FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa MAME (3 anos) - quais os cuidados ???
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
charlesfmachado
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/01/05
Mensagens: 191
Localização: Joinville/SC

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 8:54 am    Assunto: Serissa MAME (3 anos) - quais os cuidados ??? Responder com citação

Olá pessoal,

Comprei recentemente mais um bonsai de Serissa MAME com 3 anos, transplantada em setembro/2004 Very Happy . Tenho algumas dúvidas:

Quais os principais cuidados ?
Qual o tipo de adubo que devo usar ? Já posso usar ?
Gostaria de Opniões quanto estilo a seguir e o que trabalhar nela agora.

Agradeço muito a ajuda.


_________________
Charles Machado
"Mame Shohin Bonsai"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gabriel Vanzella



Registrado: 09/01/05
Mensagens: 30
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Charles!

Bonito espécime, bem, a respeito dos cuidados, entre no site do Sr. Mario, lá há excelentes informações a respeito de cuidados que se deve ter com um Bonsai.
http://www.atelierdobonsai.com.br/
A respeito do adubo, acredito que poderá utilizar o 10-10-10 com a metade da concentração indicada na embalagem em numa aplicação de 3 em 3 semanas. Adubo orgânico seria ideal, mas penso que seria pouco prático aplicá-lo num vaso tão pequeno.
E finalmente o estilo, bem eu começaria pensando no estilo Moyogi, informal direito, não sei se você concorda, mas o interessante é que já ouvi relatos de pessoas que começam imaginado um estilo e conforme vão trabalhando, alteram para outro. Sendo assim, não me preocuparia tanto, tenha um estilo como objetivo, mas seja flexível para alterá-lo quando bem lhe agradar.

Espero ter ajudado.
Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
charlesfmachado
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/01/05
Mensagens: 191
Localização: Joinville/SC

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Gabriel... com certeza suas dicas ajudam muito... estou com uma dúvida agora a respeito do tamanho desse vaso pois está secando muito rápido o substrato pois é bem pequeno mesmo... Confused

abraço
_________________
Charles Machado
"Mame Shohin Bonsai"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 11:36 pm    Assunto: Umidade Responder com citação

Charles, se você colocar um prato com água abaixo do vaso, tendo os cuidados necessários com o mosquito da dengue, terá umidade por evaporação o que ajudará em muito na manutenção de planta tão pequena. Coloque água em um prato ponha um suporte dentro (pedra ou o que valha) de maneira que o vaso fique sobre o suporte mas, não fique na água. Acredito que vai ajudar!

charlesfmachado escreveu:
Obrigado Gabriel... com certeza suas dicas ajudam muito... estou com uma dúvida agora a respeito do tamanho desse vaso pois está secando muito rápido o substrato pois é bem pequeno mesmo... Confused

abraço

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cissa
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/12/04
Mensagens: 172
Localização: Carapicuiba/SP

MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2005 2:55 am    Assunto: Responder com citação

Oi Charles,

eu conheço esse vaso, me parece by Mizuno, Very Happy
Muito bonito seu mame!!!

Quanto a umidade da terra, voce pode também afundar seu vasinho em um recipiente com areia (tipo aqueles pratinhos pretos para colocar vasos de flores). Assim, quando voce for regar, o excesso fica na areia que a planta vai absorvendo também.

Abração
Cecilia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2005 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

Essa dica da Cissa eu nunca tinha ouvido falar nao, mas essa do Mario é bem eficiente.
Voce coloca o prato com agua, coloca algumas pedras, para que o fundo do vaso na entre em contato com a agua e nao apodreça as raizes, e entao coloca a planta em cima das pedras.

Essa tecnica da Cissa irei testa-la em breve...
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Jan 28, 2005 9:59 pm    Assunto: Re: Serissa MAME (3 anos) - quais os cuidados ??? Responder com citação

charlesfmachado escreveu:
Olá pessoal,

Comprei recentemente mais um bonsai de Serissa MAME com 3 anos, transplantada em setembro/2004 Very Happy . Tenho algumas dúvidas:

Quais os principais cuidados ?
Qual o tipo de adubo que devo usar ? Já posso usar ?
Gostaria de Opniões quanto estilo a seguir e o que trabalhar nela agora.

Agradeço muito a ajuda.



Oi!!!!!
Como sou aficcionada por MAME e com muito medo, vou dar algumas sugestões que possuo através de experiências: eu coloco sempre brita zero e uma gelatina que existe contra o mosquito da dengue (quando seca fica igual gelatina e quando está úmida dilata e mata o mosquito). Quanto ao estilo, acho que o ereto informal é o que mais se adapta a planta vista na foto. Estamos com muito calor aki na minha cidade, eu não mexeria nela, esperaria o tempo melhorar para depois até podar.
Abraços da aprendiz de bonsaista
Angela
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2005 10:25 pm    Assunto: Mame Responder com citação

Eu tenho alguns mame eu faço o seguinte coloco varios vasinhos em uma caixa plastica com o fundo perfurado furos de 3mm tipo bandeja contendo um substrato bem arenoso e deixo somente metade dos vasos pra fora da terra desta forma a planta mantem a umidade como o bonsai de tamanho maior mas é necessario retirar os vasos a cada 3 meses para retirar a raiz que sai pelo furo do vaso tem uma dica de uma site japa bem legal mostrando bem detalhado! Twisted Evil http://www.wafu.com/sub774.htm
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil