FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Tenho uma muda. E agora??
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Analucia



Registrado: 16/02/05
Mensagens: 8
Localização: Sta Barbara Dóeste-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2005 2:17 pm    Assunto: Tenho uma muda. E agora?? Responder com citação

Oi, pessoal!!
Fiquei procurando coisas no site e achei como começar com um bonsai. Então, to seguindo os passos...
Consegui uma muda de cafezinho, ou mais conhecida como Dama da noite. Escolhi essa arvore pq é pequena (a muda deve ter no maximo 40 cm), dá flores bem cheirosas e tem folhas pequenas, além de que, a muda que peguei tem dois troncos e a terra em que ela está tem um pouco de musgo. Agora, eu não sei se sigo as regras de ter paciencia e espero um pouco ou ja tiro do saco plastico e coloco num vaso... ou se deixo no saco plastico e corto as folhas.... bom, to confusa e não sei pra que lado ir Rolling Eyes !! Por favor, me orientem!!!!
desde ja agradeço muito!!
bjos a todos! Wink Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2005 3:54 pm    Assunto: Foto Responder com citação

Ana Lúcia, você tem como mostrar uma foto da sua planta? Seria muito bom para podermos ajudá-la. Alguém tem um bonsai de dama-da-noite?
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Analucia



Registrado: 16/02/05
Mensagens: 8
Localização: Sta Barbara Dóeste-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2005 7:54 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, Mario!!
tirei as fotos da dama da noite. Tirei na cozinha pra vc poder ter uma noção do tamanho da muda (cada azulejo tem +/- 15 cm)
A outra, tirei do 'tronco', da pra ver o musguinho q tá acompanhando a muda. Minha pergunta é: e agora Question Tiro ela do saco e coloco num vaso ou começo cortando os galhos pra deixa-la do tamanho de bonsai Question ai, são tantas as duvidas....
Mas muito obrigada pela ajuda! Smile
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/analu_geraldes/my_photos

(num sei colocar foto na msg!!)[/img]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Analucia



Registrado: 16/02/05
Mensagens: 8
Localização: Sta Barbara Dóeste-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 22, 2005 8:28 pm    Assunto: Fotos!!! Responder com citação

me ajudaram e agora aprendi a colocar imagem na msg!


[img]http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/analu_geraldes/detail?.dir=85a9&.dnm=e14a.jpg&.src=ph [/img]


[img]http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/analu_geraldes/detail?.dir=85a9&.dnm=ab2a.jpg&.src=ph[/img]


Editado pela última vez por Analucia em Qua Fev 23, 2005 7:42 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2005 12:01 am    Assunto: Responder com citação

OLá Ana Lucia, como vai?

É assim mesmo, só que observe bem, os códigos são:

[img] para abrir e [/img] para fechar...

ou seja, sua foto tem que ficar entre elas... a primeira sem a barra e a última com a barra...
O botão IMG faz esse serviço sozinho.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 07/08/04
Idade: 65
Mensagens: 516
Localização: São Joaquim da Barra/SP

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2005 5:07 am    Assunto: cafezinho Responder com citação

proibido o têrmoúcia,

Ao que me parece a sua muda é de Murta, que realmente dá frutinhos vermelhos semelhantes ao café, diferente da dama-da-noite que tem folhas longas e pontiagudas, semelhante ao jasmim e camélia.
Qanto às dúvidas. sugiro q. vc retire-a do saco plástico e passe, ou para um escorredor de macarrão daqueles de plástico e dentro de uma bacia com terra e 20% de esterco de boi bem curtido, ou enterre o escorredor até próximo da borda na terra no quintal. Obs: no caso da bacia, vc tem fazer vários furos para escorrer a água. Nos dois casos a planta deve receber sol durante umas 4 horas p.dia. Outra coisa que eu faria, seria um corte uns 10 cm acima da terra, colocaria pasta cicatrizante, que pode ser pasta de dentes, no local do corte, pois evita o ressecamento do tronco. e em pouco tempo deve haver brotação, de onde vc irá trabalhar a nova copa da árvore. A planta deve ficar durante alguns anos no escorredor até que engrosse o tronco. aí vc passaria p. o vaso definitivo.
Outra opção é vc adquirir uma planta já adulta no vaso ou retirada do chão, aí vc pode reduzir a copa para até 30% do tamanho original, e em curto tempo vc. terá um lindo bonsai. As plantas mais fáceis p. começar são buxinho, azaléia, primavera, caliandra, e outras.
Essas foram as minhas opiniões. convém vc. consultar mais pessoas. Tem muitos bonsaístas muito bons neste fórum.

Abraços.

Jackson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Analucia



Registrado: 16/02/05
Mensagens: 8
Localização: Sta Barbara Dóeste-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2005 7:46 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal,
Muito Obrigada!! Laughing
Eu vou colocar no escorredor e fazer a poda, cortanto 10 cm acima da terra...
Vou arranjar uma muda de azaleia adulta e fazer o q o Jacson falou.... Vamos ver no que dá!!
Eu peguei essa muda da foto no viveiro daki da minha cidade. Como eles dão a muda pro morador plantar na calçada... então, eles não tem ficus (q me falaram q é o melhor pra começar!!)
Valeu mesmo pelas dicas!!
Abraços!!!
Cool
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 23, 2005 8:27 am    Assunto: Responder com citação

Ana Lucia, como vai?

Se vai adquirir outra muda mais desenvolvida, sugiro um buxinho ou um ficus, etc.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2005 12:06 am    Assunto: Re: Foto Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:
Ana Lúcia, você tem como mostrar uma foto da sua planta? Seria muito bom para podermos ajudá-la. Alguém tem um bonsai de dama-da-noite?

Amigo Mário, tenho um bonsai de Dama da Noite SIM, as flores cheiram a noite que é uma coisa gostosíssima. Agora está sem flor, mas temos que tomar muito cuidado, as folhas crescem muito, temos que cortá-las periodicamente, quase quinzenalmente. A minha eu adquiri alguns meses atrás. Ela para mim é muito bela.
Abraços
Angela
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2005 8:55 pm    Assunto: Re: Foto Responder com citação

Angela, quando for possível coloque uma foto. De preferência quando florida.

Angela Fernandes escreveu:
Mário A G Leal escreveu:
Ana Lúcia, você tem como mostrar uma foto da sua planta? Seria muito bom para podermos ajudá-la. Alguém tem um bonsai de dama-da-noite?

Amigo Mário, tenho um bonsai de Dama da Noite SIM, as flores cheiram a noite que é uma coisa gostosíssima. Agora está sem flor, mas temos que tomar muito cuidado, as folhas crescem muito, temos que cortá-las periodicamente, quase quinzenalmente. A minha eu adquiri alguns meses atrás. Ela para mim é muito bela.
Abraços
Angela

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil