FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

1º Bonsai (ou Malsai) Junipero quase morrendo ...
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
quarte



Registrado: 17/02/05
Mensagens: 20
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 11:43 pm    Assunto: 1º Bonsai (ou Malsai) Junipero quase morrendo ... Responder com citação

Olá,

Comprei um bonsai que eu acredito que seja um Junipero. Ele estava bonitinho quando o trouxe para casa, mas dias depois começou a ficar seco e quebradiço. Comecei a estudar sobre o assunto e descobri que 1- preciso regar frequentemente (umido ao toque) 2- Junipero é um bonsai externo, ou seja, precisa de sol direto pelo menos 4h por dia e 3- a terra tem que ter boa drenagem. (Estou certo???)
Continuei regando o meu bonsai, expondo-o ao sol e nada. Ele continua morrendo. Resolvi mexer na terra aonde ele está plantado e aí descobri que ele está plantado numa mitura de argila com terra (vegetal!?!?!). A terra estava bem umida, talvez demasiadamente umida. Esse solo é o ideal? Ou devo replanta-lo com uma mistura de predrinhas e terra vegetal? Qual é a mistura ideal, se é que tal coisa existe?
Comprei um fertilizante quimico com proporções de 14-14-14 para fosforo, nitrogenio e potassio. Como ele é diluído em água, tenho regado a planta uma vez por dia com esse fertilizante. Isso é correto?
Apesar de saber que muitos iniciantes, e talvez alguns experientes, perdem várias plantas antes de conseguirem ter um bonsai de verdade, eu realmente não queria perder essa primeira plantinha ...

Daniel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 8:55 am    Assunto: Responder com citação

cara, páre de regar seu bonsai com adubo todos os dias, nunca adube uma planta que está "doente", pois só vai piorar a situação dela!

acredito o que vc deve fazer é torcer para que a planta se salve, tenho um Jacaré (Junipero procumbens) que está sentindo pq precisei tirar ele do chão e colocar num vaso, está acontecendo o mesmo que o seu, as folhas tao meio maus Sad . e ontem conversando com a Cissa Mizuno ela disse que o melhor que eu tenho a fazer é torcer para a planta se recuperar!!! e também ter muita paciencia.

abraços
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 9:06 am    Assunto: Re: 1º Bonsai (ou Malsai) Junipero quase morrendo ... Responder com citação

Oi Daniel... tudo bem?

Perder a primeira plantinha seria mesmo muito chato, mas se ela conseguiu plantar em voce a semente da arte bonsai, agradeça muito a ela pelo privilégio que ela te ofereceu.... Very Happy Dessa forma, ela vai estar sempre presente em cada novo bonsai seu. Pensa nisso....

Vamos à ela agora...
Pelo que voce fala, estando seca e quebradiça, e piorando.... acredito mesmo que ela possa ter morrido. Um junipero quando atinge este ponto, é dificil que haja retorno.

Como voce mesmo fala, os principais motivos voce já descobriu...

1- junipero, pinheiros em geral (coníferas) precisam de muito sol,
2- o solo (substrato) tem que ter boa drenagem e os "malsai" quase sempre vem plantados em solo muito argiloso e sem drenagem,
3- a rega tem que ser frequente, sem nunca secar totalmente, nem encharcar. Isso leva tempo prá sentir, mas solo com boa drenagem resolve eventuais excessos de água.
4- na sua adubação, vejo 2 problemas: npk 14-14-14 é muito forte e regar todos os dias com esse fertilizante pode ser fatal.

Prá voce garantir a saúde de novos bonsai, sem te complicar a vida, acho que voce poderia fazer o seguinte:

- o subtrato que voce cita pode ser usado. Eu recomendaria algo perto de 70% de pedriscos e 30% de terra vegetal.
- use npk 10-10-10 ou menor que isso, diluindo no dobro de água recomendado pelo fabricante e aplique a cada 45 dias, exceto no inverno.
- garanta ao menos 4 horas de sol por dia.

Começando por aí, continue em contato com o pessoal do forum relatando o andamento, porque em cada etapa novas recomendações virão...

Vai nessa.... e boa sorte....
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 9:45 am    Assunto: Responder com citação

Oi Daniel, bem vindo ao fórum !!!

Realmente estes ''mausai'' dão um trabalho pra no futuro se tornar um bonsai de verdade... uma das vantagens que vemos é que pelo menos estão atraindo cada vez mais adeptos para esta magnífica arte!!! Ainda bem que vc começou a estudar e dedicar-se por sua árvore, logo, logo estará ''viciado'' hehehee...

O amigo Charles já deu todas os toques importantes pra vc... mas se ainda resta uma esperança, eu faria um transplante de emergëncia, retirando com cuidado parte do solo pra não afetar as raízes, e colocandoria num vaso maior ou escorredor (destes de macarrão) com uma mistura de muita drenagem, 70% de pedriscos e 30% de terra vegetal, deixando num local bem iluminado (luz solar indireta)... e aí, rezar bastante... Sad Sad Sad

Colega, realmente muitos iniciantes e experientes, perdem várias plantas antes de conseguir ter um bonsai de verdade... porém o prazer de um trabalho realizado com sucesso supera todas essas dificuldades... NÃO DESISTA, BOA SORTE e nunca esqueça a principal regra no bonsai: PACIËNCIA.
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
quarte



Registrado: 17/02/05
Mensagens: 20
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Gostaria de agradecer a rapidez com a qual as pessoas me responderam. E obrigado também pelas dicas.
Seguindo o que o Alexandre sugeriu, eu fiz um replante de emergência com uma mistura de 70% pedrinhas e 30% terra vegetal. Se considerarmos que eu tenho o tal bonsai há apenas 15 dias, acho que já estou treinando técnicas bem avançadas ...
Seguem fotos do resultado:


Agora tudo o que me resta é esperar e torcer para que a plantinha sobreviva ...
Bom, mas digamos que o pior aconteça e que ela morra. Aonde eu posso conseguir uma outra muda? E qual seria a espécie mais indicada para mim, iniciante? Li sobre uma técnica de coletar plantas da natureza e planta-las como bonsai. Posso realmente fazer isso? Do que preciso? Apenas um galho verde?
Agradeço a ajuda.

Daniel
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Daniel...

Realmente essa especie é muito dificil de cultivar. Quando ela começa a secar nao tem nada que a faça parar.
Em relação as suas outras duvidas, eu acredito que as melhores especies pra começar é o ficus, a pitanga e a romã, pois, são plantas que crescem rapido e sao bem resistentes.
Em relaçao ao yamadori (arvores coletadas na natureza), existem varios topicos nesse forum sobre esse assunto, é melhor voce dar uma lida nos topicos antigos, que voce vai aprender muitas coisas.

Espero ter ajudado em algo.

Abraços!
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, eu nunca cultivei essa espécie, mas fiquei em uma dúvida...
Diminuir a folhagem não seria uma tentativa?
Outra coisa, esse transplante não vai acarretar um desgaste excessivo para a planta já debilitada?

Daniel, espero que você tenha usado hormonio enraizador nessa operação... e nas primeiras regas também...

Na minha opinião, o que matou sua planta foi o excesso de adubo... esse NPK é letal nessa quantidade.

Outra coisa, nesse lugar que ele está, me parece que deve bater sol... certo? Deixe ele em um lugar com luz, mas sem sol direto na folhagem por alguns dias... ele precisa se recuperar.

Muito bonita a vista de sua janela... quando vc puder, completa seu perfil no cadastro para a gente saber qual a sua região, pois acho importante saber o clima para que o pessoal possa emitir uma melhor opinião...

Por último, se a planta não resistir, começa tudo de novo, pois você vai ver que o prazer será dobrado, pois a cada dia você ganha conhecimento.
Como o pessoal já disse, tem muita espécie bacana e resistente: Buxinho, pitanga, acerola, várias espécies de ficus, pingo d'ouro, serissa, etc. Sem contar que você ainda pode começar a semear e acompanhar o desenvolvimento das sementes/plantas. Se desejar alguma planta para treinar as técnicas mais avançadas, compre alguns pré-bonsai, mas mantenha as mudas e sementes.

Forte abraço.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Agora que eu reparei bem nas fotos que você já diminuiu a folhagem... agora é aguardar. Quem sabe você não tem uma surpresa com ela??

Esqueci de dizer que eu só consegui ver as fotos clicando com o botão direito e em propriedades e copiando o link...


Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
quarte



Registrado: 17/02/05
Mensagens: 20
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2005 4:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Tenho observado o junipero doente e percebi que agora eu tenho que regar frequentemente, pq o substrato de 70% pedrinhas e 30% de terra vegetal não se mantém úmido. Li na página do Sergivaldo que ele recomenda o uso de argila em pedrinhas. Talvez essa seja a solução para as próximas vezes.
Eu moro no Rio e aqui, mesmo sem ter sol, tem calor ...

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2005 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

E a planta, como está se saindo com os cuidados?? Nenhuma melhora? Não mudou nada ou ela está secando mais?

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
quarte



Registrado: 17/02/05
Mensagens: 20
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2005 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe,

Não sei exatamente o q está acontecendo. Algumas folhas ainda estão caindo, secas, mas outras resistem. Talvez eu esteja cultivando algo morto e não sei. Quando eu fiz o replante, vi q as raizes estavam escuras e imaginei q estivessem mortas.
Vc tem alguma sugestão?
Pra nao perder o pique, mesmo q o junipero nao resista, vou conseguir estacas de ficus, arvore da felicidade e jaboticabeira pra continuar o aprendizado.

T+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2005 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Quarte, honestamente, eu nunca cultivei essa espécie... isso é uma regra que eu aprendi com o Sergivaldo... as espécies que naturalmente estranhariam o clima aqui (muito quente, muito vento marítimo e baixa umidade), eu não forço...
Entretanto, ainda está muito cedo para dizer que você perdeu a planta... porque não espera mais um pouco?
Outras sugestões: Pitanga, acerola, buxinho (mudas maiores).
O importante é o que você disse, não desanimar.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/01/05
Mensagens: 121
Localização: Uberaba - MG

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2005 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

Nao esquece do Ficus felipe...
Pra mim é a mais forte...


Abraços!
_________________
Antonio Badu
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2005 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

É sim Antônio, esse ele mesmo já citou.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil