu procuro formas de adubo natural como estercos de galinha o pombo que são muito eficazes e periodicamente utilizo adubos químicos do tipo NPK mas faço isso 1 ou 2 vezes por ano.

Agora é deixar a planta quieta sem mexer nem adubar, se pretende fazer o transplante em 20 dias eu não adubaria ainda mais com adubos químicos. Sugiro que prepare uma terra bem rica em materiais orgânicos para o transplante. Espere o final do inverno para fazer uma boa mistura de adubos para assim ter uma brotação intensa na prima-vera.

Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Maio 13, 2014 1:42 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela ajuda pessoal!

Acho que vou fazer o falso transplante sugerido! Mas ainda tenho três dúvidas:

1) há problema em, ao fazer o falso transplante, adubar a planta?

2) sabem em quanto tempo devo tirar os arames da planta?

3) em média, com quanto tempo a caliandra coloca suas primeiras flores?

Abraço, gente. Mais uma vez obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Maio 14, 2014 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

1) há problema em, ao fazer o falso transplante, adubar a planta?

Não, no entanto é o que eu te falei, agora não é epoca pra adubar, invista em uma boa terra orgânica que na primavera voce se preocupa com adubos adicionais.

2) sabem em quanto tempo devo tirar os arames da planta?

Olha não sei na caliandra mas a média é uns 6 meses nas plantas em geral.

3) em média, com quanto tempo a caliandra coloca suas primeiras flores?

Não se precipite rsrs foca no teu bonsai que os frutos virão depois

Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Maio 14, 2014 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

1) há problema em, ao fazer o falso transplante, adubar a planta?

Não, no entanto é o que eu te falei, agora não é epoca pra adubar, invista em uma boa terra orgânica que na primavera voce se preocupa com adubos adicionais.

2) sabem em quanto tempo devo tirar os arames da planta?

Olha não sei na caliandra mas a média é uns 6 meses nas plantas em geral.

3) em média, com quanto tempo a caliandra coloca suas primeiras flores?

Não se precipite rsrs foca no teu bonsai que os frutos virão depois

Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Maio 14, 2014 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Luadesa,

Cuidado com a aramação da Caliandra. Os galhos engrossam rápido e pode marcar. Quando aramo fico verificando semanalmente e assim que ficam justos eu retiro. Se for necessário aramo novamente mais folgado (normalmente não é necessário).
_________________
Um abraço

Denis
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Luadesa



Registrado: 16/08/12
Idade: 32
Mensagens: 18
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Qua Maio 14, 2014 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado, amigos!

As dicas foram muito úteis! Em breve postarei aqui como ela está ficando (espero que seja algo bom de se ver rsrs)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil