FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CAULE ESCURO
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
geovanei bandeira



Registrado: 03/10/06
Mensagens: 1
Localização: londrina-pr

MensagemEnviada: Ter Out 03, 2006 2:01 am    Assunto: CAULE ESCURO Responder com citação

Tenho um junípero de dez anos e fiz a troca do vaso há dois meses.
Ocorre que seu caule (na parte mais baixa) está ficando com aparência escura e humidecida. Penso que seja alguma doença que o está atingindo.
A princípio achei que era excesso de água, mas descartei esta hipótese na medida em que reduzi a rega e o tom escurecido permaneceu.
Pode ser falta de sol?
Que doença pode ser e qual o tratamento adequado?
Antecipadamente agradeço aos colegas
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Out 03, 2006 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Geovanei Bandeira

Citação:
Tenho um junípero de dez anos e fiz a troca do vaso há dois meses.
Ocorre que seu caule (na parte mais baixa) está ficando com aparência escura e humidecida. Penso que seja alguma doença que o está atingindo.
A princípio achei que era excesso de água, mas descartei esta hipótese na medida em que reduzi a rega e o tom escurecido permaneceu.

Bom o melhor seria com uma foto mesmo.
Mas como deu alguns indicios arrisco algumas hipoteses.
Arrow Transplantou, como estava ele a nivel radicular?, como procedeu à selecção das raizes a cortar??
Arrow Tocou na copa (podas) nessa altura??
Arrow Água...parece-me tratar-se de um caso tipico de solo deficiente, ou que por qualquer razão, não estará a cumprir as funções de drenagem, ou cumprir bastante mal.

Pode não estar a regar mal, ou pensar estar a regar bem regando pouco, mas o que importa é que ele seja bem hidratado cada vez que rega.
Precisa que lhe proporcionem um substrato aberto para este permitir arejar bem as raizes, se o solo foi mal calculado/composto mesmo regando pouco, pode estar a fazer retenção de água e mantê-la dessa forma por mais tempo encharcado...o que num Junipero dá isso que vê no tachiagari.

Arrow Adubos já lhe deu alguns??quando qual a sua força e que quantidades costuma dar??

Citação:
Pode ser falta de sol?
Que doença pode ser e qual o tratamento adequado?

Bom se pergunta se pode ser falta de sol, das duas uma, ou não tem havido sol suficiente por ai, ou estou em querer que não lhe dá todo o sol que ele necessita...Junipero é para ficar ao sol o dia inteiro, não tem outro lugar para ficar....como quer que ele seque, se o mantem á sombra Shocked ???

Acerca da questão de uma possivel doença, sem fotos não me parece muito provável que alguém possa opinar algo...não identificando do que se trata, tambem não me parece prudente adiantar algum tipo de tratamento.

Boa sorte Wink ,

Cptos,

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil