FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

UM CAMPEÃO DE RESISTÊNCIA
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Sáb Jan 06, 2007 7:52 pm    Assunto: UM CAMPEÃO DE RESISTÊNCIA Responder com citação

Oi pessoal,

Num daqueles dias em que você parece que está na terra mas a sua cabeça está na lua, resolvi dar um combate às colchonilhas (ê tá bichinho danado sô) e em vez de pegar o litro de óleo mineral, peguei o de herbicida (os litros eram muito parecidos). Pulverizei 10 bonsai daqueles que você zela com todo carinho. O resultado veio rápido. Em três dias as folhas amarelaram e começaram a cair. Me dei conta do tamanho da besteira que havia feito. Corri com eles para a estufa e utilizei de todos os recursos que eu conhecia para salvá-los. Depois de um mês, ví que não tinha mais recurso. Tirei as plantas da estufa mas me recusei a jogá-las fora. Havia um fiozinho de esperança que talvez alguma pudesse escapar. O tempo foi passando e eu sempre que passava perto daquele monte de "gravetos" me penitenciava pelo erro cometido. Os meses se passaram e após cerca de 7 ou 8 meses, um dia passando perto delas me pareceu notar que havia uns brotinhos verdes no meio daquelas varas secas fui verificar e eram brotos em dois ULMUS PARVIFOLIA (olmo chinês) um era estilo semi-cascata e o outro moyogi. Foram se recuperando lentamente, levou cerca de 1 ano para se recuperarem, mas hoje já estão bonitos novamente. Sei que pouquíssimas plantas resistiriam à uma dose letal de herbicida. Às vezes nos questionamos porque os ulmus estão sempre presentes em praticamente todas as coleções de bonsai. Eu agora sei a resposta. Eles não morrem facilmente. Os outros vão e eles ficam. Agora quando passo perto de um Olmo Chinês, olho para ele com admiração e reverência, pois sei que alí está UM CAMPEÃO DE RESISTÊNCIA.

As fotos abaixo foram postadas em 10/04/2007, pois só agora achei que as plantas tinham se recuperado totalmente:

foto 1:


Foto 2:


Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br


Editado pela última vez por GERALDO INOCÊNCIO em Qua Abr 11, 2007 10:08 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
alvaro de castro sousa
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/04/05
Mensagens: 294
Localização: Fortaleza. CE

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 5:21 pm    Assunto: re Responder com citação

muito legal seu depomento, pq nãp coloca fotos dos capeões?
e a proposito, eu uso uma outra coisa bem diferente e menos mortal contra as pragas(mortal para os bonsai) e "água de sabão".
depois vo colocar maiores explicasões pros amigos e bem eficiente.
abraço
_________________
"Ninguem torna-se sabio pela sabedoria dos outros, se não tiver em si, a semente da sabedoria"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Álvaro,

Eu nunca uso herbicidas em bonsai. O herbicida é apenas para matar as pragas do viveiro. Acontece que os remédios estavam juntos, um erro que não cometo mais. O herbicida agora fica bem longe dos outros remédios.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Qua Jan 10, 2007 8:09 pm    Assunto: ulmus Responder com citação

GERALDO, Por isto os chineses gostam dela ! Ela sai da CHINA, embalada em plastico , viaja ate o leilao de plantas da HOLANDA, depois e distribuida para o mundo, ainda embalada. E chega ao URUGUAI , ate ser introduzida na nosso pais,viva! ATT. LUCIANO.
Voltar ao topo
alvaro de castro sousa
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/04/05
Mensagens: 294
Localização: Fortaleza. CE

MensagemEnviada: Qui Jan 11, 2007 2:31 pm    Assunto: re Responder com citação

ah, então tudo ok, eu q entende errado Laughing
abraço.
_________________
"Ninguem torna-se sabio pela sabedoria dos outros, se não tiver em si, a semente da sabedoria"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marco antonio



Registrado: 30/04/06
Mensagens: 34
Localização: barbacena mg

MensagemEnviada: Ter Jan 23, 2007 10:39 pm    Assunto: resistencia Responder com citação

oi pessoal , ano passado recebi umas mudas de ulmus do illex via postagem comun é elas ficaram uns dez dias dentro do envelope ,hora que abri parecia que estavam secas plantei assim mesmo e hoje elas estam vivinhas e bem verdinhas . abraço e at+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/07/04
Mensagens: 965
Localização: Morrinhos-GO

MensagemEnviada: Qua Abr 11, 2007 10:12 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal,

Postei as fotos das duas plantas no início do tópico ok.

Do amigo Geraldo Inocêncio
_________________
web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil