FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Arz070 - Guajuvira Fanta
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Set 21, 2016 10:02 am    Assunto: Arz070 - Guajuvira Fanta Responder com citação

Planta: Guajuvira - Cordia americana (L.) Gottshling & J.E.Mill
Origem: Yamadori
Proprietário Anterior: Afonso Fengler


Senta que lá vem história....

Amigos, hoje resolvi organizar meus arquivos e resgatar algumas informações que andavam meio dispersas. Desta forma vou apresentar a história desta planta, uma guajuvira apelidada de "Fanta" (fantástica? fantasia? nem sei mais). O primeiro registro que tenho dela é de 2010, no auge do meu interesse por bonsai (a primeira vez que li algo foi em agosto de 2008). Deste período destaca-se a ajuda e apoio do meu grande amigo e tutor Afonso Fengler, de São Miguel, que além de me estimular me repassava suas plantas de segunda (segunda pra ele, pra mim de primeira). Neste período de ouro eu desenvolvi minhas técnicas de carpintaria, açougue e coveiro, matava plantas fantásticas na ansiedade de fazer bonsai (acreditem em mim quando digo que matei plantas lindas, ainda vou fazer aqui uma honraria póstuma). Mas voltando à nossa Guajuvira Fanta, ganhei do Afonso, como tantas outras, porque ela tinha raízes saindo do meio do tronco, algo impossível de arrumar, tanto que releguei a planta para segundo plano, era o patinho feio da história.

Março 2010: Logo que a planta foi parar na minha antiga casa (temporária), estava a bastante tempo negligenciada e sem intervenções, vejam o vigor dos ramos e a quantidade de ervas daninhas.


Abril 2010: Primeira intervenção, removi os ramos ladrões e tentei estimular o surgimento de novas raízes para tentar arrumar o maldito nebari.


Outubro 2010: Removendo o semi-alporque percebi ZERO raízes novas, então desisti da técnica.


Novembro 2010: Desfolha, poda, seleção de ramos e aramagem. Percebam a conicidade invertida sob as raízes adventícias (do caule).


Maio 2011: Nova tentativa com o nebari, usando areia grossa.



2011 a 2013: Período negro, no qual permaneci 2 anos negligenciando completamente meus bonsai.


Junho 2013: Já na minha residência definitiva, resgato as plantas sobreviventes, a Guajuvira Fanta foi uma delas, percebam que ela praticamente retornou à condição original.


Outubro 2013: Mais quatro meses e nenhuma intervenção! Apenas mantendo os ramos de sacrifício no galho inferior, mais fino do que deveria.


Março 2014: Mais CINCO meses e ainda sem nenhuma intervenção!!!!


Fevereiro 2016: Após reestilização completa (fiquei devendo a foto da etapa intermediária)


Agosto 2016: Falso transplante para novo pote de treinamento.



Portanto, essa história é uma lição que eu gostaria de compartilhar com quem está começando, na ânsia de fazer bonsai nós matamos as plantas, apenas quando deixamos elas tomarem o comando é que conseguimos obter um bom resultado. NÃO ESTRESSEM SUAS PLANTAS! As mais belas plantas que eu tive me ensinaram como não devo agir, as mais feias me ensinaram o respeito pelo TEMPO! Esta sim é a técnica mais importante do bonsai.

Por hoje é só pessoal.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 36
Mensagens: 325
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Out 03, 2016 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Essa aí eu conhecia do outro tópico! (muito justo fazer um só pra ela Very Happy )

Bela história, o tempo e o bonsai nos ensinam muito.

Arzivenko, eu consigo ver que você está se aproximando bem do estilo do seu tutor ao ver suas plantas e as plantas dele que você postou em uma visita. Bem legal ver esse tipo de coisa acontecer.

Parabéns meu caro.

Abraços,

JP
_________________
http://pinheirobonsai.blogspot.com.br

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edicarlos Roberto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 20/06/11
Mensagens: 251
Localização: Toledo - PR

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2018 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

cara que planta fantástica! tem atualização dela? posta pra gente dar mais uma olhada!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil