FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Para os apaixonados por Caliandras
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Qui Ago 24, 2006 4:15 pm    Assunto: Para os apaixonados por Caliandras Responder com citação

Caliandra

Pesquisa de Oscar Risch Neto - graduando em Eng° Florestal


São inúmeras as plantas conhecidas popularmente por esponjinhas, por apresentarem flores compostas por uma grande quantidade de estames, que lembram pompons, entre elas estão as Caliandras. No entanto neste grupo estão ainda os ingás, as acácias, o calistemon, entre outros.

As Caliandras pertencem à família Leguminosae - Mimosoideae, o gênero Calliandra compreende mais de 150 espécies de arbustos ou arvoretas, originárias de zonas tropicais e subtropicais das Américas. No Brasil podem ser encontradas em seu habitat natural, na região de Cerrado, chegando até as áreas de Caatinga no Nordeste, mas também em outras regiões com climas mais amenos (1).

Por ser uma leguminosa apresenta folhas bipinadas, ou seja: as folhas das caliandras apresentam-se divididas em folíolos, e estes por sua vez divididos em outras folinhas ainda menores(2).

Quando se pensa na evolução das plantas, a presença de numerosos estames é indicio de pouca evolução, isto porque requerem grande quantidade de energia, exigindo o consumo de carboidratos e proteínas indispensáveis à planta(4). Na realidade, na evolução vegetativa, a redução das estruturas reprodutivas, é conseqüência da otimização de outras estruturas, como é o caso dos nectários, que atraem os polinizadores. Uma pergunta fica em questão produzir substâncias açucaradas pelos nectários não exigiria um gasto maior de energia? Por incrível que pareça não, na formação de estruturas como os estames, são utilizadas outras substâncias que não venham a ser carboidratos e para a planta sintetizá-los, há uma grande demanda de energia, já os carboidratos estes são produtos da fotossíntese.

O Nome do gênero também e decorrente da numerosa presença de estames, tem sua origem etimológica no grego e significa estames bonitos(1).

Curiosidades à parte, as caliandras despertam bastante interesse não somente pelo seu potencial paisagístico, proporcionado pelo aspecto exótico das suas inflorescências, mas também pela sua elevada rusticidade, adaptando-se as mais diferentes paisagens.

Além do valor ornamental, a madeira em algumas espécies e extremante dura, sendo utilizada para a fabricação de bengalas e cabos de ferramentas. Vem daí outro nome popular dessas plantas: Quebra-foice(1).

As caliandras gostam de muita luminosidade, preferem sol pleno, ou pelo menos 5 a 6 horas diárias, quanto ao solo é pouquíssima exigente, mas apresenta melhores resultados em solos ricos em Matéria Orgânica e bem drenados, deve se tomar o cuidado de não encharcar demais o solo(2).

A propagação pode ser feita de maneira sexuada, isto é colhendo-se as sementes diretamente nos frutos, quando estes se abrem espontaneamente, ou então assexuadamente por estaquia; As estacas devem ter cerca de 20 cm de comprimento, retiradas de ramos mais lenhosos, sendo conveniente para se aumentar a taxa de ¨pegamento¨ a utilização de hormônios de enraizamento (auxinas)(1). As sementes devem passar por um processo de quebra de dormência, pois estas apresentam um tegumento bastante rígido.

Tendo-se as mudas deve-se abrir covas de 40 cm3 aproximadamente e adicionar partes iguais de areia, argila e material orgânico curtido.

Na época da floração, seu jardim irá ganhar um colorido vistoso e será muito visitado por beija-flores, que parecem ter uma predileção por essas plantas.

As espécies mais ornamentais e cultivadas são (1,2,3)

Calliandra harrisii (Lindl.) Beth.

Arbusto lenhoso, ramificado, ereto, nativo do Brasil, de 1,5 – 2,0m de altura, com florescimento bastante vistoso. Folhas compostas por dois pares de folíolos ovalados, um par maior oblíquo, e outro bem menor, muito reduzido, ou ate mesmo faltando uma das folhas do par menor de uma das plantas.

Inflorescência formada por muitas flores, pequenas, reunidas em capítulos com estames longos, assemelhando-se a uma esponja, de cor vermelho-escura, formadas varias vezes durante o ano, principalmente na primavera-verão.

Cultivada como planta isolada ou em grupos ou renques, a pleno sol, em terra fértil, permeável, irrigada periodicamente. Não tolera geada.

Calliandra brevipes Beth. / Calliandra selloi (Spreng.) J.F. Macbr.

Arbusto lenhoso, muito ramificado, nativo do Brasil, de 1,0 – 2,0m de altura, de florescimento exuberante. As flores pequenas, reunidas em capítulos densos, com estames cor de rosa e também brancos ou roxos em outras variedades. O florescimento ocorre durante a primavera-verão, Diz a lenda que ela prenuncia as chuvas no verão.

Cultivada como planta isolada ou formando conjuntos, mas o efeito ornamental mais notável e como cerca-viva podada a intervalos, mantidas sempre a pleno sol. Tolerante a geadas e ao frio, seu florescimento é mais exuberante na região sul do país.

Calliandra foliolosa

Espécie muito semelhante a Calliandra brevipes Beth. , só que de porte bem maior, alcançando de 3 – 4 m de altura. De aparência mais rala, as folhas são recobertas por uma penugem, e as inflorescências de ate 6,0 cm de comprimento, formam pompons de uma tonalidade mais clara de rosa, quase branca.

Calliandra inaequilatera Rusby.

Arbusto lenhoso, bastante ramificado, ereto, nativo da Amazônia boliviana, com ramos ascendentes, de 2,0 – 4,0m de altura, muito florífera, com folhas perenes.As flores são pequenas, reunidas em capítulos grandes, densos com estames longos, de cor vermelha – sanguínea, formadas principalmente na primavera-verão, sendo bastante visitada por beija-flores. Não tolera geada.

Eventualmente existem plantas de flores brancas. Utilizadas no paisagismo de forma isolada ou na forma de renques, suas estacas devem ser preparadas logo após o florescimento.

Calliandra tweedii Beth.

Arbusto lenhoso, extremamente ramificado, ereto, nativo do Brasil, de 1,5 – 2,0m de altura, com florescimento bastante vistoso. Folhas perenes bipinadas, finamente divididas, com ramagem delgada, escandente e ornamental.

Inflorescência formada por muitas flores, pequenas, reunidas em capítulos com estames numerosos e longos, assemelhando-se a uma esponja, de cor vermelho-escura, formadas principalmente na primavera-verão.

Cultivada como planta isolada ou em grupos ou renques, a pleno sol, em terra fértil, permeável, irrigada periodicamente. Tolera geada. Suas estacas devem ser preparadas no fim do inverno.

Calliandra haematocephala

Arbusto lenhoso, de grande porte, ramificado, ereto, comum na região sul do Brasil, de 1,5 – 5,0m de altura, e com quase mesma dimensão de copa, com florescimento bastante vistoso. Folhas grandes em relação as outras espécies.

As flores formam pompons de 6-10 cm de diâmetro, com numerosos estames de cor vermelha. Costumam desabrochar do verão até o meio do outono, deixando a planta com aspecto bastante ornamental. Existe ainda uma variedade com características idênticas, porém com flores completamente brancas; chamada de Calliandra haematocephala Var. Alba.

Algumas Raridades

Existem caliandras que podem ser vistas apenas em coleções particulares, já que são consideradas raras. É o caso da Calliandra confusa, de flores, vermelho–púrpura, e da Calliandra schultzei, originaria da Venezuela, de colorido quase branco.

A maior raridade é a Calliandra calothyrsus, uma pequena arvore, em que os pompons vermelhos aparecem dispostos ao longo do ramo, num conjunto semelhante a candelabros.


Fontes:

1) Revista dos amantes da Natureza, nos. 89-92-94

2) Guia de Consulta rápida 300 Plantas & Flores

3) LORENZI,H; SOUZA, H.M, Plantas Ornamentais no Brasil, Plantarum 3ª Edição, Nova Odessa-SP, 2001.

4) TAIZ, L ; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal, Artmed, Porto Alegre 2004.






LABORATÓRIO DE PAISAGISMO - CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAISUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ RUA LOTHÁRIO MEISSNER - N 3.400 - BAIRRO JARDIM BOTÂNICO - CEP 80.210-170 - CURITIBA - PARANÁ - BRASIL
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Ago 24, 2006 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Marquitus,


pena não ter fotos de cada uma. Mas uma ótima matéria mesmo asim. Daqui em diante cada um procura por uma pra ver se encontra e coloca em um tópico abaixo. Vamos aumentar essa matéria.


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Qui Ago 24, 2006 8:08 pm    Assunto: Responder com citação

Aí galera,

encontrei esse link, tem algumas fotos. Clique em avançar.


http://www.dierbergertropicais.com.br/luisbacher/albuns/arbustos/pages/Calliandra%20brevipes%20Alba_jpg.htm


T+
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Qui Ago 24, 2006 9:59 pm    Assunto: Responder com citação

Marquitus,

Muito boa matéria, sou apaixonado por Caliandras

Obrigado.

Fellini
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Ago 25, 2006 7:02 am    Assunto: Responder com citação

Marquitus,

Você tocou no coração de quem gosta desta espécie, ótima matéria, muito elucidativa. Acabou sendo de um jeito diferente da forma como nós estamos acustumados.

Parabéns!!! Muito obrigado!!!

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Sex Ago 25, 2006 8:12 am    Assunto: Responder com citação

Valeu pessoal, eu também achei muito legal essa matéria e então eu vim dividir com os amigos.

Gostei muito da idéia do nosso amigo darkaso, vamos atras de conseguir fotos, e se conseguirmos sementes será melhor ainda, hehehe!!!


Um abraço a todos!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Ter Set 05, 2006 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marquitus,

Eu também sou um grande admirador das Caliandras. Já possuo duas va-
riedades.

Depois de ver o link do darkaso, vamos sair em busca das outras que fal
tam.Alguém sugeriu, quem encontrar primeiro envia para os demais.
Fácil né! Very Happy

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Marquitus
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/06
Mensagens: 257
Localização: Bento Gonçalves - RS

MensagemEnviada: Qui Set 07, 2006 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
Olá Marquitus,

Eu também sou um grande admirador das Caliandras. Já possuo duas va-
riedades.

Depois de ver o link do darkaso, vamos sair em busca das outras que fal
tam.Alguém sugeriu, quem encontrar primeiro envia para os demais.
Fácil né! Very Happy

Um abraço,

Ivanil


Ótimo, vamos a luta!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Seg Set 18, 2006 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

ninguém viu sementes de Caliandras por ai ,não?

Por aqui tá danado!

Um abraço,

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Serginho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/02/05
Idade: 47
Mensagens: 164
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Set 19, 2006 8:20 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ivanil!!!


Sem querer abusar muito Embarassed , tem como vc conseguir algumas sementes de caliandra pra mim, ficaria muito satisfeito. Very Happy

Abraços,
Sérgio Barbosa.
_________________
Estagiário de aprendiz de bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Ter Set 19, 2006 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Serginho,Td.bem!

bom, eu também estou a procura de sementes de Caliandras.
Tenho uma pequena muda vermelha que está com algumas flores, se vc
não encontrar até lá, posso te enviar, mas não sei quantas serão.
Na Caliandra vermelha e branca, não existe flores, éla esteve a beira de
secar por falta de água numa viagem a Curitiba, está se recuperando. Va
mos torcer que volte a florir, ai te mando algumas também.
Fiquei de conseguir sementes para os integrantes do Tópico também.
Espero que possa ajudar a todos!

Já fechamos o número para a compra de uma saca do Celgarden.

Um abraço,

Ivanil

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Serginho
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/02/05
Idade: 47
Mensagens: 164
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Set 19, 2006 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Ivanil!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Fico no aguardo quanto a pessoa que vai distribuir o produto.

Abraços
Sérgio Barbosa
_________________
Estagiário de aprendiz de bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Set 20, 2006 12:56 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marquitus !!!!

Muio obrigada pela matéria exposta, aliás matéria super elucidativa.

Obrigada e abraços
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Dez 16, 2006 11:32 am    Assunto: caliandras Responder com citação

FENOMENAL ESTA MATERIA SOBRE CALIANDRA!!!
Voltar ao topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil