FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadory de Goiabeira!meu primeiro material de qualidade!
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Hugo Perticarati
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/13
Idade: 36
Mensagens: 232
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Set 01, 2014 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, adoraria ver como está ficando ela. Quando der posta fotos por favor.

Abras!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Seg Dez 15, 2014 7:25 pm    Assunto: atualizando foto pé de goiaba Responder com citação

foto da planta hoje







é isso amigos ,gostaria de saber a opiniao de voces,e quando devo iniciar alguma intervenção.

ainda nao sei o que vo fazer ,se devo deixar assim por mais tempo
ou
principalmente tira ela da banheira rss ninguem merece bonsai na banheira rss
apesar que a banherinha quebro meu galho e me deu uma sorte danada rss

se puderem me dizer quando posso tirar ela dai, e um bom substrato ideal pra ela desenvolver ,e qual intervenção fazer primeiro eu agradeço.
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)


Editado pela última vez por marcelo bh em Seg Jan 05, 2015 7:38 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Seg Dez 22, 2014 8:53 am    Assunto: Responder com citação

Faça um falso transplante para um vaso maior, sem mexer muito no torrão. Depois faça uma desfolha, para ver a estrutura da planta. Escolha os ramos melhor posicionados, elimine os demais, mantenha apenas 1 ramo por gema. O ramo inferior (esquerda na foto) mantenha sem podar, os superiores conte 1 ou 2 gemas (nós) e pode.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Seg Dez 22, 2014 10:10 pm    Assunto: goiabeira Responder com citação

Arzivenko,agradeço muito sua ajuda, irei fazer um vaso com madeira,esses caixotes que ja vi aqui no forum, pode ser desses?
qual medida voce me aconselharia a fazer?

sei que a madeira apodrece,mas sei que sera provisório mesmo,vi que geralmente forram a madeira com plastico para ajudar a conservar mais.

este procedimento de replantar em um vaso maior é que voces chamam de treinamento ?

vo fazer uma sequencia para nao ter erro,

hoje mesmo ja retirei os galhos extras, tinha broto com 3 galhos,escolhi o melhor posicionado e cortei os outros , cada gema ficou com um broto

obs cortei primeiro os ramos ,sem fazer a desfolha,pois ja sabia quais ramos eram os melhores posicionados pois irei seguir o estilo Hokidachi

agora irei fazer o caixote , depois irei transplantar, e em seguida farei a desfolha, assim que eu fizer a desfolha eu posto fotos,

so mais uma pergunta, este procedimento de cortar os galhos extras ,interferem em que sentido na planta?

me desculpe as perguntas,pois ainda to começando,e aqui no forum é pouco comum bonsai de goiabeira . esta é minha primeira tentativa com um material desse porte

esta semana devo fazer outro yamadory de goiabeira depois que eu buscar a planta posto aqui pra voces aconpanharem

abs
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Ter Dez 23, 2014 8:59 am    Assunto: Responder com citação

marcelo bh todo iniciante quer logo ter um bonsai, para isso acaba pulando etapas e colocando a planta diretamente em um vaso definitivo. Acontece que nestas condições a planta não cresce, sem crescer não podemos trabalhar, acaba que o sujeito fica a vida inteira com uma mudinha em um vaso, não um bonsai.

O pote de treinamento deve ter bom tamanho, com bastante substrato. A planta deve ser constantemente adubada para crescer o máximo possível. Então a cada etapa de intervenção devemos escolher os melhores ramos, aqueles que vão constituir a estrutura da planta e remover os excedentes. Faça a desfolha nos ramos apicais, não faça nos basais, assim os ramos inferiores irão engrossar mais, é o que esperamos de uma árvore, que os galhos inferiores sejam maiores. Isto acrescenta conicidade e é um primeiro passo para triangularmos a copa do bonsai, mas pra isso tem que ter paciência, é um passo por vez. Só quando a planta estiver com a estrutura "pronta" no que se refere ao seu layout, aí sim vai para um vaso definitivo, porque não queremos mais mudar sua estrutura, apenas mantê-la daquela forma.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Ter Dez 23, 2014 8:36 pm    Assunto: goiabeira Responder com citação

Arzivenko,agradeço muito sua orientação, quanto a pular etapas,nao pretendo fazer isto ,sei que esta planta ainda tem que ser muito trabalhada até se tornar um bonsai.

a semana que vem irei providenciar um vaso de treinamento adequado pra ela, e posto as fotos

mais uma vez agradeço sua atenção
abs e boas festas
Marcelo

Hoje 7 01 2015 fiz o falso transplante em um recipiente de 100 lt era de 200 mas cortei
e deixei o vaso com um pouco menos de 100lt

notei uma perda de raizes, mas mesmo assim nao mexi no torrao ,mas o que ta no torrao me parece ser mais que suficiente para sustenta a planta
eu preservei bem as raizes quando eu coletei a goiabeira.

eu acho que este falso transplante vai fazer muito bem pra planta ,pois o solo onde ela estava ja estava bem ressecado e compactado

agora uzei 3 baldes de terra vermelha, um balde de areia grossa quase que so pedrisco 1 balde de serragem 1 balde de esterco curtido de curral

peguei o vaso coloquei pedaços de isopor no fundo ,depois cobri com um pano,depois joguei uma camada so de pedrisco por cima do pano e por ultimo misturei a terra o esterco a serragem e fiz o falso transplante.

fiz a desfolha também ,mas so de alguns galhos os de baixo e o da apce deixei sem desfolha

daqui uns 15 dias eu começo a colocar o adubo,que sera torta de mamona,farinha de ossos mais esterco curral curtido ,ai vo misturar e joga um pouco na parte de cima ,guardar o restante em um pote fechado , e fazer uma rega, depois de 2 em 2 meses eu vo repetindo a adubação ,menos no inverno

agora é esperar pra ver o resultado.

Arzivenko gostaria que se possivel me exclarecesse uma duvida, os galhos que eu nao desfolhar ,eles irao engrossar mais que os que eu desfolhei ,é assim que fazemos o equilibrio do calibre dos galhos de um bonsai?

hoje 31 01 2015 fiz a adubação , e agora to no aguardo da planta responder
em breve atualizo as fotos


mais uma atualizada 04 02 2015

precisei baixar o tronco dela na parte de cima uns 3 cm, devido ter madeira morta, agora depois do corte pinguei vela por cima

depois do falso transplante com substrato novo e adubação e no vaso novo ela esta assim



abs
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil