FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fungo em substato
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 9:30 am    Assunto: Fungo em substato Responder com citação

caros,

Tenho uma muda de ficus, que estou mantendo em substrato a base de terra vegetal. De uns dias para cá apareceram na superfície do substrato pequenos pontos brancos que estão se multiplicando rapidamente. Está bem claro que se trata de fungos. Quando tocados, liberam um pó branco.
Qual o melhor tratamento para isso? Existe fórmula caseira?

Pensei se poderia borrifar a superfície com vinagre diluido em água, mas não sei bem qual a proporção, e se isso poderia tornar o substrato muito ácido. Não sei se ficus gostam de substrato ácido...

Gosto das fórmulas caseiras pois nem sempre é fácil encontrar no comércio produtos apropriados. Mas se for o caso...

Obrigado pela atenção.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joaoporto
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 10/11/04
Idade: 54
Mensagens: 589
Localização: São José do Rio Preto-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 10:20 am    Assunto: Responder com citação

se for micorriza não mate elas ajudam muito no desenvolvimento da planta, verifique o estado geral de sua planta, eu só estou curioso pois eu nunca ví se desenvolver na superficia do vaso, se puder mande fotos.

um abraço
_________________
Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 28/02/07
Idade: 49
Mensagens: 522
Localização: João Pessoa - PB

MensagemEnviada: Seg Mar 05, 2007 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai João.

Vou tentar enviar fotos para a confirmação. Se for micorriza, ótimo!!!

Dei uma lida a respeito desse tipo de fungo e verifiquei que é realmente muito benéfico à planta, mas pelas fotos da net, as micorrizas chegam a formar cogumelos... No meu caso, pelo menos por enquanto, só há o pó branco na superfície do substrato.

Quanto ao aspecto da planta, infelizmente, ela não aparenta bom estado, pode ser devido o fato de também está sofrendo infestação por pequenos insetos, que atacam especialmente as folhas mais novas deformando-as e provocando várias pequenas manchas marrons. Algumas folhas já maduras amarelam e caem.
Isto eu já estou tratando, começando com uma desfolha quase total. Não sei se estou procedendo corretamente...

Assim que puder eu envio a foto.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil