FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

goiabeira este curativo esta certo desta forma ?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2015 11:23 pm    Assunto: goiabeira este curativo esta certo desta forma ? Responder com citação

Amigos. minha goiabeira tinha uma broca no tronco ,so agora percebi,ai escariei por dentro com um formao de ponta fina,ate retirar a parte seca
depois enchi com parafina,vela comum derretida.
gostaria de saber se este procedimento esta correto

foto do curativo



abaixo segue a foto dela hoje,

obs precisei baixar a parte do corte em cima,pois tinha madeira morta, tirei uns 3 cm do tronco morto e pinguei com vela em cima.


_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)


Editado pela última vez por marcelo bh em Qui Maio 18, 2017 10:28 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Mar 29, 2015 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo, o procedimento está correto. Só tem que cuidar quando se faz isso para não pingar a vela derretida (que está quente) em cima de casca verde pois irá acabar matando mais um pedaço da casca. Também existem controvérsias quanto a eficiência de selar os cortes, seja com vela, seja mesmo com pastas cicatrizantes. É uma longa e velha discussão não só pelo Brasil, mas pelo mundo. Walter Pall, bonsaísta reconhecido da Europa defende a tese da não utilização de nenhum tipo de selante nos cortes, apontado diversas razões que aqui não vem ao caso citar. Por outro lado, há quem diga que boas pastas ajudam a cicatrização, enquanto novamente outros dizem que mesmo nas pastas não há comprovação de que elas possam "induzir" a cicatrização.... resumindo: deixa assim que está bom...rsrsrs
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Seg Mar 30, 2015 10:15 pm    Assunto: curativo goiabeira Responder com citação

Mais uma vez agradeço muito sua ajuda Elio,eu fiz este procedimento por pura intuição,nao cheguei a ler nada a respeito,estou observando e parece que ela vem cicatrizando,vou ficar observando e depois eu posto o resultado .Eu estava pensando que tinha feito tudo errado rss e que nao tinha nada haver encher o furo com vela ,vamos ver o que vai da .

Depois Elio gostaria de uma opiniao sua a respeito dessa goiabeira,a principio,eu pretendo um hokidashi .

agora estou deixando ela crescer livremente , eu cheguei a fazer uma desfolha,mas decidi que nao irei fazer mais ,e estou deixando ela crescer livremente,
os galhos ja estao engrossando bem,so nao sei como conduzir os galhos , para o estilo, pois estou meio perdido, nunca tive um material desses em maos.

Pretendo deixar os galhos engrossarem muito,depois fazer uma poda em todos os galhos ,ai penso em entrar com a desfolha,pois tronco bom ela ja tem,e esta com boa brotação,pois estou adubando ela corretamente,o solo eu mesmo preparei e ela aceitou.
Na minha opiniao so falta conduzir os galhos,e deixar engrossar, esses dias vo tirar umas fotos ,e gostaria de contar com uma opiniao ,para saber qual rumo tomar.

Ha Elio, minhas estacas de figo brotaram,estou com umas 5 mudas,e possivelmente mais umas 3 devem brotar , tentei varias vezes acho que desde o ano retrasado eu venho tentando e esta ultima deu certo,depois coloco as fotos também.

abs
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2015 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo, realmente o bom agora é deixar a planta se recuperar. sobre o estilo pretendido não acho que seja uma boa ideia de fazer hokidachi. Primeiro porque não é muito natural da goiabeira, mas principalmente porque você tem aí um tronco com um belo movimento que induz para um estilo moyogi ou mesmo inclinado... Creio que o moyogi seria o ideal. Apenas deverá mudar o ângulo de plantio, levantando o tronco de modo que o topo de cima fique na vertical com o nebari (base). Este procedimento poderá ser feito agora mais no final do inverno e daí sim já começar a seleção e posicionamento de galhos antes mesmo que eles engrossem demais pois se não depois não será possível modelar adequadamente. Se quiser já tirar umas fotos deixando o tronco na vertical, talvez dá para fazer umas projeções futuras. abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil