FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Germinação de Cerejeira japonesa
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Out 12, 2010 10:07 pm    Assunto: Germinação de Cerejeira japonesa Responder com citação

Olá amigos.
Quero compartilhar uma experiência de 2 anos com germinação de sementes de cerejeira japonesa sakura de Okinawa (pink).
Como observei elas nascerem espontaneamente na grama em baixo das planta-mãe, fiquei sempre meio intrigado com as dicas na net impondo necessidade de algum tipo de extratificação. Outra coisa que me intrigava era se as sementes que germinavam eram da última frutificação ou se demoravam mais tempo nos solo até germinar.
A experiência constou em semear 20 sementes em cada forma de experimento, porém todas plantadas no mesmo dia, da mesma maneira em copos de plástico de 100 ml com areia grossa e submetidas aos mesmos cuidados em todo o procedsso. As sementes foram escolhidas aleatoriamente sem testes de poder germinativo.
Assim foram usadas 5 formas de tratamento antes de plantar:
Extratifcando com água fervente, no freezer por 24 horas, na geladeira por 30 dias, chamusqueadas no fogo, na geladeira com terra úmida por 3 meses, e ao natural.
Percentuais de germinação:
Ao natural, sem extratificação: 50%
Deixadas na geladeira por 30 dias: 50%
Submetidas a água fervente: 10%
No freezer por 24 horas: 30%
Chamusqueadas por fogo: Zero (algumas sementes duras, como acácia negra por ex. respondem maravilhosamente a esta técnica)
Na geladeira por 3 meses: 1 semente germinou em plena geladeira, as demais após plantadas tiveram germinação zero.

As semente plantadas ao natural foram as que começaram a germinar primeiro (45 dias após o plantio a primeira e a última 6 meses após o plantio)
As sementes que havia sido submetidas a 30 dias na geladeira começaram a germinar 5 meses após o plantio, sendo que a ultima a germinar foi 7 meses após o plantio.
As demais formas também tiveram demora de 4-5 meses.
Esperei mais um ano e meio, continuando com as regas para ver se alguma semente germinaria tardiamente, o que não ocorreu.
Mesmo morando em região de clima frio, o que poderia ser visto como uma extratificação natural, a época de plantio no meio da primavera e o pico de germinação, entre o verão e outono, mostra que não houve esta extratificação por geada ou mesmo por queda de temperatura.
Conclusão: é desencessário qualquer tipo de extratificação. As sementes que não germinam no decurso de um ano após o plantio, não germinariam mais.

Quero salientar que não pretendo dar a esta matéria qualquer enfoque científico, o que necessitaria de muitos outros elementos. O experimento só tem validade para as amostras e local onde formam realizados. Se alguém quiser utilizar como parâmetro, espero que ajude.

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
macjames



Registrado: 05/03/07
Mensagens: 65
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Excelente, Elio Very Happy
Principalmente por ajudar a desconstruir um mito ( e acho que no Bonsai há muitos), e além disto,por fazê-lo com metodologia. Valeu pela dica.
_________________
"Algum dia eu chego lá"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é, meu conterrâneo. Às vezes sou meio cético a coisas que dizem: assim não dá!!! Então faço testes próprios para ver no que dá...

abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Pra mim este tópico vai ajudar bastante pq ganhei um yamadori de cerejeira... só tá faltando tempo pra coletar!

Alguem arrisca vir pra rondonia me ajudar? Em contrapartida eu levo ao rio guaporé nosso paraiso "tropical"
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 6:59 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, melhor que essa sua experimentação, nem que fosse cientifica, eu diria não encontrar tão interessante e útil. Parabens pela paciência de Jó em proceder nessas tentativas, além, é claro, de postar o resultado para nosotros, como hablam los castelhanos. Very Happy

Embora, para mim, é claro, não tenha serventia nenhuma saber disso. Primeiro por que aqui no planalto cerrado central não vingam sakura, segundo, se vingarem não frutificam, logo, não teria como coletar sementes e fazer toda essa prosopopéia. Mas, enfim, é sempre uma ótima idéia que espero que o pessoal do sul possa aproveitar. Valeu as excelentes explanações e dicas. Very Happy

Laudir, meu chapa, será que vc não descola por aí umas sementes de camu-camu para mim? Há tempos tento obter mudas dessa espécie, mas o pessoal da Embrapa é meio reticente, e os outros foristas a quem pedi, residentes no norte, nunca se dispuseram a tanto. Posso enviar sementes de outras espécies para voce, na troca. Veja o que precisa e se der canal, envie resposta via MP. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/07/09
Idade: 50
Mensagens: 214
Localização: Osasco / SP

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, eu tenho uma árvore de Camu-camu, vou colocar umas fotos dela, se é que já não o fiz, tenho tratado ela com muito carinho, pois como aprendi com o nobre colega, algumas árvores sao únicas... Fiz uma poda drástica, há cerca de 45 dias mais ou menos, e estaquiei em areia grossa, mas ainda não obtive nenhum resultado. Caso queira alguma estaca, me diga como proceder para te enviar...

Elio perdoe minha intromissão, e achei a sua matéria muito construtiva, e claro farei experiências com algumas sementes de pêssego que tenho...

Abraços,

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 2:18 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Laudir, meu chapa, será que vc não descola por aí umas sementes de camu-camu para mim? Há tempos tento obter mudas dessa espécie, mas o pessoal da Embrapa é meio reticente, e os outros foristas a quem pedi, residentes no norte, nunca se dispuseram a tanto. Posso enviar sementes de outras espécies para voce, na troca. Veja o que precisa e se der canal, envie resposta via MP. Very Happy


Perdão meu amigo nyck... só agora vi este teu post. Podemos sim. só deixa eu pesquisar sobre este camu-camu pq ainda é uma especie desconhecida pra mim.

Mas vamos negociar sim!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Dom Set 02, 2012 9:44 pm    Assunto: Dicas Responder com citação

Boa noite Elio

Primeiramente, desculpe reativar teu tópico depois de tanto tempo.
Entretanto como achei-o muito didático para o meu aprendizado, tomei a liberdade de o fazê-lo.

Tenho aqui algumas sementes de sakura e lendo teu tópico gostaria de solicitar teu apoio para alguns pequenos esclarecimentos.

Para isso, uma consideração inicial: percebi que o Sr. reside na serra gaúcha, tendo um clima mais frio que minha região (noroeste do RS).
Por aqui o inverno também é rigoroso, com temperaturas que, tranquilamente chegam a -3° no inverno, mas o verão é bem quente.
Achas que a sakura pode se desenvolver também por aqui? Se sim:
1) Quando falas em germinação "ao natural", plantaste em que época, mais precisamente?
Vi que o Sr. comenta: "em meio a primavera". Posso levar em conta ser essa a ápoca correta?
2) No método ao natural, vi que plantaste em copos de 100ml com areia grossa.
Entretanto, qual foi a profundidade e o tempo em que ficaram nesse substrato após a germinação?

Desde já agradeço a atenção.
Abraço
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 02/09/11
Idade: 42
Mensagens: 652
Localização: Blumenau-SC

MensagemEnviada: Sex Set 07, 2012 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Otima materia amigo Elio Luis muito construtiva...

abraços...
_________________
" A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Seph, já havia respondido diretamente ao amigo, mas creio que seja importante também responder suas questòes aqui a fim de que outros possam ter a resposta a elas.
A sakura pode ser sim cultivada em todo o sul, sudeste brasileiro, especialemente a sakura de okinawa (flores rosa pink) que até tem boa resistência ao calor. As árovores que tenho no sítio são de sementes que coletei há uns 15 anos em Piratuba SC, que é uma cidade relativamente quente. O plantio tenho feito normalmente logo após a coleta das sementes que se dá normalmente em outubro, ou seja, é isso que chamo de em meiko a primavera...O plantio em areia grossa é feito a uma profundidade equivalente a espessura da semente. Aliás isso é uma meio regra que se pode utilizar sempre que se tenha dúvida sobre quanto enterrar uma semente: usar cobertura acima dela de mais ou menos a sua espessura. e o tempo de germinação, apesar de eventualmente alguma semente germinar logo uns 30-45 dias após a semeadura, o auge dagerminação ocorre após cerca de 6 meses...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 10:18 pm    Assunto: Beleza Responder com citação

Tranquilo Elio, 100% assimilado!
Abraço
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Jamerson Pereira



Registrado: 11/06/12
Idade: 36
Mensagens: 94
Localização: Feira de Santana-BA

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2013 10:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, pessoal!

Pelo que entendi, Elio coletou no chão as sementes. Por isso, gostaria de saber se alguém aqui já tentou
semear as sementes compradas na Ilha Bonsai pelo mercado livre. Algum sucesso? Abraços,

Jamerson
_________________
"O principio da sabedoria é reconceher que é um aprendiz e ter Deus como conselheiro".
(Agnaldo Cavalcanti Matias)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedcar



Registrado: 20/11/12
Idade: 38
Mensagens: 76
Localização: Guarujá-SP

MensagemEnviada: Qui Fev 19, 2015 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia, amigos
Comprei pelo Mercado Livre 5 sementes de Cerejeira e estou fazendo a germinação segundo orientação do vendedor.
Ele disse para deixar 24h na água, depois em água úmida dentro da geladeira.
Já estão a uma semana na geladeira.
Elio, baseado na sua experiência, acha que vale a pena retirar da geladeira?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Profeta



Registrado: 05/08/12
Idade: 37
Mensagens: 25
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Abr 16, 2015 12:14 am    Assunto: Responder com citação

Também comprei um lote de sementes no mercado livre...tenho apenas 6 sementes de sakura. Como moro no Rio, tenho medo do clima daqui.Acho que colocarei 3 em temperatura ambiente e 3 na geladeira.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Qui Abr 16, 2015 1:21 am    Assunto: Responder com citação

Também comprei sementes de Sakura pelo Mercado Livre. Eram 10 sementes e nenhuma germinou. Segui todas orientações do vendedor, inclusive mantive contato por e-mail e o mesmo foi me ajudando com detalhes. Vai ver foi algum erro meu...

Que chato, foi dinheiro jogado fora! Comprei um pré-bonsai de 2 anos pelo mesmo preço das sementes+frete... Já com estrutura formada e florindo. Eu não compro mais sementes! A não ser que ganhe elas, hahah. Mas não desanimem, não tem mistério, eu só não tive sorte com a Sakura mesmo! Consegui várias mudas de outras espécies por sementes.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil