FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cores dos vasos 1
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Dom Jun 11, 2006 4:13 am    Assunto: Cores dos vasos 1 Responder com citação

Ola pessoal. O Antonio Castro sugeriu que eu desenvolvesse uma análise das cores dos vasos de bonsai devido a sua importância para a harmonia do todo. Não sou especialista em bonsai, nem sei se existem princípios específicos, mas tendo alguma experiência em relação ao uso da cor posso desenvolver algumas observações no sentido do fato visual em si mesmo, buscando, na medida do possível, não emitir juízos de valor.
Bem a princípio cabe uma breve introdução das teorias da cor.



No círculo cromático acima temos três cores primárias e três secundárias. As cores primárias são chamadas fundamentais, pois são autônomas no sentido de não serem obtidas pela mistura de outras cores. Por isso tendem ao isolamento. As secundárias são compostas pelas primárias:
azul + amarelo = verde
azul + vermelho = violeta
vermelho + amarelo = laranja.
As secundárias são, portanto mais dinâmicas e estabelecem um diálogo com as duas primárias assim como servem de ligação entre elas.
As cores opostas no círculo se exaltam e são chamadas cores complementares. Temos três pares
Azul e laranja,
Vermelho e verde
E amarelo e violeta
Se misturarmos as três primárias obteremos os diversos matizes quebrados de terra de siena (a madeira dos troncos e os vasos de terras cota tem este tom). Estes matizes variam ora predominando, ou melhor, puxando para uma cor ou outra. Variam também no tom de claro escuro, pois se acrescentamos branco obtemos um tom quebrado que nem tem nome – tipo laminha ou cor de burro quando foge. Em geral os vasos de bonsai não pretendem roubar a atenção da árvore de modo que os Terra-de-Siena (cromaticamente neutros) são largamente utilizados. De fato mesmo quando se opta por um vaso com uma cor determinada é raro o seu emprego em um matiz muito forte e puro – o que na nomenclatura da cor se chama de saturação.
Antes de prosseguir nas análises propriamente ditas gostaria de esclarecer a metodologia que imaginei. Como não tenho tido muito tempo me parece mais cômodo ir desenvolvendo análises de determinadas cores de vaso cada uma a sua vez ao invés de escrever uma única matéria. Assim terei mais tempo de maturar as idéias e coletar exemplos significativos. Optei a princípio pela cor azul devido ao fato de ser uma cor primária e também porque a análise os matizes de Terra-de-Siena ligeiramente azulados compartilha em parte o que aqui será abordado.


VASOS AZUIS

Vejamos este belo exemplo de conjunto. Trata-se de um azul quebrado, não saturado, mas o vaso permanece podendo ser classificado como francamente azulado.



O azul é uma cor primária que dialoga com os verdes das folhagens pois os verdes são compostos de azul + amarelo. Verde e azul são também cores frias o que reforça sua relação estabelecendo assim um certo equilíbrio entre a cor do vaso e da folhagem. Entretanto, este equilíbrio é gerado entre o azul do vaso e a “azulidão” contida no verde da folhagem. Sobra portanto, nesta relação, o amarelo (contido nos verdes) das folhagens. Assim, como podemos observar, o azul do vaso valoriza os verdes mais amarelados da folhagem. No círculo cromático o azul está ao lado do verde, são cores próximas mais não iguais. O vaso azul, portanto, marca seus limites em relação a qualquer musgo ou vegetação que esteja sobre a terra. Basta imaginarmos a utilização de um vaso verde no mesmo matiz da terra para percebermos como seria inconveniente formar um bloco demasiadamente coeso neste caso.



Cabe aqui observar ainda uma outra questão relativa as teorias da cor. Como as secundárias são compostas pelas primárias elas tendem a ser mais dinâmicas. Numa escala de vários verdes que oscilam entre verdes ora mais azulados ora mais amarelados, o olhar tende a escorregar pelos matizes intermediários e parar nos mais próximos dos extremos (azul e amarelo). Grosso modo isso quer dizer que as cores primárias são mais estáticas enquanto as secundárias mais dinâmicas. Isso em, nosso caso, significa que o azul do vaso lhe empresta maior estabilidade e que os verdes da folhagem ganham com isso uma maior dinâmica. Fator esse que me parece relevante de acordo com o que se pretenda valorizar na árvore.
Mas vamos prosseguir, pois ainda falta o mais importante – a questão do contexto geral de cor. Em um contexto de cores frias como este o tom neutro do tronco adquire um certo isolamento e, por isso, um peso de destaque ou exceção. Desnecessário comentar a importância do tronco nesta obra e como a escolha das cores o valorizou. A cor também neutra do fundo certamente desvaloriza o tronco no que diz respeito a cor mais por outro lado valoriza suas variações de claro escuro. No caso, devido a tortuosidade do tronco, isto é conveniente e se mostra digno de nota o cuidado do fotografo com a iluminação a fim de expor claramente o oco do tronco.
Os tons frios também valorizam qualquer matiz quente que porventura se apresente. Estou a pensar no vermelho, ou antes, na vermelhidão, que é a terceira cor que falta ao nosso contexto. Note-se que os tons de marrom avermelhado no oco do tronco se apresentam relevantes. E não me parece irrelevante que o conjunto esteja assentado sobre uma mesinha (não sei o nome correto) de mogno avermelhado.





Neste outro exemplo tudo o que foi visto anteriormente se aplica. Sobretudo a valorização do tom quente da madeira do tronco. Mas há uma diferença. O tom de azul é mais saturado e fechado (escuro). Neste caso um musgo mais vivo, consequentemente com um verde mais saturado também, é conveniente. Mas a diferença fundamental é que o escuro do azul valoriza a luminosidade dos verdes. Os fundos escuros, por vezes pretos, também tem essa função, mas neste caso, onde o jogo de claro escuro do tronco é fundamental para sentirmos a obra, isso seria inconveniente.




E o contrário? No caso de um vaso com um tom de azul mais quebrado e neutro? Neste caso os verdes ganharam vibração. São as cores mais vivas e saturadas do conjunto. Se o tom (claro escuro) de azul quebrado fosse um pouco mais claro ele acabaria se confundindo com os tons e cores do tronco, o que em muitos casos funciona. Entretanto, os verdes escuros desta árvore, considerando-se ainda o fundo extremamente claro em que a foto foi tirada, ficariam isolados e sem “apoio”.



Este exemplo demonstra uma outra propriedade das cores. A tensão entre as cores complementares. As cores que se encontram opostas no círculo cromático criam uma relação de tensão e exaltação. No caso do azul sua complementar é o laranja. Nesta obra o azul claro e saturado do vaso exalta as frutas alaranjadas. Neste momento está perfeito, pois as frutas e o vaso têm a mesma luminosidade e intensidade de saturação, mas sem frutas me parece que seria mais conveniente um tom de azul mais escuro. Belo exemplo das dificuldades enfrentamos. A escolha do vaso nem sempre é conveniente para todas as fazes da árvore.



Aqui temos um belo exemplo da estabilidade das cores primárias. O vaso, as flores e o tronco, única referência onde encontramos traços de vermelho (Terra-de-Siena avermelhado), adquirem autonomia e isolamento um em relação ao outro. O azul do fundo em degrade também foi muito bem escolhido, pois não se confunde nem com as flores nem com o tronco. Tampouco se confunde com o vaso pois seu tom de claro escuro é bem mais luminoso.




E este? Não parece que há algo errado? De fato o azul claro do vaso não deu apoio aos verdes mais escuros da folhagem. O apoio de madeira escuro restabelece em parte o equilíbrio mas o alto grau de saturação do azul do vaso também empalideceu o verde da copa. A terra avermelhada criou uma tensão (complementar) com o verde da copa, valorizando o verde na justa medida em que poderia ficar demasiadamente esmaecido. Mas isso criou outro problema. Ficamos com duas cores primárias em baixo, o vaso e a terra, e com o tronco e a folhagem na parte superior. Isso criou um total isolamento entre a parte de baixo (estática) e a árvore. A árvore ganhou dinâmica mas o efeito foi tão forte que parece que ela quer voar para fora do vaso. O isolamento entre as partes no caso do bonsai das flores, entretanto, funcionou. Talvez por se tratarem de três elementos estáticos e não de dois, no caso um estático e outro dinâmico.
É claro não existe certo e errado quando lidamos com a arte, mas existem circunstâncias e possibilidades. Neste caso, eu particularmente, experimentaria outras opções.
Uma cobertura de musgo bem saturado integraria faria uma passagem para o verde da copa e valorizaria o tronco. Algo assim...




Bom chega de azul né? Espero que o artigo não tenha ficado muito cansativo. Em breve volto para perturbar mais comentando outras cores.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat


Editado pela última vez por duprat em Qua Jun 14, 2006 7:35 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Dom Jun 11, 2006 12:10 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,


boa matéria. Realmente como você disse a matéria ficaria extensa e cansativa, visto a quantidade de considerações que devem ser feitas a respeito das cores e variações que existem. Mas é realmente de grande importância a colocação desta matéria visto que depois de escohido não dá pra trocar rapidamente o vaso. Acho que seria interessante se os colegas colocassem questões para aproveitar a boa vontade que você apresentou. Valeu a ajuda.

T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
luiz Fernando
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/11/05
Idade: 57
Mensagens: 278
Localização: Pirassununga SP

MensagemEnviada: Dom Jun 11, 2006 4:42 pm    Assunto: . Responder com citação

Duprat..

Maravilha de Materia, assim fica bem + facil observar, a relação, planta e cor do vaso, nos ajudando na melhor escolha .

Um Abraço

Luiz Fernando
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Dom Jun 11, 2006 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo Duprat

Obrigado pela partilha, boa matéria Wink

É um tema que parecendo simples, não é...nem tão pouco fácil, principalmente para quem procura respostas rápidas.

Quando se dispõe, de um largo leque de opções na escolha dos vasos, pode tornar-se mesmo um dilema/problema Confused bem dificil...
Para quem pensa em expor, então, ai nem se fala, o tipo de vaso e a cor não deve ser de todo descurada.

Na minha opinião, um tema que devia ser debatidos/discutido em conjunto Por ex: com o Sami; Izumi, entre outros grandes artistas ai da zona.
Para saberem quais as im/possibilidades de aplicação de materiais, que vão de encontro ás vossas necessidades cromáticas ou estilos de vasos.
Duas artes que devem amdurecer juntas.

Mto. Obrigado Wink

Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 3:08 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Darkaso.
Existem com certeza infinitas considerações sobre o que envolve um bonsai. Se me atrevo a dizer, as da arte da pintura e uma centena mais, sendo que algumas nos ajudam diretamente em nosso trabalho. De modo que concordo que se fossem levantadas questões especificas todos ganhariamos tentanto resolver os problemas que surgem. Aliais me parece que isso é o que é divertido e certamente estou a disposição.


grandes abraços
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat


Editado pela última vez por duprat em Ter Jun 13, 2006 7:40 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 10:04 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
Não creio que ocorra maiores problemas com os direitos autorais se disponibilizarmos a materia aqui no forum. Não se trata de um livro inteiro e aqui no brasil, com os preços proibitivos dos livros, tornou-se usual. Em todo caso talvez seja conveniente consultar o Mario Leal.


Caro Marcelo, procuro sempre respeitar os direitos autorais então, seria ético colocar o nome do autor se tiver ou, a observação de que será retirado do ar a qualquer momento desde que solicitado pelo proprietário destes direitos.

Excelente estudo de composição de cores que é, sem dúvida, uma ajuda para todos nós.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Durval C Gasparetti



Registrado: 28/01/05
Idade: 71
Mensagens: 72
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Jun 13, 2006 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat

Muito boa sua abordagem !!!!!

Ficarei aguardando as próximas.

[]s

Durval
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Jun 14, 2006 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Durval , estou preparando.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Jun 23, 2006 10:41 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Duprat.

Parabéns pela matéria tão elucidativa.

Obrigada..

Amanhã falarei pessoalmente com meu amigo Sami sobre o que acabo de ler. Espero que ele possa lhe ajudar.

Abraços

Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 7:22 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Duprat,

Estou voltando com este tópico para que possamos apreciá-lo novamente, ele é muito bom, são muitas informações interessantes para quem gosta deste tipo de assunto.

Gostaria que o amigo desse continuidade a este tópico maravilhoso.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Ago 17, 2006 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

É tô devendo né? A continuidade está quase pronta. Este fim de semana ok. Valeu
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Sex Ago 18, 2006 8:36 am    Assunto: Responder com citação

Muito boa a matéria, vamos aguardar a continuação!


Um abraço!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Set 02, 2006 1:40 am    Assunto: Responder com citação

Esta no ar a continuação "cores dos vasos 2" Para ter acesso direto clique em :
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=35960#35960
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil