FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

DESENHOS INSPIRADORES
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> KUSAMONO - KAKEMONO - BAMBU e TRABALHOS GERAIS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Abr 06, 2007 6:34 am    Assunto: DESENHOS INSPIRADORES Responder com citação

Aos nobres colegas desenhistas, gostaria de apresentar um site que encontrei numa das minhas "andaças" pela net, e que mostra uma técnica apurada nos desenhos expostos:

http://www.penjing-bonsai.com/bonsart/bonsart3.htm

Há traços simples (será?) e outros mais complexos, mas todos de grande beleza visual. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Abr 06, 2007 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ola, nickyfury,
Espero que não tenha ficado chateado com a bobeada técnica lá no meu fórum.
Realmente em suas andanças você encontra cada perola de site que creio jamais teríamos acesso sem suas dicas. Muito bom este, alguns trabalhos bem diferentes e seguindo as técnicas tradicionais.
Encontrei também um que não sei se você conhece. O minha china. Bem legal pois tem vários pintores com varias de cada dinastia.
http://www.minhachina.com/pintura/artepintura1.htm
Um exemplo é o magnífico nanquim, abaixo.

Outra coisa que queria te passar é que o pessoal de pintura me pediu para disponibilizar um texto que tenho sobre a estética da pintura chinesa. É meio extenso mas a análise é bem elaborada e esclarecedora em diversos aspectos. Creio que vai lhe interessar. Não repare se tiver um errinho ou outro de digitação. Está em pdf. Coloquei o link direto para o texto é só clicar no titulo.
A ESTÉTICA DA ARTE PICTÓRICA CHINESA



_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sáb Abr 07, 2007 4:49 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat, voce fala que eu garimpo coisas boas (links e sites), mas voce, caro amigo, tambem não fica atrás, hein? Laughing Laughing Laughing

Uma preciosidade esse achado, que ora voce indica o caminho. Aprecio muito esses desenhos e pinturas, que nos transmitem pensamentos e culturas há muito esquecidos ou pouco lembrados e divulgados. Uma boa oportunidade de estarmos aprendendo algo velho, que para mim é novo. Very Happy

Obrigado por partilhar. Very Happy

Quanto ao arquivo PDF, está devidamente guardado na memório do meu PC, e que irei digerir com toda a calma que ele requer. Obrigado por isso tambem.
Um abraço. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 5:24 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo, de fato o antigo quando tem arte é sempre o mais novo e atual.
Suas palavras lembraram-me uma frase primorosa, se não me engano, do Carlos Drumond de Andrade.

Dizia: "não quero ser moderno, quero ser eterno".

Fico a imaginar como seriam os bonsai que este povo fazia..... Rolling Eyes

Pena eles não terem os recursos de registro que temo hoje e que as pinturas se concentrem quase sempre nos planos gerais da paisagem. Apesar de que estou bastante desconfiado de que o Zhao deu uma boa olhada nestas pinturas de paisagem.....
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Abr 13, 2007 4:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat, peço desculpas ao amigo se ora fujo um pouco do genero pintura e desenho, para mostrar-lhe um site que achei deveras interessante, e que envolve um tipo de arte ao menos exótico, para ficarmos no estritamente "diferente":

Veja essa foto. Gostei dela, pois lembra um pouco seu trabalho, principalmente com a eugenia:



Se tiver gostado, e ainda não conhece, dá uma clicada no link abaixo, para apreciar outras excentricidades:

http://www.artofbonsai.org/galleries/lenz.php

dentro desse site, há outros artistas, interessantes mas não tão inovadores ou arrojados quanto esse, na minha modesta opinião. Laughing Laughing
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 1:03 am    Assunto: Responder com citação

Bondade sua lembrar de minha eugênia. Tadinha falta muito ainda pra chegar perto desta maravilha ai. Nem tirei os arames e ainda está no substrato de pre-bonsai, ou seja nem é bonsai...
Mas muito boa dica caro amigo,
tenho passeado muito por lá e pelo fórum galerias. Cada fera hein. Cada bonsai Shocked Tem um pitecolobium lá que é qualquer coisa de extraordinário. É um prazer masoquista passear por estas paragens. Mas é sempre bom para esvaziarmos qualquer vaidade. Isso tá parecendo o que ocorre com a pintura. Quanto mais se aprende mais se descobre que não se sabe nada.
A arte é uma droga mesmo. A gente corre a vida inteira atrás de uma coisa que sabe que em uma vida só não vai dar nem para a saída.
Repare não hoje estou niilista. Minha cachora morreu ontem e de noite tive de abrir, pela primeira vez na vida (espero última), uma cova. Sensação indescritível.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 12:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Mesmo a planta estando aramada, isso não a descaracteriza. Continua a ser um bonsai. O arame, pode ser colocado em qualquer momento da vida do bonsai, dependendo, basicamente, da necessidade de se estar fazendo isso, digamos, para uma correção simples, de algum ou de vários galhos, ou mesmo do tronco. Very Happy

Sua planta, pelo que vi, está linda. O trabalho primoroso executado por voce, realmente fica cada dia mais perto da perfeição. Então, caro amigo, não quero vê-lo mais escrever palavras que desmereçam seu trabalho nessa eugenia. Very Happy

Otimize, sempre, sua descrição desse notável trabalho. É UM BONSAI ou um PEIJING, não é um pré de nada, é sim, uma ótima construção em desenvolvimento, como todo bonsai aliás. Lembre-se que um bonsai é uma obra de arte VIVA, e estará sempre em construção, necessitando de podas, aramagem, pinçagem, troca de vaso, reenvase, e outros recursos que se fizerem necessários. É um trabalho sem fim, garoto. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 29/05/06
Mensagens: 942
Localização: Niterói - Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Embarassed bem se você diz não está mais aqui quem falou.

Mas agora você me deixou intrigado. Quem acompanha suas postagens logo percebe que você é cuidadoso com o uso correto das palavras e cuida sempre de esclarecer o conceito de cada termo, etc.

O que diferenciaria então um bonsai de um pré-bonsai?

Está certo que é sempre necessário um arame aqui outro ali, mas nos bonsais prontos sempre achei que isso se restringia aos ramos finos, imprimindo ligeiras orientações. Também sempre vi pelo lado do substrato. Um bonsai formado não precisa proliferar raízes finas visto que isso ele já tem de modo que o substrato é naturalmente menos arenoso. Fiquei então na dúvida.
_________________
Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.

Duprat
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 11:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Alguns autores consideram o bonsai como um quadro cuja pintura nunca estará concluida. É como se, após a última pincelada, voce observasse que ainda falta algo, e continua a pintar e continua a ter a mesma impressão. Very Happy

Para um artista da pintura, como voce, certamente tal conceito é por demais abrangente, mas é por aí mesmo. Very Happy

Um pré bonsai é, na melhor das definições, uma planta ou uma muda em que foram realizados alguns trabalhos técnicos, visando uma futura estruturação que definirá, definitivamente, seu estilo e seu cultivo como bonsai.

Esses primeiros trabalhos podem ser a definição do tronco (movimento e conicidade), estabelecimento das raizes (nebari radial ou curto ou alongado) e profusão de galhos, com copa não estabelecida nem definida.
Um exemplo, essa malus, exibida pela empresa Mistral, espanhola:



Observe que, conquanto haja um bom tronco e um possível nebari (não visualizado), ainda há muito que fazer até ter um bonsai com essa planta. O estilo, embora penda para o moyogi, poderá ser definido como bem entender o cultivador. Rolling Eyes

Outro exemplo, um junipero shimpaku:



Ressalto que, muito embora pareça não haver diferença entre essas plantas e mudas comuns encontráveis em viveiros, há si uma grande diferença. Os pré guardam em si aspectos que significam que voce não terá tanto trabalho assim para estar trabalhando no sentido de formar um bonsai, ao contrário do que ocorreria com uma muda comum, por melhor que ela seja. Shocked

Na muda comum, voce terá que "fazer" o tronco, formar ou construir um nebari, além de que os galhos, em profusão, certamente estarão crescendo nos lugares "errados" do caule, e outros deverão ser estimulados. Sad

Conquanto então, temos que o bonsai estará assim definido a partir do momento em que o tronco, o nebari e a copa estejam definidios pelo estilo acolhido como o mais apropriado pelo cultivador. Very Happy

Claro, como se trata de algo que nunca está definitivamente terminado, a qualquer tempo, dependendo da planta e do profissional, poderá ser feita uma reestilização, alterando totalmente o bonsai que até então estava definido em determinado estilo e que, a partir daí, terá outro estilo então. Very Happy

O que temos então? um bonsai ou um pré? Shocked

O fato de estar aramado, como frisei antes, não implica em que não seja um pré ou um bonsai. Não há uso apenas de arames finos para corrigir galhos finos. Por vezes, dependendo da planta e do cultivador, como disse antes, há que se fazer uma correção até mesmo do tronco, usando uma barra de torção ou um tutor de vergalhão, como mostra Kimura num album com trabalhos dele.

Dentre as definições para bonsai, a que mais me agrada é a da Wikipédia, por conter um "resumo" de todas as outras definições encontráveis nos diversos sites de bonsai espalhados pela net:

Bonsai , significa "árvore em bandeja". No entanto, o mero fato de uma árvore estar em um vaso raso não faz dela um bonsai. Um bonsai é uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura. É essencialmente uma obra de arte produzida pelo Homem através de cuidados especializados.

Temos, então, que sua planta é sim um bonsai ou, na melhor das hipóteses, em razão do carater que voce deu a ele, um peijing. Wink

Há técnica e arte juntos, que retratam com sua planta uma arvore natural em miniatura, uma perfeita réplica artistica. Uma obra de arte, enfim. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> KUSAMONO - KAKEMONO - BAMBU e TRABALHOS GERAIS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil