FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bougainvillea
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Dom Jul 12, 2015 10:06 pm    Assunto: Bougainvillea Responder com citação

Olá amigos do fórum!

Fiz a segunda redução dos galhos desta bougainvillea, este fim de semana, desde que foi plantada no vaso pra estimular as ramificações e resolvi postar a evolução da planta até agora. Esta era uma muda comprada que ficou em um canteiro por 5 anos até ser retirada quase que sem raízes, o canteiro era muito pequeno (cerca de 20x20cm) e também não dava para cortar muito embaixo porque não tinha como conseguir entrar com o serrote de poda. Retirei com praticamente 3 raízes mais grossas e praticamente nenhuma fina.
Detalhe: os galos mais altos tinham mais de 4 metros de altura!!!Shocked Shocked
Após cerca de 2 anos fiz uma primeira redução dos galhos e agora a segunda. Durante os 4 anos no vaso a planta não foi trabalhada ou replantada, somente retirada de brotos que estavam mal localizados. A terra utilizada era comum retirada de outro canteiro no quintal, acredito que a terra não adequada e a falta de raíz durante a retirada do solo sejam o motivo para a planta demorar tanto para se desenvolver. Fiz a redução este fim de semana porque pretendo replantar daqui a umas 3 ou 4 semanas quando imagino que irá começar a esquentar por aqui e não deve ter mais quedas bruscas de temperatura. Creio que com a próxima leva de folhas venham também as flores, já que um pouco antes de esfriar tinham uns botões que não chegaram a abrir, vamos aguardar!! Rolling Eyes Rolling Eyes

Primeira foto de quando foi plantada no canteiro em 2006, o tronco era um pouco mais grosso que um dedo:


Fotos cerca de 2 meses após a retirada em setembro/2011:

O Vaso tem cerca de 30 cm de altura, a planta cerca 40cm deve ter mais uns 15 a 20 cm de tronco enterrado. Plantei mais fundo por conta da falta de raíz para não haver movimentação durante a fase de formação das raízes novas, inclusive com o auxilio de uma estaca (foto).





Fotos atuais antes da intervenção:





Fotos após desfolha e poda dos galhos mais compridos:





Galho maior que vou deixar por enquanto, dependendo da frente e estilo pode sr que venha a ser retirado depois:



Galho que quebrou no ano passado com uma bolada do meu filho!!! kk
Já deve ter emendado novamente.. Wink



Um tipo de orquídea ou bromélia, sei lá, que eu peguei em um arvore aqui próximo de casa.. sinceramente não gostei do resultado, mas vou deixar até conseguir outro lugar pra colocar.. Confused



Após a retirada dos galhos indesejados e corte mais próximo dos que ainda estavam compridos:





Aramação e reposicionamento de um galho mais reto, tem outros galhos que tem que aramar, reposicionar e curvar, mas este trabalho mais pesado vai ficar pra quando for replantar:





Possíveis frentes:







Atualmente as raízes estão saindo pelo fundo do vaso. Vou retirar esta terra atual e “levantar a planta” até o nível onde começa a formação das raízes que atualmente estão muito fundas. Vou deixar neste mesmo vaso por mais uns 2 anos até plantar em um vaso de bonsai.





As flores são rosadas!!

Por enquanto é tudo!!! UUUUFFFFAA!!!

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 13, 2015 9:42 am    Assunto: Responder com citação

Grande amigo Gilson, que bela primavera.

Esta deve ser uma xodozinha sua visto que postou neste fórum em que cada participante pode mostrar apenas uma de suas árvores rsrs.... eu ainda não tive coragem de decidir qual das minhas coloco aqui, mas confesso que as primaveras até por serem nativas estão entre as mais cotadas também rs.

Meu caro, eu particularmente gostei desta composição um pouco dramática da sua primavera. Tenho certeza que vocês dois irão se entender quando for pensar em definir um estilo para ela.

Esta plantinha que você inseriu no tronco, eu acredito que seja uma micro bromélia do gênero Tillandsias. No Brasil temos muitos exemplares delas, meu sogro tem algumas também em Santa Isabel. Ela deu um certo charme porque a copa não está bem fechada ainda, então sua presença acaba tendo um destaque.

Boa sorte na condução. UM grande abraço.
Very Happy
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Jul 13, 2015 6:33 pm    Assunto: Responder com citação

E aí amigo João!

Na verdade o meu xodó é um Ficus que ficou em um vaso comigo por cerca de 8 anos e faz 2 anos que está plantado no solo, pretendo retirar o ano que vem e que tem uma base muito boa!!! A minha decisão por esta Primavera foi por ter começado de uma muda comercial, pelo tempo que ficou no solo, o tempo que já está no vaso,por não ter um estilo e frente definido e por faltar muito ainda por fazer e para compartilhar os muitos passo que ainda faltam com o pessoal do fórum!!! Isso se a coitada sobreviver claro!!! Embarassed Embarassed

Você tocou em um ponto importante, eu considero que por se tratar de evolução onde tem quase sempre mais de uma técnica envolvida (seja de condução, aramação, nebari, etc,etc) se pudesse postar mais plantas haveria mais disseminação de conhecimento, é um beneficio para todos e eu particularmente me interesso em saber das experiências das outras pessoas para aprender mais. O criador do fórum (Mário) deve ter as suas razões para ter feito esta regra!! Sad Sad

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2015 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns Gilson pelo trabalho desenvolvido até aqui. Creio que a maior lição que este teu projeto mostra é no sentido dos colegas evitarem afobação, tentando estilizar e transformar em bonsai qualquer mudinha antes desmo de ter uma material adequado à mão. Então teu trabalho mostra anos de dedicação apenas no sentido de preparar um material para futura estilização. Ter esta paciência e visão é algo que falta muito para os bonsaístas especialmente os iniciantes. Sucesso no resultado final.
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Sáb Jul 18, 2015 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Elio. Very Happy
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> ESTUDO - A Evolução do seu bonsai através de fotos Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil