FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ulmus Varrido pelo Vento - Penjin
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 1:19 am    Assunto: Ulmus Varrido pelo Vento - Penjin Responder com citação

Pessoal, juntei uma sequencia razoável de um Ulmus.

A planta foi um presente do Paulo Netto, do Aido Bonsai. Em 2004 estava neste estado.



Foi trabalhada com auxilio do Paulo e ficou sendo por mim cultivada durante um ano, no qual fui aprendendo como podar os Ulmus e sentindo o ritmo da planta.

em 2005



Em outra parte do fórum narrei a confecção das pedras, de modo que vou resumir.

Esbocei uma pedra com massa de modelar, destas para crianças.



Fiz uma forma de gesso e tirei um peça em cimento.







Com esta “pedra” pronta, juntei outras, visando obter uma composição triangular.



As pedras foram unidas com uma argamassa de cimento branco estrutural, tingido tal com as técnica de pintura em afresco. Sobre a massa ainda húmida foram aplicadas aguadas de pigmento mineral natural (pó xadrez) muito diluídas. A massa absorve gradativamente o pigmento, que passa a compor a própria estrutura da argamassa. O resultado entretanto não fica uma massa com cor homogênea, pois as aguadas de cores variadas e aplicadas irregularmente, vão dando a sensação natural de veios e outras irregularidades normais das pedras. Com um pouco de prática é fácil imitar a textura e cor de uma pedra qualquer, criando uma continuidade ou um encaixe que dificilmente podem ser percebidos.
Nesta foto a parte de baixo ainda está intocada, enquanto a superior já está com o trabalho bastante desenvolvido. Notem que há partes que são pedras mesmo e outras cimento tingido neste processo.



Vamos ao resultado em 2006



E em 2007



O trabalho ficou sendo cultivado por meu pai, no sitio dele, até este ano.
Não foi muito bom para a planta, pois meu pai tinha pena de podar. O vaso também caiu e não foi bem remontado. Ao retomar o trabalho constatei que as raízes estavam solicitando mais espaço, de modo que remontei subindo o conjunto todo para dar mais profundidade as raízes. Não foi possível entretanto manter a triangulação das pedras. Tudo se encaminhou no sentido de criar um plano mais horizontal no topo das pedras. Nesta foto a planta desfolhada e reenvazada.



Hoje acho que ficou ainda mais interessante, pois criou uma espécie de ninho para o tronco, enquanto a forma um tanto retangular do conjunto (em relação a como estava antes), passou a dialogar com o ângulo reto do tronco da planta, o que me parece ter ficado muito bem.



Atualmente , março de 2013, a planta está no seguinte estado.




É isso, grande abraço aos colegas e desculpem se me estendi demasiado.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
TheThality



Registrado: 20/12/12
Mensagens: 66
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Nossa, está muito bom! As pedras ficaram ótimas. Está realmente parecendo um cenário real. Parabéns! Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Roberto Fávaro
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 05/01/11
Idade: 38
Mensagens: 153
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 11:48 am    Assunto: Responder com citação

Lindo trabalho, Duprat! Parabéns pela evolução.

ABS.
_________________
ROBERTO FÁVARO

"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 12:23 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonito o conjunto, as pedras ficaram bem legais... será que o amigo não poderia fazer um passo-a-passo bem detalhado da confecção das pedras para que a gente possa reproduzir também? Razz
Se não for pedir muito Embarassed

Parabéns, muito bonito... agora acredito que seja esperar a recuperação. No entanto, se me permite opinar, eu desceria mais o primeiro galho a esquerda (última fotografia), fazendo basicamente o contorno das pedras. O que daria mais espaço para os galhos acima, permitindo perceber melhor a estruturação e organização. Ao meu ver, e isso pode ser uma dificuldade minha e também contribuída pela fotografia, mas parece que está um emaranhado de galhos, logo acima desse galho... emaranhado não no sentido pejorativo, mas no sentido de confusão visual. Então descendo o primeiro galho da esquerda poderia lhe favorecer a isso. Com podas e aramações se chegará a um melhor resultado. Se minha, faria isso.. mas você escolhe o seu caminho! Very Happy

Enfim, mais uma vez parabéns, achei muito bonito o conjunto e me trouxe realmente uma naturalidade entre os elementos!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sáb Mar 09, 2013 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonito...
o conjunto todo dá uma impressão de ter sido retirado inteiro...
Parabéns...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/05/12
Idade: 29
Mensagens: 225
Localização: Manaus-AM

MensagemEnviada: Dom Mar 10, 2013 12:03 am    Assunto: Responder com citação

belíssimo trabalho
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Mar 10, 2013 12:30 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal, que bom que gostaram, fico feliz.

Aguiar, postei o passo a passo em algum lugar aqui do fórum, mas já faz tempoooo.
Pior que achei, aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4113&highlight=ulmus

Estruturação e organização ? Confesso que pego os brotos novos, que muitas vezes querem subir, aqueles cumpridos espigões dos Ulmus, e enfio debaixo de outros galhos na horizontal. O resultado é não só visual mas um emaranhado mesmo. Cabelos ao vento hora, tudo desgrenhado pelo vento. Depois de firmarem na posição corto claro o excesso. Mas fica meio assim mesmo, perigosamente largado.

Bem o galho mais baixo que você citou com certeza já baixei. Já estava com arame, você viu, espero. Na minha cabeça vou tentar ir mais longe neste sentido. Imagino a ponta deste galho sendo a mais frondosa e quase no chão, pelo menos abaixo do nível da pedra, como estivesse protegida por ela também. E musgo, muito musgo fresco.

Tem trabalho ainda rsrs , vou postando.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Mar 10, 2013 3:18 am    Assunto: Responder com citação


_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 11/01/11
Idade: 32
Mensagens: 692
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 11, 2013 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

Muito legal, gostei bastante das raízes no meio das "pedras".

Abraço
_________________
Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Seg Mar 11, 2013 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

duprat escreveu:
Olá pessoal, que bom que gostaram, fico feliz.

Aguiar, postei o passo a passo em algum lugar aqui do fórum, mas já faz tempoooo.
Pior que achei, aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4113&highlight=ulmus

Estruturação e organização ? Confesso que pego os brotos novos, que muitas vezes querem subir, aqueles cumpridos espigões dos Ulmus, e enfio debaixo de outros galhos na horizontal. O resultado é não só visual mas um emaranhado mesmo. Cabelos ao vento hora, tudo desgrenhado pelo vento. Depois de firmarem na posição corto claro o excesso. Mas fica meio assim mesmo, perigosamente largado.

Bem o galho mais baixo que você citou com certeza já baixei. Já estava com arame, você viu, espero. Na minha cabeça vou tentar ir mais longe neste sentido. Imagino a ponta deste galho sendo a mais frondosa e quase no chão, pelo menos abaixo do nível da pedra, como estivesse protegida por ela também. E musgo, muito musgo fresco.

Tem trabalho ainda rsrs , vou postando.


Olá Duprat,
bom, entendi então o emaranhado dos galhos Wink
é algo novo para mim isso, de deixar emaranhado, mas também pudera, pois não tenho experiência em bonsai, o que sei é muito mais pelo o que eu vejo aqui e no resto da internet... realmente nunca havia pensado nisso.

Havia visto sim o galho aramado... mas pela foto imaginei que fosse deixar daquele jeito, por isso que opinei.. e vendo o seu projeto, era justamente isso o que eu tinha imaginado também! Wink

Mais uma vez parabenizo!

Ah! Obrigado pela atenção de postar o link do passo-a-passo! Very Happy

Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Abr 04, 2013 2:43 am    Assunto: Responder com citação

bem, também não tenho grande experiência, e tampouco teria pensado nisso se você não tivesse comentado. Mas de fato fui emaranhando tudo, enquanto processo de modelagem. Em verdade agora que me toquei a conveniência que tem o ulmus para o estilo varrido pelo vento....

Nascem no ulmus uns espigões compridos o tempo todo. Normalmente se corta deixando quatro ou cinco folhas, depois claro da estrutura de ramificações montada. Pois então... tenho deixado crescer um bocado os espigões. Os que nascem na direção contrária ao "vento", imaginando, eu jogo, como o vento faria, para debaixo dos galhos mais altos "varrendo" tudo em um mesmo sentido.

Os espigões ficam apoiados em outros ramos, as folhas de cabeça para baixo, tudo esquisito. Mas depois (já consegui em alguns momentos) as folhas viram na direção correta, o galho fixa no lugar, e corto o ponto de apoio deixando as quatro ou cinco usuais. Boa parte do trabalho não precisa arame, nem linhas de amarrar nem nada. É conveniente e dá o efeito.

obrigado por ter comentado, fiquei feliz em descobrir a a sorte que tive em ter usado esta espécie para este estilo.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
LEAO
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 18/02/10
Idade: 68
Mensagens: 578
Localização: Venâncio Aires-RS

MensagemEnviada: Dom Abr 07, 2013 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza!!!
_________________

www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Dom Abr 07, 2013 11:04 pm    Assunto: Responder com citação

duprat escreveu:
bem, também não tenho grande experiência, e tampouco teria pensado nisso se você não tivesse comentado. Mas de fato fui emaranhando tudo, enquanto processo de modelagem. Em verdade agora que me toquei a conveniência que tem o ulmus para o estilo varrido pelo vento....

Nascem no ulmus uns espigões compridos o tempo todo. Normalmente se corta deixando quatro ou cinco folhas, depois claro da estrutura de ramificações montada. Pois então... tenho deixado crescer um bocado os espigões. Os que nascem na direção contrária ao "vento", imaginando, eu jogo, como o vento faria, para debaixo dos galhos mais altos "varrendo" tudo em um mesmo sentido.

Os espigões ficam apoiados em outros ramos, as folhas de cabeça para baixo, tudo esquisito. Mas depois (já consegui em alguns momentos) as folhas viram na direção correta, o galho fixa no lugar, e corto o ponto de apoio deixando as quatro ou cinco usuais. Boa parte do trabalho não precisa arame, nem linhas de amarrar nem nada. É conveniente e dá o efeito.

obrigado por ter comentado, fiquei feliz em descobrir a a sorte que tive em ter usado esta espécie para este estilo.


Na verdade eu que agradeço por compartilhar isso conosco...
Não tenho nenhum exemplar do Ulmus, mas gostaria de ter, é tanto que está na lista das minhas futuras aquisições. Very Happy
Por aqui onde moro, só encontrei em um único lugar.

Bom, achei interessante isso de emaranhar... mas ainda fico com uma pulga atrás da orelha quanto a estruturação, e lhe peço desculpas por continuar com o assunto...
O emaranhado seria o propósito mesmo? Ou só seria para alinhar os galhos sem a necessidade de arames e depois ajustar cada um, colocando-os em seus devidos lugares?

Sempre que puder atualiza para que possamos ver como anda a evolução desse belo conjunto! Very Happy

Ah! Pesquisando pela internet para visualizar alguns exemplares, achei bonsai com estilos similares a esse seu, com emaranhados mesmo, veja:







E outros com os galhos bem definidos:








Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Mar 02, 2015 12:53 am    Assunto: Responder com citação

Atualizando:


_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil