FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Descuido na aramação
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 11:11 pm    Assunto: Descuido na aramação Responder com citação

Oi pessoal....

Apesar de sabermos algumas regrinhas básicas, às vezes até recomendando-as aos que estão iniciando, ainda me deparo por vezes, comentendo êrros... BÁSICOS... Rolling Eyes Embarassed Crying or Very sad

O êrro, neste caso, foi um enorme descuido com a aramação!
A planta é um cambuí, comprado em julho/2005 em Mandaguari, onde eu a podei a aramei.

O "roteiro" da falha foi o seguinte:
1- aramação em julho/2005 ,
2- planta em recipiente enorme, equivalente a uma mamadeira, com substrato rico e com adubação reforçada (crescimento e engrossamento acelerado Shocked ),
3- local com insolação plena, clima quente (e rega abundante),
4- folhagem abundante que impedia ver a aramação,
5- a planta é um um pré-bonsai que "passava despercebido" entre vários outros,
6- desfolhagem e retirada da aramação em setembro/2006 (1 ano e 3 mêses após aramado Shocked )... Crying or Very sad Crying or Very sad






A nova aramação foi feita agora, no sentido contrário à anterior, visando não acentuar o estrago feito Crying or Very sad Rolling Eyes
Onde foi possível, excessos de marcas foram reduzidos com alicate bola e usei muita pasta selante, uma vez que a cicatrização do cambuí (que não conhecia ainda), ser excelente Rolling Eyes Wink .

Bem... minha intenção foi relembrar alguns "básicos negligenciados" e reaprender com o êrro! Rolling Eyes Rolling Eyes

Vou tentar me redimir com esta planta e, se possível, mostrar alguma melhoria.... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Abraços... e atenção aos básicos... Laughing
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 11:35 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa Charles... isso vai levar um tempinho, mas acho que ela volta legal.

Valeu o toque!

Aqui no fórum alguém certa vez já ofereceu um software, que seria útil para pessoas que como o Charles tenham muita planta, você cadastra as plantas e assim ele te avisa na época de tirar o arame, podar, etc. Ou quem preferir pode usar o fichario codificando as plantas mesmo.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Set 19, 2006 2:53 am    Assunto: Responder com citação

Puxa marcou mesmo hein.
Mas fiquei com uma duvida. Se na parte dos sulcos não há casca por ali a seiva não passa. E se você esta agora arramando no sentido contrário isso não vai estrangular a planta?
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Set 19, 2006 6:29 am    Assunto: Responder com citação

Meu amigo Charles,

Quem não esqueceu o arame alguma vez que atire a primeira pedra, o bom disto é que me fez lembrar que preciso tirar o arame de certas plantas.

Por vezes o tempo é a única solução para isto, e nem sempre resolve satisfatoriamente.
_________________
[]s

Bergson
www.abelhaebonsai.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Set 19, 2006 2:26 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal...

Felipe...
Não sou ainda organizado a ponto de usar esse software Rolling Eyes
Na verdade, o problema nem foi a quantidade de plantas, mas eu tenho várias que não ficam na minha casa, básicamente aquelas feitas de sementes ou estacas... e com um longo tempo de desenvolvimento pela frente. Meu descuido foi deixar esse cambuí com essas plantas, onde praticamente não tenho plantas aramadas... e me esqueci dessa! Rolling Eyes
Com o tempo as mracas vão amenizar sim... Rolling Eyes

Duprat...
Nos sulcos há casca sim! Embora estejam mais finas, elas não foram rompidas. Nos locais onde retirei as calosidades excessivas, fiz apenas num lado, garantindo o fluxo de seiva do outro. Espero daqui um ano poder inverter este processo, quando a casca onde podei estiver recomposta!
O novo arame, além de no sentido contrário, está mais folgado, pois aprendi como esta planta engrossa rápido!... Rolling Eyes

Bergson...
Coloquei aqui o assunto porque sei que isto não é exatamente uma rara exceção... Então, um reforcinho da sregras talvez não seja demais...
Diria mesmo, que as vezes, o êrro é um belíssima oportunidade de progresso!!!... Daí, partilho meu êrro com os colegas!!! Laughing Laughing Laughing
Concordo que o tempo vai ser o melhor remédiso para casos como este, independente de sobra ainda alguma "marca da guerra"... Laughing

Abraços,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Set 19, 2006 8:40 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Charles,

Se isto acontece contigo, imagine conosco, os iniciantes... Parabéns pela nobreza de mostrar-nos um trabalho que não saiu do jeito que você havia programado. Compartilhar os erros faz pate do processo, há quem diga que aprendemos mais observando erros do que acertos.

Independente das marcas de arame, que com certeza irão diminuir, sua planta é bem interessante e desponta com enorme potencial.

Mostre-nos a evolução desse trabalho.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Ter Set 19, 2006 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Charles,


esse é um "Herro" comum mesmo. Bom que nos deu essa dica, ajuda a lembrar para não cometer o mesmo erro. Esse é o tipo de matéria que ilustra bem o que se diz. Parabéns pela coragem, muitos teriam ficado só pra ele e deixado de postar.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 10:24 am    Assunto: Responder com citação

Oi Claudio e Darkaso...

Minha intenção foi exatamente relembrar o cuidado com o tempo das aramações porque, em muitos casos (como o que expus aqui), o arame fica escondido pela folhagem e passa quase despercebido! Shocked Shocked
Além disso a planta não estava em minha casa, portanto, vejo-a a intervalos bem maiores, e isso bastou para o estrago!... Crying or Very sad

Concordo que o aprendizado com o êrro é bem marcante Rolling Eyes Wink , e daí tendemos a estar mais atentos! Shocked Laughing
Assim, achei que seria interessante partilhar com os colegas porque, mostrar nossos acertos é gostoso.... Laughing mas mostrar nossos êrros pode ser bem didático... e proveitoso... Shocked Rolling Eyes Laughing

Aliás... me ocorre agora Rolling Eyes , porque não estimularmos mais tópicos tipo "nossos êrros", visando mostrar na prática "o outro lado da moeda", mas nem por isso, menos importante?.... Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Wink
Garanto que terei farto material!!! Shocked Laughing Laughing Laughing

Sobre este cambuí... me comprometo a mostrar a tentativa de resgate, ou da amenização do êrro! Rolling Eyes Wink

Abraços,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

Meu GAROTO Charles !!!!!! Laughing Laughing Laughing

"Fica frio".... esta planta tem uma facilidade incrível de recuperação....

Logo, logo ela estará sendo postada em outro tópico, quando você apresentará a "belezura".

Muito legal esta matéria, todos nós esquecemos muitas das vezes de olhar de quando em vez planta a planta e aí......os "arames mordem"...

Abraços
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Charles!

Muito importante o que vc colocou!!!
Concordo contigo, devíamos colocar mais nossos erros para que outros não cometam os mesmos.
Vou revisar meus arquivos de fotos e fazer o mesmo.
Grande abraço!
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Set 24, 2006 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ângela... tudo bem?

Pois é... também fiquei com a impressão desta planta ter boa recuperação... Rolling Eyes E torço prá que voce tenha razão quanto ao futuro dela!!! Laughing Laughing

Ângela, Elio...
A intenção do tópico foi essa mesma... relembrar detalhes importantes que as vezes esquecemos... Wink
Acho que todos nós temos alguma experiência como esta prá alertar aos colegas ... Eu tenho aos montes... Crying or Very sad Laughing Laughing .. e continuo produzindo mais...

Abraços,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil