FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Uso de mini plantas para forração no Bonsai.
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Jul 19, 2015 10:15 pm    Assunto: Uso de mini plantas para forração no Bonsai. Responder com citação

Saudações meus irmãos no Bonsai.

Hoje, após algum tempo de muita observação e certa avaliação positiva sobre os resultados, quis postar sobre algo que até então não vi em nenhum outro lugar: forração para bonsai.

Vamos iniciar pela definição de forração no paisagismo:
O que é forração?

Forração é o nome que se dá a qualquer cobertura vegetal sobre um solo desnudo, ou seja, descoberto.¹

São plantas com crescimento horizontal maior que o vertical, utilizadas para "forrar" o solo e servir de elemento de integração para espécies mais altas. Em um sentido mais restrito, abrange em particular as espécies que não resistem ao pisoteio.²

Sem a utilização de culturas, o solo nu "fica sem proteção e sofre com o aquecimento provocado pelo sol e com os processos que formam as erosões. Esses fatores contribuem para a desertificação."³

No Bonsai, devido a utilização de escorredores e vasos com furos diversos para a "engorda" da planta, , a água pode levar os nutrientes pelos diversos canais de escoamento, tornando o mesmo pobre com o tempo.

Por experiência própria, observei que os substratos que possuiam estas plantas de forrações se apresentavam mais úmidos e na época do transplante, o solo poderia ser reaproveitado.
Também vale a pena ressaltar que estas plantas e suas raízes pequenas quando comparadas as plantas "principais" de nossos vasos em nada atrapalham. O crescimento não apresentou diferença para vasos que não as possuíam.

Aprendi com meu avô que algumas plantas mais delicadas podem nos indicar a umidade do vaso: se murchas, precisam de água. Elas sentem primeiro ou dão mais sinais do que a planta principal.
Quando faço a adubação, como a dose para o bonsai é menor, estas plantinhas podem tirar algum excesso.
A partir daí, multiplico-as e difundo em meus vasos.
Na hora de transplantar, faço o replantio da árvore e enfio na terra uns poucos exemplares do vaso original, com o tempo elas voltam a "reflorestar" Very Happy
Também acho legal variar um pouco a idéia de só ter musgo em exposição como "grama". Acho que um pouco delas no vaso, a composição ganha um charme.
Claro que tem gente que as trata como "erva-daninha!" rsrs.

Mostrarei as seis espécies que possuo e elas ao lado da planta principal.
Smile

1- Brilhantina
Pilea microphylla
Ela está em todos os lugares!, pequena, rápido crescimento e propagação. Se desenvolve tanto na sombra quanto no sol. Seu nome é devido ao brilho que suas micro folhas possuem!
Já vi até mesmo em vasos de exposição de bonsai em eventos importantes em SP, como uma intrusa!.
Seu controle pode se dar arrancando exemplares maiores, pois sempre tem uma mudinha crescendo novamente.
Também notei que uma borboleta muito bonita e alaranjada coloca seus ovos para que as lagartas devorem esta plantinha. Pela borboleta, vale muito a pena manter também Smile Se alguem se interessar tento tirar uma foto um dia da lagarta e da borboleta.

Brilhantina em destaque no vaso com a Azaléa.



Ao lado de uma muda de ameixa.

2- Mini trevo/Azedinha
oxalis oxyptera
Charmoso, de folhas de cor vinho indo para um verde quando maduras este trevo ainda dá flores pequena e amarelas.
Suas sementes são minúsculas e são arremessadas quando a mini “espiga” amadurece.



3- Dinheiro em penca callisia repens
Não tenho certeza que é esta espécie, pois a folha desta parece ser muito menor. Pequena, resistente, esta plantinha é dura na queda! Com o mínimo de raíz sobrevive e se propaga gerando novas mudas vizinhas. Possui uma flor discreta. Esta veio junto com o Pinheiro Negro de mercado.


Detalhe no vaso em que veio (apenas 3 unidades pequenas na época, hoje um tapetinho.)


Ao lado do Pinheiro Negro. No vaso do fundo (uma muda de limão rosa), também inseri ela.

4- (Desconhecida "1")
Esta veio em minha palmeira phoenix. Rasteira, suas mudas ficam presas uma as outras, necessitando cortar para auxiliar a plantar em outro local.
Folhas arredondadas, dão uma flor redonda também de cor amarela.


Ela em destaque.



Ao lado da muda de mini cereja.

5- (Desconhecida "2")
Minha favorita. Esta veio em um shimpaku de mercado que acabei doando em minha mudança de casa. Acho ela parecida com um liriozinho. Possui flores que duram bastante tempo. Fica esta moitinha e depois ela lança um galho que desenvolve raíz, tornando outra muda. Infelizmente demora a propagação quando comparada com as outras.



No pré de pitangueira, ao lado da azedinha, musgo e brilhantina.

6- (Desconhecida "3")

Esta para mim lembra muito uma plantinha que forma carpete no aquarismo chamada riccia. Não sei o nome desta, ela é rasteira e muito delicada. A menor das que possuo. Ainda está em pequena quantidade aqui.



Se alguém souber o nome de alguma, irei atualizando aqui.

Caso tenha mais amigos com outras, fique a vontade para exibi-las Very Happy


FONTES
1:http://florplantas.blogspot.com.br/2012/06/as-forracoes.html
2:http://www.cantoverde.org/jardim1.htm
3:http://www.escolakids.com/desertificacao.htm

Quem quiser ler mais sobre a erosão/proteção de solos.
http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/erosao
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/erosao_do_solo/erosao_pela_agua.html
http://www.ccvfloresta.com/actividades/cafes-de-ciencia/18-cafes-de-ciencia-arquivo/71-erosao-hidrica-dos-solos
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Manakel



Registrado: 29/04/14
Idade: 28
Mensagens: 80
Localização: Guaíba-RS

MensagemEnviada: Seg Jul 20, 2015 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

Fala João, tudo certo?

Tema interessante, cara!
Sempre fiquei em dúvida se as forrações são benéficas ou não pro bonsai, acho essa discussão super válida.

Eu, particularmente, detesto os mini-trevos, acho feios e são muito chatos de arrancar (a raiz não vem junto)! Do resto, eu até acho bacana e tenho vontade de utilizar nos vasos, mas nunca fiz justamente pelo receio de prejudicar e pela manutenção que dão. Só tenho bonsais pequenos, então a forração teria que ser o mais "mini" possível, senão fica esquisito, hehehe. Pra exemplares maiores acho super válido!

Em casa tenho algumas plantas que nas floriculturas aqui vendem como "Sedum" (ou "Cedum"). Acho que são consideradas suculentas.
NESSE site tem bastante fotos! Tu encontra mais informações e exemplos em blogs de "mini jardins" (ou "jardim de fadas", em inglês), como ESSE.

Abraço!



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2015 9:15 pm    Assunto: Responder com citação

Interessante João. Sempre é importante cobrir de alguma maneira o solo. No caso do bonsai, especialmente para se expor, normalmente usamos apenas o musgo. Outras coisas são consideradas "matinhos" mas no fundo a maioria tem sempre alguma coisa, até porque a maioria delas depois que se instalou é quase impossível eliminar. De qualquer modo, algumas delas são sugadoras de nutrientes, especialmente esta que você chamou de mini trevo. ela tem uma raiz pivotante enorme o que dificulta muito a sua retirada. Mas como eu disse, nas minhas plantas de cultivo tudo isso aí que você mostrou tem à vontade....rsrsrsrsrs Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2015 1:06 am    Assunto: Responder com citação

Agradeço a participação dos amigos!
Sempre bom ver a troca de conhecimento bem como crítica e outros pontos de vista.
Gostei dos links Manakel Smile

Amigo Elio, reconhece esta pitangueira? rsrs
Sei que no caso do pequeno vaso do PN a planta está alastrada de forma exagerada, mas lá é a minha "matriz" para aquela espécie rsrs de onte tiro as mudas.
Realmente reconheço que este mini trevo tem uma resistência em sair do vaso também rsrs. Mas de todos os que eu postei ele é o mais difícil, o resto acaba saindo facilmente e a raíz é minúscula. Futuramente, conforme a progressão, colocarei mais fotos para que os amigos acompanhem.
Laughing
Abraços.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2015 9:01 pm    Assunto: Responder com citação

Ah, sim João... a pitangueira estou lembrando dela. a propósito ali na base está querendo sair um brotinho, já poderia retirar. A não ser que queira esperar para ver se vai sair brotos ali na poda mais radical. Se não sair, este broto que vem de baixo poderia ser enxertado por transfixia, tornando-se assim o primeiro galho...
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Ago 03, 2015 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Prezado sr. Elio, bom dia!

Irei proceder conforme sua sugestão. Não conhecia este tipo de enxerto e ao procurá-lo pela internet acabei vendo o seguinte tópico.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14068&highlight=transfixia
É uma técnica ousada, irei tentar aplicar sim!

Abraços,

JP.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Fabiano Batista



Registrado: 27/08/14
Idade: 53
Mensagens: 83
Localização: Penha - São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Ago 03, 2015 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

Interessante o tópico!

Eu só cultivo Shohin e Mame.
Sendo assim, o que mais utilizo é o musgo e essa "Desconhecida 1", que gostaria muito de saber o nome.

Também utilizo uma bromelia, que conheço como "Praga de passarinho", que nasce agarrada nos troncos das árvores.
Mas só utilizo enquanto é bem pequena. No máximo 3 a 4cm.
Ponho uma no meio do musgo, pra compor o ambiente.

Estou querendo encontrar "Micro Orquídeas", que alguns aqui utilizam. Mas não estou conseguindo.
Se alguém souber onde posso encontrar, eu agradeceria muito!

Abraço!
Fabiano Batista

.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/03/13
Idade: 51
Mensagens: 300
Localização: Mauá-SP

MensagemEnviada: Seg Ago 03, 2015 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabiano!

Me parece que vi algumas micro orquídeas no Garden Tatuapé, logo na entrada onde ficam as orquídeas, próximo dos adubos.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil