FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho: e agora?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Aurora



Registrado: 14/06/15
Mensagens: 13
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Jun 21, 2015 8:28 pm    Assunto: Buxinho: e agora? Responder com citação

Olá, sou nova no fórum, tenho algumas plantas que estiveram durante anos em vasos comuns, médios e grandes, e agora que acho que os troncos estão com espessuras razoáveis gostaria tentar fazer delas bonsai.

Preciso de ajuda porque ainda não tenho visão para projetar a condução delas.

Um dos casos é este Buxinho, transferido para a bacia em fevereiro/15, tendo escavado para achar o 'nebari' e cortado um pouco das raízes do fundo.

Estive lendo neste fórum que uma característica dos buxinhos é não aceitar bem a poda mais drástica de galhos que acabam morrendo, que foi o que ocorreu anteriormente quando tentei diminuir a altura deles, dá para ver nas fotos principalmente na 5, os locais das perdas.

Gostaria de começar a trabalhar a parte aérea na primavera por isso estou estudando o que fazer. Mas não tenho ideia do que seja possível por isso gostaria de alguma opinião mais experiente.

Seguem as fotos de 4 lados e a 5ª
Obs: a parte de cima está meio estranha porque separei um alporque que fiz para teste e deu certo, aparentemente está sobrevivendo bem.

Fico muito grata









Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 22, 2015 9:59 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia, Aurora!

Não tinha visto este tópico ainda. Acho que conseguiu resolver as imagens com este navegador rs.

Primeiramente seja bem vinda a este fórum. Aqui realmente acontece a diferença na vida da pessoa que deseja iniciar nesta arte.

Gostei muito do seu buxinho.

Eu te indicaria realizar o Estilo Sokan para ele.
http://www.atelierdobonsai.com.br/Estilos.php

Utilizaria a Foto 01 como frente.

Como fazer?
1)Na primavera, época mais indicada, pode o caule da direita logo após a primeira formação de copa. deixando apenas ela.
2) Sugestão: eliminar ou fazer um jin neste galho mais fino do caule da esquerda. (opcional, porém mais estético)
3)Pegue um ferro de solda destes baratinhos encontrados em mercado e realize novos furos na parte superior da bacia em todas as direções. Eles serão seus guias para tracionarem os galhos do buxinho, abrindo-os, tornando as copas mais abertas.
Fazer nesta época é mais sucesso, visto que as raízes aguentarão esta tracionada. Uma idéia é aramar locais opostos e ir puxando os dois aos poucos, com cuidado e devagar para não lascar.
4) Realizar uma poda de refinamento, conferindo um aspecto triangular nas duas copas que restarão.

Uma sugestão minha, caso fosse minha planta.

Boa sorte e vá postando as atualizações.

Abraços,
João Pinheiro.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Aurora



Registrado: 14/06/15
Mensagens: 13
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 22, 2015 4:54 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Tarde João Pinheiro

Não imaginei que teria resposta tão rápido...

Obrigada por ter gostado do buxinho

Só mais uma pergunta (por enquanto): o que se faz com os calombos no tronco - dos galhos que morreram?

Obrigada
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jun 22, 2015 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

As indicações do colega João Pinheiro são pertinentes. É que a planta tem alguns probleminhas não muito fáceis de resolver. O primeiro galho está bastante baixo. Bem isso, não seria de todo ruim se o segundo não estivesse tão alto, ou seja, a distância entre os dois está grande. Tem um brotinho no meio deste caminho que poderia sim ser no futuro uma boa opção de preenchimento deste espaço desde que deixado crescer enquanto "segura" com podas frequentes os demais. De qualquer modo as duas copas mais altas estão muito distante do solo e não faz sentido usá-las. eu as retiraria logo a fim de já ir deixando os nutrientes para o resto. Retira totalmente inclusive o tronco da qual saem.
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2015 12:27 am    Assunto: Responder com citação

Aurora, boa noite.

Muito legal termos o ponto de vista de um amigo mais experiente como o Elio aqui neste tópico. Com certeza suas observações são relevantes.

Quanto a remoção, como é um galho mais antigo e já tem um certo calibre, dificilmente sairá. O que da para se fazer é suavizar. Com o uso de ferramentas mais afiadas tipo canivete, alicates, realizar a remoção de excessos e finalizar com cortes côncavos para uma melhor cicatrização. Até uso de equipamentos mais profissionais como uma micro retífica elétrica.
Vai de cada um.

Apenas pelo fato de eu já ter iniciado uma sugestão para você e não ter visto ainda a resposta do sr. Elio, irei colocar o material que reuni para este caso.

Imagens de um caso de um grande nome do bonsai nacional, sr. Sergio Siqueira com um buxinho.


início do trabalho de reestilização da forma.


E o depois. Já na etapa final.



Detalhe da aramação para o tracionamento e a abertura de copa dele.



Aqui minha projeção humilde para sua planta. Claro que sem levar em conta o trabalho com arames. Apenas as formas, de maneira grosseira.


Mas pense no que nosso amigo Elio disse, provavelmente lhe dará uma planta mais refinada. Ele já me ajudou bastante em muitos casos meus. Sou um aprendiz.

Abraços a todos.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2015 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Boas colocações e projeção inicial João. De início é isso mesmo que se deve deixar. No futuro deverá se formar uma copa única onde os dois blocos que agora estão afastados sejam preenchidos por novas brotações e pelo direcionamento com aramação de galhos intermediários das duas copas, mais o crescimento do pequeno galho intermediário. também no lado direito vai ter que se baixar alguns galhos a fim de diminuir a altura entre o solo e o início da folhagem no lado direito. Isso tudo mais adiante. No buxinho é interessante ir se fazendo um procedimento de cada vez. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jun 24, 2015 9:39 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas considerações amigo Elio!

A idéia de juntar as copas, ficaria muito interessante neste exemplar.

Gostaria de aproveitar e pedir a amiga Aurora a postar no fórum "QUEM SOU EU?"
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewforum.php?f=17
Para se tornar mais conhecida nesta comunidade.

Abraços a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Aurora



Registrado: 14/06/15
Mensagens: 13
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Jun 27, 2015 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

Senhores é muita consideração vocês empregarem seu tempo com meu buxinho.

Sr. João Pinheiro:
- oportuníssimas mesmo as fotos da estilização e aramação no buxinho do Sr. Sergio Siqueira, porque não tinha ideia do que e como fazer (um processo muito delicado hein)

Sr. Seki:
- "tirar logo as duas copas mais altas..." poço esperar até setembro ou fazer agora em julho? - estou em São Paulo e as temperaturas noturnas estão bem baixas
- do outro lado do brotinho já houve um galho que morreu quando podei, próximo ao nº 5 da foto acima. Será que daria certo fazer um enxerto e daqui a uns 'aninhos' ela ficaria como a foto abaixo?

Ou poderia podar e envergar o tronco da direita para tentar um estilo misto de Sokan com Fukinagashi – varrido pelo vento, ou 'não tem nada a ver'? Ou é muita pretensão para iniciante...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 27, 2015 10:36 pm    Assunto: Responder com citação

A retirada das copas pode faze agora mesmo. afinal não vai se mexido agora no demais da árvore e portanto não há risco em retirar as copas. Quanto ao enxerto é possível sim. Poderia ser feito com outra mudinha da mesma espécie que esteja em saquinho plástico, e fazer um enxerto por encostia. E o resultado não é tão demorado assim. sobre o lance do estilo, o sokan tudo bem, mas para fukinagashi creio que não ficaria muito legal. o buxinho tende a formar copas compactas e o fukinagashi é um estilo de folhas ralas em função da ação dos ventos... É apenas o que eu acho... abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Aurora



Registrado: 14/06/15
Mensagens: 13
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Jun 28, 2015 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

É bom saber que enxertos dão certo e são rápidos em buxinhos. Mas antes de tentar nessa planta vou fazer uns testes em um outro buxinho menor.

Quando tiver resultado voltarei a este 'post' para vocês acompanharem o desenvolvimento favorável ou desfavorável.

Tenho outras plantas que também vou precisar trocar ideias com praticantes mais experientes.

Por enquanto agradeço muito a ajuda.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza. Ficaremos no aguardo. Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil