FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori Urbano 2
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qua Ago 09, 2006 8:54 pm    Assunto: Yamadori Urbano 2 Responder com citação

YAMADORI URBANO 2

Quando decidimos realizar um Yamadori (coleta de árvores na natureza, quando já são árvores-miniaturas) podemos seguir dois possíveis rumos:

1. O realizar em locais distantes, em paisagens inóspitas, onde as árvores estiveram submetidas por longos anos as todos os tipos de intempéries e que por essa ação da natureza transformaram alguns exemplares em material ideal para a prática da arte bonsai;

2.Ou enxergar nos jardins da cidade esse mesmo material, procurando observar plantas que durante muito tempo foram submetidas a podas constantes e que estavam plantadas em locais diminutos e sofríveis.

O resultado é quase sempre proveitoso, basta uma atenção redobrada para vislumbrar em uma planta quase sempre esquecida, a base para nosso futuro bonsai.

Desta vez foi uma espiradeira, que estava no jardim na casa de meu irmão mais velho, que "gentilmente" a cedeu para mim.


Este exemplar possui aproximadamente 10 anos, originalmente com 2,15 m de altura (foto 01), com uma base em torno de 50 cm (foto 02).

Foto 01



Foto 02



O primeiro passo foi reduzir o tamanho da planta para 65 cm, procurando estabelecer uma proporção agradável entre altura e largura (fotos 03, 04 e 05).

Foto 03



Foto 04



Foto 05




A etapa seguinte foi realmente a mais dura e ao mesmo tempo delicada, pois a planta estava em um canteiro diminuto, sobre uma tubulação para águas pluviais (feita de manilha, que são tubos cerâmicos). E para agravar a retirada é uma espécie de madeira bastante frágil.
Foi preciso bastante paciência e a ajuda do Antonio, que é quem cuida de minhas plantas em meu sítio, o meu braço direito para assuntos bonsaísticos e abelhísticos (fotos 06 e 07) .

Foto 06




Foto 07



Abaixo pode ser observada a planta já retirada. Praticamente só possuia raízes profundas e pivotantes (foto 08 )

Foto 08



Foi então colocada em uma caixa de madeira, previamente preparada, sendo adicionado substrato, molhada abudantemente e aplicada hormônio enraizador (fotos 09 e 10).

Foto 09



Foto 10



Creio que dará um resultado bastante satisfatório, é um bom material que com os devidos cuidados resultará em um possível bonsai.

Ps.: No próximo sábado colocarei uma nova foto desta planta, pois fiz mais uma poda radical no tronco, compactando melhor este exemplar.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qua Ago 09, 2006 9:43 pm    Assunto: Responder com citação

Bergson,

gentilmente forçou seu irmão a ceder-te esta planta hein!? Brincadeiras a parte, você está sempre a caça de bom material para sua coleção. Isto é um exemplo de como podemos proceder para conseguir boas plantas para trabalhar, já que não temos grandes viveiros que nos vendam como esta. Parabéns amigo.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qua Ago 09, 2006 10:40 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

Depois de ter sido "contaminado" pela Arte Bonsai, não se consegue parar, é sempre observando o que se pode aproveitar.

Vivo a caça de material que possa utilizar, e algumas vezes conseguimos achar.

Aqui existem em espaço público caliandras maravilhosas, com 34 anos de idade, pois as vi serem plantadas, algumas foram arrancadas e o destino foi o lixo, estou tentando conseguir uma autorização oficial para preservar algumas, está difícil, mas quem sabe consigo, vou tirar algumas fotos e colocarei no fórum.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Ago 10, 2006 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Oi Bergson...

Belo trabalho meu amigo!
Estou curioso prá ver as novas fotos dele, após as podas de troncos! Rolling Eyes

Muito interessante sobre as caliandras de 34 anos! Se conseguir autorização, voce terá materiais raros, além de "preservar essas espécies ameaçadas" Rolling Eyes Rolling Eyes

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
vetbonsai
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 16/07/06
Idade: 48
Mensagens: 152
Localização: Pirassununga - SP

MensagemEnviada: Qui Ago 10, 2006 5:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Bergson!

Olha, fico de cara com o que vcs (experientes) fazem... Maravilhoso!

E esse negócio de ficar viciado não é fácil mesmo! Tô há menos de um mês estudando pra começar e to doidão!!! Very Happy

Bergson, me identifiquei muito com a técnica de Yamadori. To querendo trabalhar com ela. Me tira uma dúvida. Pelo que vi, todas as arvores devem ir primeiro para o escorredor ou só as pré? Vi que vc colocou na caixa de madeira. Quando utilizar a caixa e quando utilizar o escorredor!?

Qualquer outra informação será SEMPRE bem-vinda Wink

Abração a todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Ago 10, 2006 6:49 pm    Assunto: Responder com citação

carregaro,


não sou o Bergson, mas acho que dá pra explicar alguma coisa. Uma imposição para que se use o escorredor é que a planta caiba dentro dele. Normalmente são utilizadas pequenas mudas para crescimento. No caso da planta do Bergson ela não cabe em escorredor por seu tamanho já desenvolvido. Então se faz estes caixotes. Se fosse um vaso grande também serveria, mas depois daria trabalho para acertar as raízes no tamanho necessário para um vaso de bonsai. Depois o Bergson complementa mais coisas, por ser mais experiente e muito prestativo te dará mais explicações.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil