FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calendário de podas do PN
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Seg Abr 27, 2015 4:51 pm    Assunto: Calendário de podas do PN Responder com citação

Pessoal,

Estou precisando de uma ajuda. Tenho visto alguns calendários de poda do PN (Pinheiro Negro) e alguns parecem bem controversos. Gostaria de saber de quem já cuida de plantas desta espécie há tempos, qual é o calendário que eu poderia considerar como mais adequado aqui para o Brasil. Preciso destes dados, pois estou fazendo um aplicativo para Android com informações sobre 32 espécies de plantas propícias para bonsai. Quando ficar pronto, disponibilizarei o link aqui no forum, em um tópico próprio. Por enquanto, preciso das informações válidas.

Agradeço aos que contribuírem com esse meu projeto.

Abraço a todos!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/04/11
Idade: 38
Mensagens: 381
Localização: Buritis-RO

MensagemEnviada: Seg Abr 27, 2015 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

opa copia 0000001 e minha em....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Qui Jun 04, 2015 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa vida,

Mais de 130 visualizações, várias pessoas que cuidam de Pinheiros Negros aqui no forum e postam fotos de suas lindas plantas, e ninguém pôde me responder? Sei que circula um calendário com os ciclos por aí, mas não sei se está correto, pois foi adaptado do hemisfério norte prá nós. Só gostaria de saber como proceder em cada mês em relação ao PN na questão de podas.

Tipo algo assim (chutando):

JAN = mekiri
FEV = mekaki
MAR = não mexer
ABR= ...
MAI = ...

Estou me empenhando para concentrar conhecimentos e experiências de outras pessoas sobre várias espécies em um aplicativo de celular, gostaria somente da contribuição de alguém com experiência em PN. Agradeço o empenho e boa vontade dos senhores.
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 06, 2015 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo, eu estou seguindo o calendário proposto melo Mestre Hidaka em seu livro. E também pelo que sei é seguido por várias pessoas que cultivam o PN no Brasil.
Metsumi - Novembro
Mekiri - Fevereiro
Mekaki - Março
Hanuki - Maio
Porém esta pinçagem de maio é a retirada de todas as agulhas velhas.
O Mestre Hidaka dizia a pinçagem de agulhas no Brasil pode ser feita o ano todo, que este lance de somente pinçar no inverno é coisa para o Japão.
A poda de galhos deve ser feita no Inverno e sempre se deve deixar um "toquinho" do galho que será retirado no ano seguinte, se não forma um 'caroço" no local. Aramação também é feita no inverno.
Mas sabe como é, pequenas variações também são possíveis. Por exemplo Hidaka diz no livro que planta grande não precisa espera fevereiro para fazer Mekiri, mas pode ser feito a partir de dezembro.
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Simba
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 17/06/13
Idade: 44
Mensagens: 292
Localização: Florianópolis-SC

MensagemEnviada: Seg Jun 08, 2015 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Elio!!

Muito obrigado mesmo pela resposta, o calendário que eu tinha visto circulando por aí não estava mesmo batendo com estas podas descritas pelo Mestre Hidaka.

Mas é exatamente isso, procurarei colocar neste meu aplicativo o que é considerado "padrão", e depois descreverei as possíveis variações, que ficam por conta de cada um né!

Obrigado de novo e uma abraço!
_________________
"Para fazer um pêssego, é preciso um inverno, uma primavera, um verão, um outono e uma abelha, muitas noites e muitos dias, e sol e chuva, pétalas rosadas com pólen - tudo para que a tua boca possa conhecer uns poucos minutos de prazer." - Minou Drouet
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2015 10:48 am    Assunto: Responder com citação

Simba, o nosso amigo Elio já deu um bom suporte.

Com relação a alguns esquemas, tem um tópico que achei que possui muitas figuras e quadros bons para o cultivo.

Segue o link:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16554&postdays=0&postorder=asc&start=30
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil