FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Piúna
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2012 9:27 pm    Assunto: Piúna Responder com citação

Boa noite à todos

Tempos atrás quando estava analisando a retirada de um yamadori de pitanga,
encontrei outras plantas em igual situação, podendo render bons frutos.
Uma delas, segundo meu pai, uma piúna. Ela estava à beira de um banhado,
mais precisamente ela estava cercada por três lados pelo banhado, como podem ver pela foto abaixo:



Uma semana atrás resolvi retirá-lo. Animais circulando a todo instante a estavam danificando.
Pesquisei a respeito mais não encontrei quase nada na net sobre ela. Não dei muita importância na hora
A retirada foi fácil, visto que o mesmo estava na ponta do banco de terra preta.
Água havia em abundância e por esse motivo, não havia raízes profundas. A raíz principal, saía do chão e voltava à terra.

Coloquei-a em uma bacia plástica bem furada, o torrão foi mantido com uma circunferência de 30cm;
coloquei no fundo, uma mistura de terra preta e pedrisco, meio a meio.
Acho que o torrão ficou um pouco apertado na bacia mas ele deve se ajustar sozinho.
Utilizando o que aprendi no fórum sobre a pitanga yamadori, efetuei umas podas que se faziam
necessárias em galhos quebrados e alguns que, embora secos não davam sequer para um shari
(embora nunca tenha feito um, pensei na possibilidade!) devido ao seu estado.

A planta possui um tronco de 21cm de circunferência, 13cm da sua base até o início dos galhos principais (que são cinco!).
Sua altura total está em 43cm, sem a parte subterrânea.

Então quando ia postar percebi não possuir o real nome da planta. Pelo nome "Piúna ou piuneira"
não aparecia nada concreto na net. Sua textura é muito parecida com a pitanga (Eugenia uniflora).
Por aparência imaginei ser da família Myrtaceae. Por fim encontrei um site de identificação de espécies estrangeiro que confirmou a sua existência.
Me senti um pouco triste ao fim. Concluí tratar-se de uma planta rara, endêmica do Brasil.
Pelas informações, ela existe entre SC, PR e SP e, esporadicamente, RS.
As informações me levaram à Eugenia melanogyna, planta que produz um fruto escuro, parecido com a jabuticaba,
mas ocorre nos galhos altos e não no tronco. Árvore adulta de grande porte, seus arbustos quando novos possuem uma copa fechada,
muito bonita, com excelente a distribuição dos galhos. Foi o que me levou a transplantá-la,
além do fato que elas têm morrido frequentemente devido às fortes secas no noroeste do RS.

Enfim agora trago-a para compartilhar com vocês e colher sugestões sobre a espécie.
Minha idéia é somente efeuar novos ajustes dentre de um ano, após ocorrer uma recuperação da planta. Não sei se o musgo deve ficar também...
Talvez alguém a conheça melhor...

Ela ficou assim, caso tenha feito algo de errado, por favou não se acanhem rsrs:




Detalhe das folhas:


Abraço a todos
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 64
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2012 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Seph, eu nunca dei atenção a esta espécie, apesar de agora ver que ela vegeta por aqui também. Creio que seja um bom material para bonsai. De fato agora a questão é esperar a recuperação total dela.
Quanto ao musgo, retira logo com uma escova, se for o caso borife água enquanto vai escovando apra limpar bem.
Bom material...
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2012 9:38 am    Assunto: Piuna Responder com citação

Obrigado, Elio.
Como disse, paciência é a alma do negócio.
Apenas alguns pequenos ajustes, como esse do musgo, pra não
estressar mais ainda a planta...
Mais tarde a gente vê como ela está.
Abraço
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/10
Idade: 46
Mensagens: 724
Localização: Crissiumal-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 04, 2015 1:05 am    Assunto: Atualização Responder com citação

Boa noite à todos!

Atualizando o tópico, após quase três anos do yamadori, a planta respondeu
muito bem, visto que estava originalmente em área alagada e após o transplante,
ficou em bacia perfurada, com o mesmo solo, mas sem o excesso de água.

Assim brotou muito, de forma a ficar com um formato de copa.
É uma planta que seus brotos ficam com pontas finas e seu formato na natureza é de uma copa arredondada,
quando nova e oval quando velha...

Essas fotos são de Fev/2013, cinco meses após o yamadori:



Achei que possuia novas fotos de antes de efetuar os cortes, mas não...
Essas são de ontem:



Desculpem pela má qualidade das últimas fotos.

Antes da poda a copa estava literalmente fechada de folhas e o que posso dizer é que seus galhos cresceram para cima (cresciam bastante) e depois caiam para os lados de forma a formar uma vassoura.

Como dá pra ver, fiz uma desfolha completa e acho ser preciso um encurtamento maior dos galhos, que cresceram (já á muito tempo!) verticalmente.

Talvez um início total dos galhos primários ou a exclusão de um deles, uma vez que são quatro que saem de um mesmo local.
Um deles se divide em três ainda...
Dessa forma ficariam três a formar o início primário.
Possui um uro também, formado naturalmente...
O galho torto e curto que aparece nas fotos está seco desde que tirei o yamadori, ele apenas possui um lado vivo com um galho.

E é aí que está minha dúvida. Não sei se as fotos elucidam o que escrevi.
Caso contrário posso tirar novas...
_________________
"A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler).
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil