FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Carmona debilitada
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Ago 02, 2006 7:07 pm    Assunto: Carmona debilitada Responder com citação

Olá a todos

Quem a viu e quem a vê, esta é uma Carmona ( aprox. 15 anos ) que hoje me veio parar ás mãos, já com o óbito passado pelo dono: mudança de tratador por causa das férias, fumagina, etc, etc.

Verifiquei que ainda tem seiva, pediram-me e aceitei o desafio de a tentar salvar...escovei-a, e apliquei-lhe fungicida, pode ser que ainda se safe.

O substrato está uma lástima, é só fungos, se vir que não apresenta melhoras, mesmo fora de horas faço-lhe o transplante pior não há-de ficar certamente, pior que o que está só se ficar despenteada Twisted Evil



Cptos,

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Seg Ago 07, 2006 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Ântonio Castro,

Nunca vi uma Carmona neste estado, olha que as minhas são atacadas por formigas que depositam uma enorme variedade de parasitas "na vedade, somente dois". Elas ficam uma látima, perdem a folhagem, ficam com o tronco todo sujo, mas nunca nesse estágio que se encontra esta. Tenho usado inseticida para plantas, as formigas somem, os parasitas morrem e elas se recuperam em uma ou duas semanas. Ficam bem até a infestação seguinte.

Essa sua não me parece atacada por formigas, pulgões ou cochonilhas. O problema deve ser outro. Quem sabe apodrecimento de raízes por excesso de água. Se for isso, neste estágio em que ela chegou, acho difícil recuperar.

Mostre-nos o avanço do tratamento e se ela está se recuperando.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qui Ago 10, 2006 5:12 pm    Assunto: Responder com citação

Smile Olá Cláudio Teixeira tudo bem?

Desculpe só agora ter visto a sua "msg", mas a pagina principal é um pouco extensa.

Esta Carmona não é minha, é de um colega a quem peguei o Bichinho do Bonsai Very Happy só que ele foi de férias para Espanha, e em vez de os deixar ao meu cuidado, pediu ao pai para os ir regar e isso vê-se logo que será de vez em quando Confused .

Quando chegou estava assim, mas o mais certo é antes dele partir, já estar em agonia, porque como se pode ver pelas fotos não deve ser numa semana que ficam assim.

Ainda hoje verifiquei, e continua circulação de seiva Wink ,, agora no exterior parece a superficie lunar, nem sinal de vida.
Vamos aguardar, é um desafio que tambem me dá prazer Smile .

Espero que tenha sido apenas este
http://www.hortodocampogrande.com/artigos/noticia.asp?id=262EAB6C-4682-4069-8E70-A0C8DACF1823

porque se for este tambem o mais certo é estar perdida.
http://www.hortodocampogrande.com/artigos/noticia.asp?id=76052432-9240-4CFA-8987-ACDB5ECC1DEC

Esta é uma sageretia, que comprei precisamente porque a vi em mau estado, tambem já com obito dado pelo horto, estava debaixo de uma bancada, já tombada junto com o lixo e outras plantas mortas...perguntei quanto custava, começaram-se a rir para mim, ( porque raio eu iria querer uma planta morta ), para não ser de borla, disseram que era 5 ou 6€, já nem lembro bem, cá é o preço de um vaso chinês dos mais fracos, precisamente o que ela trazia, na vossa moeda dá aprox R$ 15 a 18.
Ainda tinha a etiqueta do centro de Bonsai que frequento, e o seu custo era mais ou menos 40 ou 45€, tem entre 10 ou 12 anos de idade, infelizmente não fiquei com a etiqueta dela, como faço com todas as outras.

Ela cá é considerada de "interior", mas mal recuperou desde dessa altura mesmo com graus negativos do inverno, tem estado sempre exposta aos elementos da natureza, tal como todos os outros...pelos vistos gostou dos cuidados recebidos Smile, agora precisa é de uma poda a sério.



Cptos,

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar



Editado pela última vez por Antonio Castro em Qui Ago 24, 2006 7:21 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/02/06
Mensagens: 1147
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sáb Ago 19, 2006 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Antônio Castro,

Como está a Carmona? Estive mexendo em carmonas nesta semana e lembrei-me desta que você está cuidando. Se conseguiu tirá-la desse estágio da foto, conte-nos como.

Sobre a Sageretia que foi recuperada, acho que serve de exemplo de como para quase tudo há jeito, basta boa vontade.

Tenho essas duas espécies e acho que ambas são muito resistentes, como já disse, minhas carmonas são atacadas por formigas que depositam enorme quantidade de parasitas. Já as sageretias, não pegam pragas, mas já passaram dois verões escaldantes em um telhado de amianto, que pouca coisa resistiria com vida e elas resistiram.

Abraços,

Cláudio.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sáb Ago 19, 2006 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Cláudio Teixeira, tudo bem?

Estive hoje a dar-lhe mais uma aplicação de "fungicida".
Continua sem sinal de vida, mas o câmbio ainda se mantem verdinho, eu não queria proceder nesta altura (do Verão) a um transplante, mas de facto não sei como estarão as raizes lá por baixo...continuo a aguardar, é um jogo de paciência Smile .
Agora ando preocupado é porque começaram a secar as minhas Sequoias que nasceram este ano e estavam bem bonitas, este tempo tanto está com dias de chuva, como de calor tórrido, basta umas regas mal dadas, e começam logo a ir-se embora Sad .

Vamos lá a ver. tambem lhes apliquei ontem, "Previcur-N" por causa do "Damping-off", que foi o que me pareceu estar a acontecer, infelizmente levou-me já umas 5 ou 6 seqoias e outros tantos Carpinus Coreanos Confused .

Eu depois, se a Carmona não se for...vou colocando fotos até a devolver ao dono Smile

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Ago 23, 2006 1:20 am    Assunto: Responder com citação

Grande Castro...

Ótimo tópico aberto.
Com certeza se não fosse a alta temperatura a[i, essa planta se sairia bem. Mesmo assim me junto à torcida.

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Ago 23, 2006 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Grande Felipe, tudo bem?? Very Happy

É verdade, vamos lá a ver se ela se safa, nunca tinha visto igual, pensei que estava carbonizada...pode ser que a vontade de viver dela seja maior Wink

Vou perdê-la de qualquer modo...se correr bem, já sei que vou ter pena de a deixar ir, mas enfim...

Obrigado pela força Wink


[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Qua Ago 30, 2006 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

As esperanças cada vez são menos ou quase nenhumas Sad ...
no fim de semana passado procedi ao transplante, e as minhas uspeitas vieram ao de cima e da pior forma Confused Confused Sad



Abaixo do solo estava tudo podre, o solo por baixo era quase na sua totalidade argila castanha....como ainda tinha o cambio verde, em alguns pontos, escolhi uma curva, onde se pudesse cortar a parte inferior e ter o maior espaço possivel aberto em contacto...não baixei os braços e continuei com o transplante, como se de uma estaca se tratasse.
Pode ser que a vontade dela seja maior....e faça alguma surpresa, tambem não tenho nada a perder.

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 8:59 pm    Assunto: Responder com citação

Castro,

Tenho muitas carmonas. Elas sofrem muito com ataque de colchonilhas e dão aquela fuligem preta. Para recuperar a sua carmona, aplique supracid + óleo mineral e plantte-a no châo em sol pleno e mantenha a rega. Se isto não funcionar, não tem remédio. Quando minhas carmonas ficam feias e enfraquecidas, planto-as no chão e elas se recuperam rapidinho.


Abraços do amigo

Geraldo Inocêncio
www.bonsaimorrinhos.com
E-mail: bonsaimorrinhos @bol.com.br
msn:bonsaimorrinhos@hotmail.com
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Nov 14, 2006 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
...Elas sofrem muito com ataque de colchonilhas e dão aquela fuligem preta. Para recuperar a sua carmona, aplique supracid + óleo mineral e plantte-a no châo em sol pleno e mantenha a rega. Se isto não funcionar, não tem remédio. Quando minhas carmonas ficam feias e enfraquecidas, planto-as no chão e elas se recuperam rapidinho.

Aquela como deu para ver logo na altura do transplante, estava quase 100% condenada, talvez pudesse ainda enraizar, mas nada, o pouco fluxo de seiva que tinha, secou por completo.
Ainda a mantenho no vaso...mas este fim de semana em principio vou retirá-la e entregar o vaso ao dono.

Obrigado pela ajuda Wink

[ ]s

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qui Dez 21, 2006 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal,

Em se tratando de carmonas debilitadas, o melhor remédio que existe é plantá-las no chão, elas se recuperam rapidinho:

Veja a foto de carmonas debilitadas que plantei no chão e olhe só as brotações:


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Sex Dez 22, 2006 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Geraldo

GERALDO INOCÊNCIO escreveu:
Oi pessoal,

Em se tratando de carmonas debilitadas, o melhor remédio que existe é plantá-las no chão, elas se recuperam rapidinho:

Veja a foto de carmonas debilitadas que plantei no chão e olhe só as brotações:...


O vaso já foi devolvido á procendência...aquela já era Rolling Eyes ...mesmo que eu quisesse plantar no chão, não teria como o fazer Smile.
O pior é que ele passado algum tempo trouxe uma Serissa ainda em pior estado...essa vi logo no local que não havia nada a fazer..e ao desfazer o torrão estava tudo podre... penso que o problema dele, foi que comprou as arvores numa altura em que não era conveniente efectuaro transplante.
Como elas estão numa argila (barrenta) quando chega o inverno entram em dificuldades e apodrecem as raizes...como estão debilitadas, também estão mais sujeitas a ataques de pragas e é mais complicado de as combater.

Obrigado de qualquer forma Wink

Cptos.
Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil