FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda - Cuidados com Bonsai Jasmim-anão
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
esilva



Registrado: 28/10/15
Mensagens: 5
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2015 4:16 pm    Assunto: Ajuda - Cuidados com Bonsai Jasmim-anão Responder com citação

Olá,
Recentemente ganhei meu primeiro bonsai, um Jasmim anão. Desde então tenho começado a estudar sobre os bonsai, porém as informações que encontro são meio conflitantes.
O que sei sobre ele é que foi comprado numa floricultura, mas que não é especializada em bonsai.
Estou deixando em um lugar exposto à luz, porém não ao sol diretamente. Regando diariamente, já que a terra fica um pouco seca de um dia para o outro.
Há alguns dias, surgiram algumas folhas amareladas, e há 3 dias, notei algumas manchas brancas num dos galhos e no tronco, conforme fotos abaixo.
Peço a ajuda de vocês para saber se estou fazendo alguma coisa errada e se meu bonsai tem "salvação". Conto com a ajuda de vocês!!

Obrigado!!



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2015 9:14 pm    Assunto: Responder com citação

Bom ESilva vamos por parte com toda paciencia...

Primeiro ponto creio que tem um material com grande ramificaçao no tronco principal, penso que poderia escolher alguns galhos e definir se vai seguir o mesmo estilo ou partir para algo diferente...quando digo definir me refiro a poda de alguns galhos tipo um corte de cabelo imagine uma pessoa descabelada e uma com o cabelo cortado compreende...

Segundo ponto vale a pena saber a quanto tempo essa planta esta nesse vaso a quanto tempo foi transplantado e se ja recebeu adubaçao, as folhas amarelas é sempre sinal de alerta, pode ser sinal de muita agua enxarcando, pode ser sinal de adubaçao excessiva ou alguma doença, mas creio que nao seja nada demais no seu caso sua planta parece estar saudavel, basta procurar saber sobre esses pontos que quase nunca sabemos quando ganhamos uma planta e que sao extremamente importante que vc vai se dar bem...

Pense em moderaçao, luz solar, adubaçao, e rega, a partir dai comece a estilizaçao essa é a dica do sucesso, costumo pensar na arvore como uma pessoa primeiro deve estar saudavel pra depois pensar no que vestir... É isso irmao espero que os amigos possam te dar mais conselhos vou acompanhar!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
esilva



Registrado: 28/10/15
Mensagens: 5
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2015 10:45 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela ajuda, Wellington! Mas vamos lá, mais dúvidas...

Quanto à poda, vou estudar um pouquinho mais e vou fazer. Só quero ter certeza de fazer um check-up antes de cortar o cabelo, como vc mesmo disse... Hehehe

Bom, acho que não vai ser possível saber maiores informações sobre adubação e transplante.foi comprado em uma floricultura, que não produz a muda. Não consigo nem saber quanto tempo ficou na loja e se foi cuidada corretamente no tempo que por la. Vc acha que preciso transplantar? Adubar?

E os pontos brancos, é alguma praga? Como faço pra tratar??

Desculpe a enxurrada de dúvidas e perguntas, mas é que ganhei o bonsai da esposa, nao quero deixar morrer...

Obrigado pela paciência e pela ajuda!!

Abraços!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
wellingtonfonsecan
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 30/09/12
Idade: 41
Mensagens: 362
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Qui Out 29, 2015 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Entao Esilva esses pontos brancos é um tipo de praga sim parece que sao cochonilhas vale a pena pesquisar um produto para acabar com isso, aqui mesmo no forum vc deve encontrar caso nao encontre, procure no google, outra coisa que notei é que ha musgos no tronco isso parece ser.humidade e nao é bom, a planta deve ficar a sol pleno ou meia sombra, controle a rega tente regar so o substrato e somente quando notar que esta ficando seco, quanto as perguntas fique a vontade estamos ai para ajudar e aprender... Abraços!
_________________
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil