FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Aparência !!!
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/04
Idade: 42
Mensagens: 268
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 10:59 am    Assunto: Aparência !!! Responder com citação

Olá !!!
Gostaria de saber como eu consigo fazer que meu bonsai
fique com uma aparência de grama na terra, acho
que é um musgo ??? Como faço para que ele tenha a
aparência de grama plantada !?!?
Vi em várias fotos e acho que fica muito legal ...



Obrigado,,

_________________
___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 12:00 pm    Assunto: Re: Aparência !!! Responder com citação

Oi Taffarel... tudo bem?

O que voce vê nessas fotos é musgo mesmo.
Voce apenas tem que conseguir um local onde haja musgo nascendo (jardim, sombra de arvore, sítio....) e retirar com cuidado, usando uma espátula.
Existem vários tipos de musgo. Eu prefiro aqueles mais "baixinhos", de menor espessura, mas isso é questão de gosto...
Tente retirar "placas" no maior tamanho que puder, mantendo um pouco do substrato sob o musgo.
Mantenha úmido até o momento de colocá-lo nos seus bonsai.
Pulverize com água a superficie do solo, coloque o musgo, deixando alguns espaços com pedrisco. Fica com aspecto mais natural e facilita a obsorção nas regas.
Após colocado no local, pulverize o musgo com água e assente melhor fazendo pressão suave com os dedos.
Procure manter sempre úmido para garantir a fixação e desenvolvimento do musgo no seu bonsai.
A partir daí, ele crescerá e ocupará mais espaço, podendo até ser retirada parte dele para colocar em outros bonsai, sempre deixando uma área com pedriscos para faciliar as regas.

Boa sorte..
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
sergiofilipi
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 11/10/04
Mensagens: 135
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 2:44 pm    Assunto: Re: Aparência !!! Responder com citação

Olá Taffarel,
Recolha um punhado de musgo e retire a maior parte de terra possível.
2. Coloque algumas lajotas de cerâmica dentro de um local com água e deixe por um dia para que fiquem totalmente úmidas.
3. Prepare em um local com sombra uma(s) bandeja(s) com um pouco de água onde serão colocadas as lajotas.
4. Coloque o musgo dentro de um liquidificador e acrescente meia colher de sobremesa de açucar.
5. Acrescente um pouco de água e bata. Se ainda estiver muito pesado, coloque mais um pouco de água até que forme uma pasta verde.
6. Sobre as lajotas coloque uma tela como as de mosquiteiro. A tela deve estar úmida e ficar bem estendida.
7. Com pincel ou espátula passe a pasta de musgo sobre a lajota.
8. Mantenha sempre a umidade na(s) bandeja(s) com a(s) lajota(s).
9- Fertilize com frequência.

Agora é esperar. Fique atento as lajotas pois elas absorvem bastante água. Com o tempo o musgo irá se desenvolver e poderá ser usado levantando-se a tela e cortando-se a quantidade necessária, não é preciso tirar a tela. Com o tempo ela apodrecerá.
Esta informação foi retirada do informativo trimestral (Jan/Fev/Março-9Cool da FELAB - Federação Latino-Americana de Bonsai.
Este tópico encontrado no saite do Mestre Mário.

Abraço

SFilipi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Taffarel

Realmente eles com musgo ficam um espectáculo.
Agora convem não esqueçer que para isso acontecer, quer dizer que têm niveis de humidade muito altos o pode muitas vezes não ser aconselhado para algumas espécies e até mesmo fatal, por vezes quando alguns membros solicitam ajuda através de fotos, essa imagem vale mais que mil palavras.
Quanto ao retirá-lo da natureza, Ok é uma das formas e podemos trazer quanto quisermos, agora muito cuidado com a "fitossanidade", pelo que não me parece muito prudente colocar directo no Bonsai, mais vale colocar num recipiente e ir fazendo a fitossanidade nele, mesmo quando seca, não mandem fora porque na maioria das vezes não está morto, volta a ficar verde quando lhe for favorável.

Sergiofilipi, Very Happy Eu já tentei essa formula, só que a minha dizia para colocar uma percentagem de "Cerveja preta", quanto mais percentagem, mais musgo, aquilo estava a ficar com bom aspecto Confused , para criar algo só que eu não sabia o Quê.
Atraiu quase todas as moscas da zona e antes que nascesse um "Alien" Shocked , preferi mandar tudo fora, vou tentar novamente na próxima primavera.

O que costumo fazer é, quando vou adquirir produtos num Horto peço um pouco e eles nunca me recusarm, isso é coisa de que eles nunca têm falta.

Cptos

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/04
Idade: 42
Mensagens: 268
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 7:58 pm    Assunto: Pergunta !!!! Responder com citação

Antonio Castro escreveu:
Olá Taffarel

Realmente eles com musgo ficam um espectáculo.
Agora convem não esqueçer que para isso acontecer, quer dizer que têm niveis de humidade muito altos o pode muitas vezes não ser aconselhado para algumas espécies e até mesmo fatal, por vezes quando alguns membros solicitam ajuda através de fotos, essa imagem vale mais que mil palavras.
Quanto ao retirá-lo da natureza, Ok é uma das formas e podemos trazer quanto quisermos, agora muito cuidado com a "fitossanidade", pelo que não me parece muito prudente colocar directo no Bonsai, mais vale colocar num recipiente e ir fazendo a fitossanidade nele, mesmo quando seca, não mandem fora porque na maioria das vezes não está morto, volta a ficar verde quando lhe for favorável.

Sergiofilipi, Very Happy Eu já tentei essa formula, só que a minha dizia para colocar uma percentagem de "Cerveja preta", quanto mais percentagem, mais musgo, aquilo estava a ficar com bom aspecto Confused , para criar algo só que eu não sabia o Quê.
Atraiu quase todas as moscas da zona e antes que nascesse um "Alien" Shocked , preferi mandar tudo fora, vou tentar novamente na próxima primavera.

O que costumo fazer é, quando vou adquirir produtos num Horto peço um pouco e eles nunca me recusarm, isso é coisa de que eles nunca têm falta.

Cptos

Castro


Antonio, então não é aconselhável pegar o musgo e colocar direto no bonsai?
Tem que ficar em um outro lugar um tempo?Porquê?
Quanto tempo?

Tenho um ficus e um pinheiro japones, posso colocar musgo neles?

Obrigado pela grande atenção !!!
_________________
___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2004 7:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Taffarel Very Happy

Citação:
"Antonio, então não é aconselhável pegar o musgo e colocar direto no bonsai?"
Na minha opinião não acho prudente fazê-lo, ao ser retirado da natureza poderá vir com fungos e insectos que irá contaminar o Bonsai, o mesmo com as Arvores de "Yamadori".

Citação:
"Tem que ficar em um outro lugar um tempo?Porquê?
Pode muito bem ser um recipiente como o descrito para aquele formula de criação de Musgo por ex: outro vaso que contenha só substrato, até pode servir de encubadora.

Citação:
"Quanto tempo? "
Penso que o tempo necessário para efectuar algumas aplicações de fitossanitário Prevenção

Citação:
"Tenho um Ficus e um Pinheiro japones, posso colocar musgo neles? "
Num "ficus" penso que fica "5 estrelas", agora num Pinus já é um dos casos que a meu ver, indica mais humidade do que aquela que ele deve ter, normalmente vêm-se nas fotos e em hortos, um ligeiro verde muito ténue, até porque o solo destes normalmente é inerte e como tal pouco nutritivo para o musgo, assim como nos pinhais.
Shocked Atenção, que é apenas a minha opinião, pelo que já agora tambem gostaria de saber a de outros membros do Forum.

Cptos Smile ,

Castro
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Chris Roger Pires



Registrado: 16/01/05
Mensagens: 38
Localização: Gioânia-GO

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 11:06 pm    Assunto: musgo Responder com citação

Amigos um amigo me ensinou uma receita que deu super certo ,:
recolhe_se o musgo seco passe numa peneira dessas de cozinha ,duas ,tres quantas vezes for preciso para se retirar (no meu coso)as cascas da arvore e possiveis ovos de formigas depois misture com um pouco de substrato e forre seu vaso com esta mistura,mantenha a umidade e borrife diariamente aquela agua branca que sai do arroz apos ser lavado e ai voce tera um musgo brotando da propria terra,nada contra as placas de musgo so acho dificil mante=las no lugar no momento das regas
Abraços
C.Roger
_________________
Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 11:50 pm    Assunto: Re: Aparência !!! Responder com citação

taffarel escreveu:
Olá !!!
Gostaria de saber como eu consigo fazer que meu bonsai
fique com uma aparência de grama na terra, acho
que é um musgo ??? Como faço para que ele tenha a
aparência de grama plantada !?!?
Vi em várias fotos e acho que fica muito legal ...



Obrigado,,


Amigão taffarel,

Utilizo uma receita ensinada a mim pelo nosso amigo Eduardo Mizuno na revista O Universo do Bonsai ( nao me lembro o numero). Pega-se o musgo bate-se no liquidificador com agua e despeja-se na terra da planta. Uma dica é que nesse processo tente deixar sempre a terra meio umida, pois assim ele pegara mais facilmente. Em pouco tempo o musgo nasce forte e saudável. Voce so tem que controlar seu crescimento. Espero ter ajudado Obrigado.

Abraços:


Illex
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil