FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaléias em jardineira há mais de 12 anos
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FUKUDA - Hélio



Registrado: 02/09/15
Idade: 54
Mensagens: 25
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2015 11:20 am    Assunto: Azaléias em jardineira há mais de 12 anos Responder com citação

Caros amigos, preciso da ajuda de vocês….tenho uma jardineira com 2 azaleias que ficou meio que abandonada por vários anos (mais de 12!), sem qualquer tipo de cuidado especial com adubação, podas, etc.

Elas se desenvolveram, mas acho que de forma muito limitada, até mesmo por falta de nutrientes ou regas adequadas.

Como sou iniciante, gostaria da ajuda de vocês sobre como proceder com elas!

Inicialmente eu só fiz uma limpeza no vaso, pois haviam muitas samambaias, com raízes que se enrolavam nos troncos das azaleias. Para ter uma idéia, eu retirei uns 5 cm de raízes em torno delas!

Eu preparei um substrato para azaleias, de acordo com várias dicas dos colegas, que li aqui no fórum.

Agora tenho dúvidas sobre como proceder, e como conduzir inicialmente as plantas.

Eu retiro da jardineira e replanto em uma bacia grande? Reduzo um pouco as raízes para caber na bacia?

Faço uma poda drástica nelas?

Vocês podem ver nas fotos que são vários troncos…. será que são uma planta só ou várias?

Bom, vou aguardar as opiniões para iniciar os trabalhos!

Obrigado!

PS.: Tenho algumas outras plantas em situação similar, que pretendo recuperar também, mas acho que vou criando tópicos específicos, se não for encher muito vocês….rs…. tenho um Junípero, dois Podocarpos, um Acer Palmatum Dissectum Rubrum, Acer Palmatum...



Foto 1 - Azaléias na jardineira




Foto 2 - Azaléia A (da direita na foto)




Foto 3 - Azaléia A - detalhe dos troncos




Foto 4 - Azaléia A - detalhe dos troncos




Foto 5 - Azaléia A - detalhe dos troncos




Foto 6 - Azaléia B (da esquerda na jardineira




Foto 7 - Azaléia B - detalhe dos troncos




Foto 8 - Azaléia B - detalhe dos troncos



Bom, acho que é isso. tenho muitas dúvidas também se são várias plantas em cada grupo ou se são individuais que tiveram brotações baixas a partir tronco enterrado....

Fico no aguardo de ajuda!!!

Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2015 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Fukuda, tudo bem?
Legal que você iniciou a postagem de suas plantas! Smile

A julgar pelas imagens, sobretudo da azaléa "A", parece que os galhos partem para uma direção, para um ponto de convergência, tendo muita chance de ser uma planta só. Shocked
Mas também podem ser duas ou mais plantas. Aliás, até dá para em alguns casos, separá-las e acabar dividindo-as.

Posso não ser o melhor a te orientar nesta situação, mas se fosse você antes de partir para uma poda drástica visando futuramente um estilo, eu me asseguraria sobre a quantidade de plantas envolvida de fato, pois é fundamental ao se traçar um rumo.

Ambas as azaléas possuem muitos galhos e consequentemente muita estrutura para suprir tal necessidade de levar água e seiva a todos estes locais. Não recomendaria a poda de mais de 30% das raízes nesta primeira etapa de "recuperação".

Passado a fase de transplante, passando-as para a bacia, efetue a poda de alguns galhos mais altos removendo aproximadamente 50% da parte aérea, principalmente os locais com excesso de galhinhos. Num primeiro momento, não seja tão radical... a importância agora é apenas balancear a perda do volume radicular e visualizar melhor sua planta.

Deixe a mesma se recuperar sob luz indireta (não como está na foto sob luz direta), deixe ela apenas tendo a luminosidade, claridade ao ar livre até as primeiras brotações, cuidando da saúde e da água no substrato.

Aguarde pelo próximo período de latência, após ela "voltar" ao ambiente que estava acostumada para entrar novamente em ação acentuando mais os estilos e aramando.

Acho que vale a pena ter paciência com ela, afinal ela soube esperar 12 anos para a sua intervenção. São belos exemplares. Torço para darem ótimos bonsais. Very Happy

Nao se preocupe em mostrar todas as suas plantas! Pessoal aqui gosta!
Abraços.
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
FUKUDA - Hélio



Registrado: 02/09/15
Idade: 54
Mensagens: 25
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2015 2:19 pm    Assunto: Responder com citação

Legal João Pinheiro.

Minha idéia é ir postando de acordo com a evolução de cada uma! Wink

Então em relação às azaleias, vou fazer o transplante com cuidado em relção às raízes e à parte aérea.

Acho que quando conseguir retirar, vou ter um pouco mais de noção da planta como um todo mesmo!

Assim que fizer a retirada eu atualizo!

Obrigado! Abs
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil