FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

sugestões
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
CÉLIO BUSIGNANI FEDEL



Registrado: 08/04/08
Idade: 51
Mensagens: 12
Localização: Santa Helena-PR

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2015 9:05 am    Assunto: sugestões Responder com citação

Preciso de sugestões e dicas para este ipê amarelo, que já está com seus quinze anos, formado a partir de semente. Preciso de dicas para o substrato ideal, troca de vaso, poda, etc. Obs.: o saquinho de osmocote já é dica deste fórum.



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2015 10:08 am    Assunto: Responder com citação

hum IPE, tava querendo pega umas mudas porem... O bicho chato para forma copa... vendo esse seu com 15 anos e digamos praticamente sem aquela copa fechada afinal ele tem 3 brotos digamos assim apesar de estar com uma bela aparência acredito que tenha potencial sim, porem o IPe e chato mesmo... prefiro não opinar na condução talvez uma poda para forçar mais brotações não sei. quanto ao saquinho de osmocote, essa opção e a do porta adubo que custa em media 1 real e poucos fica com estética muito boa tb
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
CÉLIO BUSIGNANI FEDEL



Registrado: 08/04/08
Idade: 51
Mensagens: 12
Localização: Santa Helena-PR

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2015 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Eu sempre achei que havia algo de errado com o substrato ou com a adubação para ele não formar uma copa decente. Pode ver que tem vários sinais de poda, porém, sempre saía apenas um broto de cada ramo podado. Agora, lendo aqui no fórum alguns tópicos sobre o ipê e a dificuldade em desenvolver uma grande brotação, tô até me conformando com o resultado deste aqui. Tenho mais uns dois ipês amarelos e uns quatro roxos e todos são assim bem modestos nas brotações. Mas, como eu gosto demais destas plantas, vou insistir.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 39
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2015 10:42 am    Assunto: Responder com citação

então, uma dica pode ser que de certo e uma superdosagem de adubo principalmente do Nitrogênio pois apesar dele aumentar o tamanho da folha (que e outro problema dos IPEs) ele tb ajuda na brotação forte, quanto a redução das folhas vi em outro post aqui no fórum mesmo sobre uma técnica de restrição de água, isso mesmo. não me lembro exatamente mais era tipo só colocava água no ponto critico e pouca fazendo com que ela sobrevivesse com o minimo de água, e muito ariscado porem segundo o post deu resultado. mais novamente vc correria o risco de perda da planta, pq se passar do ponto critico e morte mesmo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2015 11:14 am    Assunto: Responder com citação

Célio, de fato o ipê é isso mesmo que vocês estão comentando...chatinho em termos de brotação, ramificação. Eu acho que em termos de cultivo sua planta está muito bem e saudável. Temos que separar duas situações muito definidas em bonsai. Se queremos crescimento, ou se queremos manter a planta no estado em que está. Se queremos crescimento não adianta fornecer alimentação (adubos mais pesados) se a planta se encontra num recipiente em pequeno e portanto não tem para onde crescerem raízes. O crescimento de copa e raiz é sempre proporcional Sem desenvolvimento de raiz não há desenvolvimento de copa. Agora, quando temos uma planta que já está formada do jeito que imaginamos, ou que necessita ainda pouca coisa em termos de desenvolvimento, podemos sim colocar em vasos pequenos (de bonsai) e passar a manter ele saudável e bonito, porém sem grande crescimento vegetativo. Neste caso o Osmocote, do jeito que o amigo colocou está de ótimo tamanho. Uma maneira de dar um "gás" no crescimento mesmo em vaso pequeno é o replantio, retirando uma parte do substrato, podando raízes e completando com substrato novo a fim de criar novo espaço para outras raízes se desenvolverem, mas esta operação deve ser feita no máximo anualmente e no momento mais apropriado: final do inverno, antes de estourar a nova brotação. De momento eu retiraria o musgo que cobre o tronco, apesar de ficar um aspecto que muitos gostam, é importante no bonsai que apareça o nebari (ponto de união do tronco com as raízes). Também se quiser aramar e dar uma baixada no primeiro galho da esquerda na primeira foto, isso poderá incentivar a sair na primavera mais brotação no dorso dele. Vamos falando. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2015 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo. Ramificação no ipe é dificil mesmo. Suponho que somente em plantas medias ou grandes se consiga resultados razoáveis. Veja este meu:
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
CÉLIO BUSIGNANI FEDEL



Registrado: 08/04/08
Idade: 51
Mensagens: 12
Localização: Santa Helena-PR

MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2015 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

É Silas, esse ipê tá bem viçoso, mesmo. Os que eu tenho são todos pequenos de no máximo uns 20 cm de altura. Mas, vamos com paciência, quem sabe com o tempo eles podem gratificar com alguma surpresa. Aqui na região oeste do Paraná tem muitos ipês e daqui a alguns meses eles florescem e dão um espetáculo fabuloso de amarelo, rosa, roxo, branco. Nem que tenha que ficar imaginando os pequeninos bonsais com as copas majestosas e a floração magnífica.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CÉLIO BUSIGNANI FEDEL



Registrado: 08/04/08
Idade: 51
Mensagens: 12
Localização: Santa Helena-PR

MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2015 6:56 pm    Assunto: Responder com citação

O meu ipê amarelo que tá com a brotação mais promissora é este aqui.



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Profeta



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Abr 24, 2015 2:03 pm    Assunto: Responder com citação

Célio, uma dica que eu poderia te dar é principalmente remover todo esse musgo de seu ipê. Primeiro pq estão impedindo a luz de atingir o caule e gerar brotações, segundo que eles também absorvem os nutrientes do substrato. Comecei a trabalhar dois exemplares de ipê amarelo em 2008, desde a semente. Sou apaixonado por ipês. Mais pra frente tento tirar umas fotos dos meus e posto aqui.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil