FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Durante escorredor e mamadeira...
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 3:13 am    Assunto: Responder com citação

Fala Daniel,

você pode, e até deve, mas eu particularmente acho um tanto complicado...
pense que nesse caso, você vai ter que usar algumas técnicas avançadas.
Podas em troncos (quase sempre) e galhos mais grossos... Raiz pivotante mais longa (Principalmente frutíferas) e dependendo da formação, pode até ser que demore mais (esteticamente falando) a se tornar um Bonsai do que uma muda adquirida menor...

Entretanto, eu já vi colegas conseguirem mudas bem desenvolvidas e com galhos de calibres harmoniosos com o tronco... aí é bem rápido e bacana o resultado.

Acho que quando você for comprar uma muda dessas, é bom estar com algum colega experiente, para examinar bem o potencial dela.

Analogamente, é comum a gente ver prés, bem mais caros do que Bonsai, isso porque muitas vezes esse pré tem mais potencial à curto e médio prazo do que o próprio Bonsai.

Mas acho que como experiência, é muito válido.

Sergivaldo, quando você responder, me por favor me corrige caso eu tenha dito alguma besteira.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
quarte



Registrado: 17/02/05
Mensagens: 20
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 3:50 am    Assunto: Responder com citação

Fala Felipe,

Imaginei q a tecnica fosse avançada, tanto q eu, totalmente novato na área, nem conseguia imaginar como essa diminuição seria feita ...
O interessante foi que eu vi essa mensagem do Sergivaldo horas depois de ter voltado do supermercado aonde eu vi um ficus a venda com mais ou menos 60 cm de altura. A minha esposa sugeriu que eu o comprasse para transforma-lo em bonsai, mas eu respondi q achava q era impossível transformar uma planta daquele tamanho em um bonsai. Agora já sei q é possível, mas ainda é muito avançado pra mim ... vou ficar de olho nas mudas menores.

T+

Daniel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 4:02 am    Assunto: Responder com citação

Daniel, para mim também, mas no entanto, outro dia compreo 2 mudas de jaboticaba com mais de 1,5m... pensei bastante quando podei as copas e agora vou observar bem a planta daqui para frente... no inverno, vou reduzir a massa radicular, e depois esperar as novas brotações para definir um pouco a nova copa e o estilo. Mas tenho certeza de que isso vai çevar ainda alguns anos, para ficar com uma boa aparência.

O ficus é uma espécie que eu acho bem simples de se trabalhar e se adapta à qualquer clima. Eu tenho um pré, que compre como muda (1,35m)já faz algum tempo e dele eu já fiz entre estacas e alporquias umas 12 outras mudas e só agora cheguei a definir um pouco o trabalho. Daniel, aonde vc mora? Não consta no seu perfil...

Cara, quer um conselho? Volta lá e compra ele. mesmo que ele não tenha sinuosidade no tronco ou nenhuma boa ramificação na perte inferior, faz estaquia, pois é muito fácil.

P.S. Estou sentino falta do Illex nesses papos noturnos...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 11:10 am    Assunto: Responder com citação

[/quote]

Sergivaldo,
Fiquei curioso em relaçao ao q vc disse sobre a sua jaboticabeira. Como vc transformou uma muda de 2 m de altura em um bonsai com 50 cm? Eu achava q eu teria q encontrar mudas bem pequenas para conseguir mantê-las pequenas dentro de um vaso de bonsai ...
Quer dizer que eu posso pegar uma muda já mais "madura" e depois diminuí-la? Qual é a vantagem de se fazer isso?

Abraco,

Daniel[/quote]


Editado pela última vez por Sergivaldo em Seg Fev 21, 2005 11:11 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Citação:


Sergivaldo,
Fiquei curioso em relaçao ao q vc disse sobre a sua jaboticabeira. Como vc transformou uma muda de 2 m de altura em um bonsai com 50 cm? Eu achava q eu teria q encontrar mudas bem pequenas para conseguir mantê-las pequenas dentro de um vaso de bonsai ...
Quer dizer que eu posso pegar uma muda já mais "madura" e depois diminuí-la? Qual é a vantagem de se fazer isso?

Abraco,

Daniel


Olá Daniel,

O cultivo a partir de grandes mudas é só mais uma das opções para se fazer um bonsai.

Assim como o cultivo a partir de sementes tem seus encantos, como por exemplo, permite que o cultivador modele totalmente sua planta acompanhando-a deste a germinação, esse método também fascina pela possibilidade que nos oferece em transformar uma planta já bem desenvolvida em um bonsai. Eh semelhante ao que se faz com as plantas coletadas diretamente na natureza (yamadori), com a vantagem de já termos uma planta com as raízes bem desenvolvidas, onde o risco de perda é mínimo.

Qual a vantagem nisto? A maior vantagem é ter uma planta com uma estrutura muito mais antiga que outra cultivada a partir de sementes. Por exemplo, esses meus exemplares de jabuticabeiras têm mais de quinze anos de idade e estou cultivando bonsai a pouco mais dez anos. Há cinco anos adquiri essas plantas. Eu não teria a mínima condição de ter um bonsai nesse porte se tivesse iniciado por sementes.

Há muitas pessoas que não gostam desse método, preferem iniciar por sementes. Tudo é questão de gosto pessoal. Na minha opinião, o que importa é sentir-se bem com o que faz, estar realizado.

Particularmente, gosto de todos os métodos.

Felipe, você está certo, só não acho que sejam necessárias apenas técnicas avançadas para isto. Se, como você mesmo diz, soubermos selecionar uma boa muda para bonsai, isto já será meio caminho andado. Considero uma boa muda aquela que tenha galhos bem distribuídos ao longo do tronco, principalmente se forem baixos, uma curvatura interessante, um bom nebari e galhos não muito grossos.

A escolha da planta vai depender sempre do gosto pessoal. E preciso ver o bonsai que está escondido dentro de cada planta.

Se encontrarem uma planta com uma boa estrutura, não pensem duas vezes antes de comprá-la. Vejam como são feitos os bonsai dos grandes mestres japoneses, em especial Masahiko Kimura e Takeo Kawabe.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 12:54 pm    Assunto: Responder com citação

OK Sergivaldo,

Sei lá, o que eu penso é que isso é muito particular em cada espécie... uma planta adulta, é bem difícil de se encontar com bom desenho de raízes e com boa sinuosidade... a estética e diametro entre galhos e tronco podado é quase sempre um desafio... Igualar isso, além de paciência e tempo, acho que requer bastante experiência.
Como alguém já disse aqui, você é um escultor de plantas! O seu trabalho é realmente maravilhoso (posso falar sem pudor).

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
quarte



Registrado: 17/02/05
Mensagens: 20
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:

O ficus é uma espécie que eu acho bem simples de se trabalhar e se adapta à qualquer clima. Eu tenho um pré, que compre como muda (1,35m)já faz algum tempo e dele eu já fiz entre estacas e alporquias umas 12 outras mudas e só agora cheguei a definir um pouco o trabalho. Daniel, aonde vc mora? Não consta no seu perfil...
Abração


Felipe,

Gostaria q vc me explicasse o q são estacas e alporquias e como produzi-las. Descobri q no meu condominio existem várias espécies de ficus e q se for só um caso de arrancar um galho e plantar, poderei em breve exportar mudas ... hehehaha
Quanto a localização, moro no Rio.

T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Fev 21, 2005 10:50 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel, o ficus particularmente é uma espécie que pega muiro bem por estaquia... se você possui materia prima com facilidade, não será necessário se preocupar com alporquia então... mas é sempre bom saber o que é e para que serve.

Aqui nesse endereço você encontra ótimos textos sobre os 2 assuntos.

http://www.bonsai.vserver.com.br/bonsai.html

Abração.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2005 8:16 am    Assunto: Responder com citação

Felipe Frango Zappala escreveu:
OK Sergivaldo,

Sei lá, o que eu penso é que isso é muito particular em cada espécie... uma planta adulta, é bem difícil de se encontar com bom desenho de raízes e com boa sinuosidade... a estética e diametro entre galhos e tronco podado é quase sempre um desafio... Igualar isso, além de paciência e tempo, acho que requer bastante experiência.
Como alguém já disse aqui, você é um escultor de plantas! O seu trabalho é realmente maravilhoso (posso falar sem pudor).

Abração


Fala Felipe!!!

Eu vou estar sempre afirmando que não é tão difícil quanto parece, da mesma forma que não é tão fácil transformar uma muda, a partir de uma semente, em bonsai.

É claro que, além do conhecimento das técnicas fundamentais, a criatividade e habilidade individual é que fará a diferença.

Quisera ser um escultor!!! - sou apenas um obstinado.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil