FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Daiza para Suiseki - Confecção de uma Daiza Singular
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Dom Jan 14, 2007 10:51 pm    Assunto: Daiza para Suiseki - Confecção de uma Daiza Singular Responder com citação

Olá Amigos,

Em visita a um Fórum Francês (se não me engano) vi uma Daiza ser confeccionada de maneira diferente e que me chamou abstante a atenção. Como não sei ler Francês apenas visualizei as fotos que agora posto aqui para que também possam ver.

Madeira escolhida para início do trabalho



Com o papel carbono delimitamos a área exata da pedra e começamos a escavar a madeira



Sempre colocando e tirando a pedra para ver quando a mesma ficará encaixada ... lembrando que a mesma deve encaixar perfeitamente



Após o enxaixe perfeito cortamos a madeira deixando pequenas bordas para a Daiza



Aqui podemos notar como o trabalho esta correndo, com a Daiza



Agora mostrando o encaixe com a pedra, e podemos notar que a Daiza está sendo preparada para se esculpir os pés



Aqui podemos ver como a mesma ficou após se esculpir os pés



Agora mostrando como o trabalho ficou, perto de ser finalizado



E aqui o trabalho finalizado com um verniz claro contrastando com a tonalidade mais clara também da pedra, formando um conjunto muito hamônico e muito bonito



Esta matéria como disse foi retirada de um Fórum Francês, se quiserem visitar acessem o seguinte site:

http://agorabonsai.forumactif.com/ftopic2777.Daiza-pour-suiseki-tentative.htm

Se algum amigo souber Francês e puder fazer a gentileza de traduzir o que se explica no site ficariamos muito gratos, pois assim não precisariamos ficar tentando interpretar somente as imagens e por vez podendo errar os conceitos básicos escritos. Espero que gostem da matéria. T+ amigos.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2007 12:19 pm    Assunto: Re: Daiza para Suiseki - Confecção de uma Daiza Singular Responder com citação

Olá Amigos,

A amiga TITA do Fórum Bonsai Milenar de Portugal ofereceu uma imensa ajuda para todos nós, ela traduziu boa parte do que se dizia sobre o processo, aqui vai:

"Olá Illex e todos

Vamos ver se a tentativa de tradução não sai errada, se alguma coisa não estiver correcta peço desculpa, pois o meu françês já vai entrando em declinio e nesta matéria não sei todos os termos

Este daïza não é um modelo. É a 2ª vez que tento a realização de uma daïza para me familiarizar com os instrumentos e saber se devo persistir.

Quero simplesmente incentivar o que aquilo interessa e que não ousa lançar-se. Isto prova que não é impossível de realizar "soi-même." a si próprio
Certamente, como em qualquer coisa, será necessário praticar mais e mais para melhorar e compreender as dificuldade na realização mas também nas formas, a escolha da madeira, as tonalidades, etc.

Aconselho-vos o Fórum Suiseki Força & Beleza, onde encontrará muitos bons conselhos bons conselhos.

Este rolo foi encontrado num praia na Ilha de Oléron. Baptizei-o "Trovoada no mar". Há um céu que ameaça, umas umas grandes vagas e um corajoso arrastão.

Há um forista que diz que a pedra não é um Suiseki
Segue agora a tradução das legendas que o Illex colocou:

--------------------------------------------------------------------------------
1ª foto

Inspirei-me junto a fotografias encontradas na Internet ou no livro Willy Benz para forma de pedestal que me parecia adequado.

Para a madeira, pedi um tronco ao meu vizinho que seria colocado para o aquecimento( madeira de aquecimento). Fui direito á madeira mas não era a melhor sem dúvida. É uma madeira certa, mas muito branca nada fácil de pintar
Só parte de um disco que escavei à goiva:

Tive que prudentemente e reposicionar frequentemente a pedra.

Habitualmente, o papel carbono é recomendado, lado tingido colocado sobre a madeira. A pedra apoiada em cima deixa vestígios de tinta sobre a madeira, é lá que é necessário escavar.
preferi a farinha, mais limpa e é mais fácil de retirar, soprando se desvanece
Remedi a circunferência do daïza através de uma serra à fita.

Esculpi uma pequena cercadura muito ao redor da raíz do rolo através perfuradora ( perdoem mas não sei o termo técnico ) munido de uma pequena mesa. Para mais precisão, termino com a lima.

Dei forma ao corpo do daïza pouco a pouco, sempre com ponteiro eléctrico.


Tinha deixado uma moldura que suprimi porque achei que sobrecarregava pesado o pedestal.

Os pés foram dados forma da mesma maneira e terminados à lima. Idem para o abaixo.


É necessário tratar-se por pequenos toques e olhar incessantemente o resultado.

Para a tonalidade, como aconselhado, passei uma camada de Fondur que tapa poros da madeira e polir com papel abrasivo muito fino. ( penso que seja lixa )
Testei sobre um outro pedaço de madeira idêntica um produto que matiza e encera, cerejeira escuro. Mesmo várias camadas não davam a cor desejada, é uma madeira demasiado branca penso eu.
Procurei ( vascolhei )na caixa de sapatos. Encontrei um velho tubo de pomada para couro castanho (não riam).

Resultado: uma tonalidade quente e alourada que me convinha.

Olá

Peço desculpa se falha alguma coisa mas estar a ler em francês e a traduzir e escrever no forum e agora não tenho tempo de voltar a ler e reler penso que já deve dar uma ideia."


Acredito ser de grande valia para todos. T+ amigos e obrigado novamente à amiga TITA. T+.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2007 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Beleza Ilex!
Muito bom. Como gosto do trabalho em madeira foi mais uma aula.
Vou tentar fazer alguma coisa. No futuro posto aqui para ver.
Belo trabalho da TITA na tradução pois o essencial ficou claro.

Abraços

Elio Luis Secchi
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Monique



Registrado: 21/02/05
Mensagens: 58
Localização: Belgium

MensagemEnviada: Seg Mar 26, 2007 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

eis o endereço do fórum francês. É o meu.

http://agorabonsai.forumactif.com/AUTOUR-DU-BONSAI-c4/Kusamono-suiseki-jardins-japonais-trouvailles-f10/Daiza-pour-suiseki-tentative-t2777.htm



Abraços

Monique
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil