FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus Benjamina Var. "Formigueiro" Atualização
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 30, 2015 8:42 pm    Assunto: Ficus Benjamina Var. "Formigueiro" Atualização Responder com citação

Olá amigos do Fórum!

Este Ficus Benjamina var. "formigueiro" é a minha segunda planta trabalhada como bonsai. Nunca será um bonsai de qualidade, mas fica sempre um carinho especial por ser uma das primeiras e estar comigo até hoje apesar dos maus tratos e de vários anos de abandono!!!

A história da planta é a seguinte: um vizinho meu podou a planta mãe que ficava na calçada da sua casa e jogou os galhos podados no terreno em frente. A molecada da vizinhança pegou um destes galhos e fincou em um formigueiro por diversão (por isto a brincadeira da Var. "Formigueiro"), eu passava por lá e via aquele galho fincado lá durante praticamente um mês e resolvi ir dar uma olhada, retirei o galho e não havia raízes, mas tinha formado um calo na base que fatalmente iria enraizar. Apesar de ser praticamente reto resolvi levar pra casa e pantar, não tinha nada a perder mesmo. Plantei, o Ficus enraizou e depois de algum tempo plantei em um vaso de bonsai, coisa de iniciante mesmo!! Depois disto praticamente deixei a prática do bonsai de lado e somente molhava as plantas, sem nenhuma intervenção maior até 2010 quando passei a ler artigos na internet e fui voltando aos poucos.

Segue abaixo um histórico da evolução da planta.

Primeira foto que tenho (2006), já estava comigo a cerca de 5 anos.Já tinha dado uma primeira curvatura no tronco, mas ainda estava praticamente reta.

Segunda foto do mesmo período (2006). Vejam a parte de baixo do tronco como estava reto também e foi um trabalhão para conseguir alguma curvatura por conta da espessura do tronco.


Esta é de 2010

2010, Este galho maior se tornou o novo ápice.

2010. Este primeiro galho na parte de trás foi eliminado.

Inicio de 2013. Visão superior e podem observar como o tronco já estava bastante retorcido, mas ainda não estava como atualmente.

Metade de 2013 após uma poda e estilização.

Metade de 2013


Primeiro trabalho para diminuição das cicatrizações (2104). Reparem como a casca está bem "cascuda", sinal de que a planta é bem velha, já que os ficus novos possuem a casca mais lisa.

Segundo trabalho (2015)

Idem (2014)

2015

Planta atualmente
Frente atual

Lado direito

Traseira

lado esquerdo

Detalhe da parte superior da planta

Visão um pouco mais de cima da frente


É isso aí!! Espero não ter cansado vocês com esta longa história!!Tenho uma idéia em mente para trabalhar a planta no estilo literati, mas gostaria da opinião dos amigos do fórum para ver se compartilham do mesmo que eu penso ou se pode ter algo mais interessante!!!

Toda sugestão ou crítica é bem vinda!! Somente assim conseguiremos evoluir nesta arte viva!!

Abraço


Editado pela última vez por Gilson Reis em Dom Ago 16, 2015 6:57 pm; num total de 5 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2015 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Cara ri muito com esta história. Var formigueiro kkk. Legal ver que a planta deu uma boa engrossada no tronco mesmo estando em vasos de pouca quantidade de substrato. Fícus é sempre surpreendente. Gilson um estilo literato fica muito indicado para este exemplar na minha opinião, o caule eata mantendo o calibre com um movimento legal. Mas eu também estudaria se não vale a pena um han kengai. Semi cascata. Tem um galho que esta tendendo para baixo. Trabalharia ele e com o tempo deixava a massa foliar lá embaixo. Sugestão.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 04, 2015 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado por opinar João!Em qual foto está o galho que você fala? É o galho da parte de trás ou o da esquerda na foto da frente da planta?

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Abr 05, 2015 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Fala meu amigo!! Peço desculpas pelo paint rsrsrs mas a ideia seria +- assim:






Se não conseguir visualizar ne avise! Abs.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 06, 2015 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Entendi João,

Só não há galho nesta região da esquerda na posição da sua projeção, mas isto me deu uma outra idéia que talvez fique bom!!

a minha idéia era esta! eu iria levantar um pouco mais o tronco, puxar mais para a frente para que e planta não fique caida para trás e depois deixaria a copa um pouco mais cheia!


Com a sua projeção me veio a idéa de puxar o galho principal para a direita e fazer conforme a projeção abaixo.



Vou estudar a arvore um pouco mais, ver se aparece mais alguma sugestão e depois faço a modificação. Tem tempo ainda!!! Pretendo fazer a intervenção no final do inverno.

Valeu pela projeção e dica!!

Abraço


Editado pela última vez por Gilson Reis em Dom Ago 16, 2015 6:32 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Abr 06, 2015 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Gilson, gostei muito da sua projeção e vendo mais especificamente a segunda eu faria esta copa com o direcionamento do galho para a esquerda como na primeira foto. Assim surge naturalmente o varrido pelo vento. Note que as raízes estariam expostas para o lado oposto do caule, causando uma proximidade maior com o estilo. Gostei muito!
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Ter Abr 07, 2015 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

É uma opção João!! Vou avaliar também! Bacana!!

Obrigado pelos palpites.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Sáb Abr 11, 2015 4:44 pm    Assunto: Responder com citação

Independente do estilo, vai ficar bacana! Não vou arriscar um palpite... Achei legal a tua persistência em formar a curvatura e cuidar das cicatrizes.

Eu também tenho algumas plantas que talvez nunca tenham a "qualidade" pra ser um bonsai, mas continuo cuidando delas mesmo assim! Muitos podem pensar que é perda de tempo e dinheiro, mas eu me divirto e aprendo muito com elas, hehe.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 11, 2015 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí Manakel, eu sinto mesmo!! É como se fosse um troféu conseguir extrair algo mínimamente razoável de um material ruim. Com o tempo passamos a ser mais criteriosos na escolha do material inicial quase sempre escolhemos uma planta com um bom nebari ou um bom tronco sabendo que a copa e estilização dos galhos apesar de demorado não é tão difícil, deste modo conseguimos ter sucesso mais rápido e de forma mais acertiva. Hoje praticamente não tenho quase nenhuma planta que possa dizer que é um "bonsai". Os que eu considerava assim a partir do momento que comecei a ter mais acesso a informações e fotos vi que precisavam melhorar e aliado ao pouco tempo que tenho atualmente para molhar eles durante o dia por conta do meu trabalho dei um passo atrás e plantei tudo no chão novamente para formar troncos maiores e com isto por em vasos também maiores. Já tenho praticamente uma centena que estão sendo trabalhados no chão ou em vasos maiores. Tenho certeza que no futuro me darão muita alegria pelo desenvolvimento que estão apresentando. Na primavera do ano que vem já devo começar a trbalhar a formação da estrutura de alguns e vou postando no fórum!!

De qualquer forma sempre que vejo alguma planta jogada ou que vai ser sacrificada acabo não resistindo e "adoto" mais uma.kkk

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Dom Ago 16, 2015 6:09 pm    Assunto: Ficus Benjamina Var. "formigueiro" atualização Responder com citação

Antes de mais nada sei que não é comum o estilo literati em Ficus e muito menos na natureza, mas dentro das possibilidades que a planta apresenta achei a melhor opção. Vale ressaltar que a minha opção seria a copa descendo rente ao tronco conforme meu rascunho, mas mudei de idéia para algo mais ou menos como o João Pinheiro sugeriu.
Segue fotos da intervenção realizada ontem.

O que sobrou após o corte dos galhos que não seriam utilizados


Detalhe da localização da barra para reposicionar o ápice:


Após reposicionado:


Outro lado:


Frente atual:


Traseira:


Após a desfolha:


Detalhe dos galhos retirados e que foram plantados, se pegarem poderão ser muito bem aproveitados. Todos foram amarrados com arame para engrossar no local onde seriam cortados para formar mudas com uma base mais grossa. Todos os arames foram retirados e o corte efetuado no local onde estava o arame, tirei a foto deste com o arame apenas para ilustrar o que escrevi.










Deixei 2 galhos para poder optar por um deles mais pra frente após a planta se recuperar, o outro será retirado. Não fiz a aramação agora porque apesar de não parecer a intervenção foi bastante agressiva, detalhe abaixo do tronco que chegou a rachar durante e operação:


Por enquanto é isso.. mais sugestões e criticas são bem vindas!!! Wink

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil