FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Romã
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
walterflick



Registrado: 12/08/16
Idade: 36
Mensagens: 9
Localização: Conceição do Almeida-BA

MensagemEnviada: Sex Ago 12, 2016 3:32 pm    Assunto: Romã Responder com citação

Boa tarde pessoa, estou com árvore de romã plantada no fundo do quintal que deve ter na faixa de uns 20 anos, só que a pouco tempo minha mãe decidiu que ia retira-la, e com isso gostaria de saber como posso fazer para para que ele futuramente possa se torna um bonsai? Que medidas iniciais devo tomar?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 44
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2016 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Walter, tens fotos para nos enviar?

A retirada que tens de fazer é imediata ou tens algum tempo para baixar ela, deixar brotar, fazer uma sangria e extrair do chão posteriormente?

Dá uma olhada neste vídeo que acho que pode te dar uma idéia do caminho a ser percorrido.
https://www.youtube.com/watch?v=kRLhMiveHaU

Se optar por fazer o processo, registra pra gente acompanhar!
Grande abraço e boa sorte!
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
walterflick



Registrado: 12/08/16
Idade: 36
Mensagens: 9
Localização: Conceição do Almeida-BA

MensagemEnviada: Dom Ago 14, 2016 8:46 pm    Assunto: Responder com citação

Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Walter, tens fotos para nos enviar?

A retirada que tens de fazer é imediata ou tens algum tempo para baixar ela, deixar brotar, fazer uma sangria e extrair do chão posteriormente?

Dá uma olhada neste vídeo que acho que pode te dar uma idéia do caminho a ser percorrido.
https://www.youtube.com/watch?v=kRLhMiveHaU

Se optar por fazer o processo, registra pra gente acompanhar!
Grande abraço e boa sorte!


Tem sim, vou tirar uma foto amanhã e estarei postando, quanto ao tempo, acredito que devo ter mais uns meses, vou começar a fazer esse processo.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
walterflick



Registrado: 12/08/16
Idade: 36
Mensagens: 9
Localização: Conceição do Almeida-BA

MensagemEnviada: Sex Ago 19, 2016 1:16 am    Assunto: Responder com citação





Olá meu caro, desculpe a demora, mas consegui retirar a foto, notei que ele apresenta uma casa de formiga em sua raiz, mas já estou cuidando delas. Mas enfim, ai está a foto. Estou aceitando as sugestões.

Att,


Walter Flick
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Richard



Registrado: 06/01/10
Idade: 43
Mensagens: 81
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Sáb Ago 20, 2016 1:14 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Walter!

Talvez eu esteja equivocado e, se estiver, peço que os colegas mais experientes me corrijam. Parece-me que sua árvore é muito grande para fazer bonsai, na medida em que a espessura do tronco é demasiadamente grossa. Geralmente, quando começo a trabalhar uma planta para bonsai, utilizo mudas de 1,5 a 2 metros com a espessura de tronco adequada, realizo a poda drástica e, algum tempo depois, faço a poda de raízes (geralmente nos invernos, mas as espécies nativas do Brasil resistem bem ao processo). Há um bom tutorial no site do Atelier do Bonsai sobre isso (ver, no menu principal, "O BONSAI - 1" e "bê a bá").

O que talvez seja possível fazer é uma alporquia de algum galho interessante da árvore em questão, transformando-a futuramente num bonsai. Isso leva algum tempo e depende se a sua mãe pretende retirar a planta num curto, médio ou longo prazo.

Grande abraço!
_________________
"O verdadeiro conhecimento (boddhi) transcende todos os modos de expressão." (Daisetz Teitaro Suzuki)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
walterflick



Registrado: 12/08/16
Idade: 36
Mensagens: 9
Localização: Conceição do Almeida-BA

MensagemEnviada: Seg Ago 22, 2016 8:33 am    Assunto: Responder com citação

Richard escreveu:
Olá Walter!

Talvez eu esteja equivocado e, se estiver, peço que os colegas mais experientes me corrijam. Parece-me que sua árvore é muito grande para fazer bonsai, na medida em que a espessura do tronco é demasiadamente grossa. Geralmente, quando começo a trabalhar uma planta para bonsai, utilizo mudas de 1,5 a 2 metros com a espessura de tronco adequada, realizo a poda drástica e, algum tempo depois, faço a poda de raízes (geralmente nos invernos, mas as espécies nativas do Brasil resistem bem ao processo). Há um bom tutorial no site do Atelier do Bonsai sobre isso (ver, no menu principal, "O BONSAI - 1" e "bê a bá").

O que talvez seja possível fazer é uma alporquia de algum galho interessante da árvore em questão, transformando-a futuramente num bonsai. Isso leva algum tempo e depende se a sua mãe pretende retirar a planta num curto, médio ou longo prazo.

Grande abraço!


Muito Obrigado meu caro, tinha algum tempo que não ia na casa de minha mãe, ao vê-la também já tinha imaginado isso, ela me falou que fez algumas podas e ele acabou ficando assim, já fiz algumas mudas dele.


Valeu, Grande Abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil