FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro Projeto
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gustavo!

Desculpa a demora no retorno, a semana passada foi meio corrida!! Na verdade a terra granulada que venho utilizando não é queimada em forno como provavelmente é esta que você está utilizando e que sem dúvida é muito melhor. Eu compro estes sacos de 20 quilos e acabo peneirando para retirada da parte muito fina. Mesmo assim fiquei na dúvida se o caco de telha absorve e mantém a umidade por mais tempo que a terra granulada. Achei legal a experiência que você está fazendo. Tinha pensado em fazer o seguinte:
-pegar 2 vasos do mesmo tamanho e encher um somente com caco de telha e outro somente com terra granulada;
-pesar ambos;
-encher um balde com água e mergulhar cada um deles por 5 minutos e em seguida pesar novamente para ver quanto cada um absorveu de água (em peso);
-deixar ambos no mesmo local (seja no sol ou na sombra), ou seja, ambos estariam submetidos às mesmas condições;
-pesar diariamente cada um deles com aquelas balança de banheiro até que voltassem ao peso inicial;

Com isto poderíamos saber que substrato absorve mais água e qual retém mais umidade por um tempo maior;
No caso da sua experiência, como os substratos estão em contato um com o outro pode ser que o mais drenante absorva a umidade do outro, mas de qualquer forma é valida a experiência.
Não consigo fazer esta experiência agora porque não tenho caco de telha, somente misturado com outro composto, no caso, casca de pinus.

Não vi a solicitação no Face, o meu nome está como gilson.reis, veja se consegue achar ou me manda o seu por MP. Somente a solicitação do João apareceu. Já adicionei!!!! Wink Wink

[OFF] Que pena hein João, mas é melhor não criar encrenca com a "Dona Encrenca" kkk sei bem como são estas coisas!!! Principalmente agora que está chegando um novo (a) herdeiro (a).!!!! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Aliás parabéns amigo!![OFF]

Abraço pessoal!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2015 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei da idéia do Gilson. Smile

Se fosse fazer, pediria ainda um terceiro recipiente com 50% terra granulada e 50% caco de telha, misturados, para ver se em conjunto eles realizam alguma modificação nesta questão de umidade. Mantendo os dois já comentado por ele.

Obrigado pelos parabéns meu amigo
Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2015 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Sad
A imagem sumiu, ia fazer o procedimento hoje a noite, agora que esfriou na minha região, e agora ?????
Me socorre Gilsonnnnn, tb não te achei no facebook procurei como Gilson Reis de Maúa , e nada, tenta me achar ai, Gustavo Martins



Gilson Reis escreveu:
Olá Gustavo!

Segue imagem abaixo com os passos que falei. A imagem vale mais do que as palavras como dizem e que é bem verdade!!!!



Fiquei na dúvida do primeiro galho da esquerda, me deu a impressão por esta nova foto que ele está localizado no galho mais grosso. É isso mesmo?
Outro ponto ele teria que ser baixado quando aramado já que vai compor a estrutura junto com os outros dois da direita.
Esta é somente uma opção, podem ter outras que você ou outra pessoa possam visualizar mais interessante.

Abraço
Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2015 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Gustavo!

Andei mexendo no local de armazenamento das fotos e devo ter feito alguma besteira!! Segue foto novamente!!



Vou procurar no Face e te adicionar!!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2015 9:29 am    Assunto: Responder com citação

Relendo o post pintou uma dúvida, vc disse que o galho do sacrifício que escolhi não seria legal pois pode gerar uma conicidade invertida, mas na foto vc selecionou o mesmo galho como sendo o de sacrifício, devo estar marcando mas não consigo entender, outra coisa, a ideia seria já cortar esse galho do sacrifício em algum ponto agora, não né?
Espero que me encontre no Face, abraço!!


Gilson Reis escreveu:
Olá Gustavo!

Andei mexendo no local de armazenamento das fotos e devo ter feito alguma besteira!! Segue foto novamente!!



Vou procurar no Face e te adicionar!!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2015 2:21 pm    Assunto: Responder com citação

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2015 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

É isso aí Gustavo!!

Ficou bom!! Você já deve ter visto que você mostrou na primeira foto o galho que você cortou como sendo o de sacrifício e eu me referia a este que você deixou mesmo!! O galho de sacrifício é realmente deveria ser podado somente quando a planta atingisse o calibre desejado, mas as vezes é necessário uma poda deste galho ou dos outros galhos que estão junto com ele para aumentar o vigor dos galhos inferiores para que eles não definhem e acabem morrendo. Eu costumo primeiro podar os demais ramos que estão no galho de sacrifício e depois se necessário o mesmo, mas é difícil ter que podar totalmente. Tem que prestar atenção, sempre ficar de olho. O meu pelo jeito já vou ter que podar as brotações superiores que estão mais vigorosas exatamente por este motivo.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 13, 2015 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

kkkkk agora que percebi que vc achou que o galho do sacrifício que eu estava falando desde o inicio era o que estava abaixo da palavra sacrifício e não percebeu a seta em amarelo com um símbolo de chave se referindo ao galho de sacrifício que tanto eu como vc estávamos considerando, kkkk o importante é que deu tudo certo, estou considerando limpar mais o galho de sacrifício mas acho q vou deixar por enquanto os galhos que estão nele e caso ocorra o que aconteceu no seu eles ficarem bem mais forte que os de baixo eu acabo tirando mesmo valew!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 13, 2015 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

KKKK!!!!! o que me confundiu foi a primeira foto do seu post!!! Laughing Laughing Dá uma olhada!!!!

Te mandei uma mensagem por e-mail sobre o Face!!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Ter Jul 14, 2015 9:00 am    Assunto: Responder com citação

Verdade na primeira foto o galho do sacrifício era outro rsrs te add la no face, então eu to pensando em tirar mais galhos que estão na parte superior do galhos do sacrifício, acho q os galhos de cima não usarei no bonsai e pensei em tirar ele para deixar o galhos do sacrifício com os 2 que tem mais baixos e as folhas la em cima na ponta, será que vou fazer besteira?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Ter Jul 14, 2015 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Bom se a intenção é fazer a planta crescer e engrossar o tronco seria bom manter o máximo de galhos possível para que a planta desenvolva a estrutura para suprir todos os galhos, os que serão usados e os que não serão também.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gustavomartins
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/11/09
Idade: 48
Mensagens: 132
Localização: Catanduva-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2015 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Putz vc já tinha falado isso né, acabei ouvindo tanta coisa, e segui uma ideia de que o importante é diminuir a massa de cima pra diminuir a auxina e aumentar a citocina favorecendo a parte de baixo dele, bom agora já foi rsrsrs, tomara q de certo, olha como ficou, a ideia e trabalhar ele de baixo pra cima, e deixar o galho do sacrifício engrossando o tronco, tomara q agora pelado ele não fique acanhado, rsrs
Bom acho q pro inverno já foi coisa demais, vou aguardar agora o verão para tentar fazer algo com o primeiro galho que é o único patamar escolhido, correto?
segue foto do pelado rsrs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 37
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2015 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Boa Gustavo,

Deixa ele dar uma recuperada mesmo. Se você ver a data do início do tópico e as fotos para hoje, da para se ver uma boa redução. Melhor dar um tempo para ele.


Recentemente coloquei um PN meu aqui no fórum mas minha esposa se apropriou do mesmo visando o natal rsrsrs me prometeu que me daria outro... Sad sem previsão ainda.

Parabéns ao amigo Gilson pelo aniversário!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 15, 2015 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

O fato de podar a parte de cima realmente favorece a parte de baixo, pode ser que eu não tenha conseguido transmitir a idéia do jeito certo, mas é o que eu tinha falado antes. Se a parte de baixo começasse a ficar enfraquecida retirar uma parte das agulhas, velas ou até mesmo podar alguns galhos por este motivo, equilibrar as forças já que o crescimento é sempre maior na parte superior.Como o objetivo principal agora é engrossar o tronco, se a parte de cima cresce mais rápido o tronco engrossa mais rápido. Mas agora já foi, como o João disse tem que esperar recuperar.

Obrigado pelos parabéns João!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil